Variedades

As 10 melhores carnes para churrasco em 2024 + 5 opções especiais e baratas

Quando o final de semana ou os feriados do ano vão chegando, bate aquela vontade de fazer um churrasquinho com a família ou os amigos, né?! Daí você compra umas cervejas artesanais, prepara a churrasqueira e os utensílios de cozinha, arranja tira-gosto, descola um pão de alho, mas… e a carne? Como escolher as melhores carnes para churrasco?

No supermercado, as opções parecem infinitas. No açougue, então, se depender do vendedor, você acaba levando um boi inteiro para assar! Nesse momento, o ideal é buscar ajuda de quem realmente entende e pode te guiar na hora de comprar a carne certa.

Foi pensando nisso que apresentamos abaixo as 10 melhores carnes para churrasco que podem transformar o seu churrasquinho em churrascão de uma vez por todas!

Isso porque, nada melhor do que assar uma carne e, assim, surpreender o seu pai com um um presente para o Dia dos Pais, não é mesmo?

Além delas, separamos também 5 itens especiais e baratinhos que deixarão seus convidados de queixo caído! Afinal de contas, quem não gosta de economizar nas suas compras?

Compre tudo o que você precisa para fazer o melhor churrasco com muita economia. Faça o seu cadastro no Méliuz e aproveite para fazer as suas compras com os melhores cupons de desconto e muito cashback! Quer saber mais? Então continue lendo para descobrir!

Ah, não deixe de conferir também quais são as melhores dicas de presentes para o Dia das Mães

Quais as melhores opções de carnes para churrasco?

Um bom churrasco começa na escolha das carnes. Afinal de contas, elas são a atração principal do evento, capazes de reunir e gerar ansiedade entre os amigos e familiares.

No entanto, precisamos concordar que nem todas as pessoas nasceram com o dom de escolher as melhores carnes para churrasco, né?

Para isso, separamos algumas dicas incríveis para tornar o seu churrasco inesquecível! Acompanhe conosco e confira quais são as carnes que você deve buscar no açougue!

Você gosta de cozinhar? Então aproveite para ler o nosso Guia de Compras e descobrir quais são as melhores frigideiras antiaderentes de 2024

1. Picanha

A primeirona na lista é a mais pedida de todos os churrascos. A picanha é apetitosa, suculenta e possui um sabor incomparável. Sendo assim, ela não pode ficar de fora da sua lista, não é mesmo?

Deste modo, uma peça de picanha pode ser temperada só com sal grosso ou com outros condimentos, como pimenta do reino e alho em pasta. O que varia de acordo com o seu gosto.

2. Costela

Com um sabor indescritível, a costela, seja de porco ou de boi, é uma carne que sempre é destaque nos churrascos. Por isso, não deixe de comprar para o seu, beleza?

Por possuir fibras grossas e compridas, seu tempo de cozimento é mais longo, aceitando desde temperos mais elaborados até sal grosso puro e simples. Você pode buscar por uma receita antes de preparar a sua!

3. Fraldinha

Uma das boas opções de carnes para churrasco, a fraldinha é uma carne de corte pequeno e fibras longas. Com isso, o ideal é cortar a peça em pedaços grossos e fazer o seu preparo em uma grelha.

Um ponto que poucos sabem é que a fraldinha possui pouca concentração de gordura, sendo conhecida como uma opção leve e macia. Ou seja, a galera fitness agradece!

4. Maminha

A maminha é considerada uma carne magra. Sendo assim, se a sua alimentação prioriza a ingestão baixa de gorduras, ela pode ser uma ótima opção para o seu churrasco.

No entanto, para ela ficar macia, saborosa e suculenta no churrasco, recomendamos não retirar a capinha de gordura antes de assá-la, ok? Cadê os apaixonados por uma gordurinha?

Aproveite para descobrir agora mesmo como conferir se você possui dinheiro esquecido no Banco Central

5. Asinhas de Frango

As asinhas de frango são sempre bem-vindas em todos os churrascos. Elas fazem sucesso, principalmente entre as crianças, por conta de seu sabor delicado e crocância.

Por isso, considere temperos mais leves e até agridoces para essa carne. Temos certeza que, ao acertar no seu preparo, todos os convidados do seu churrasco vão amar!

6. Alcatra

A alcatra, quando comprada inteira, pode ser dividida em três partes: a picanha, a maminha e o miolo da alcatra.

O miolo, como o próprio nome indica, fica bem no centro dessa carne. Essa parte, em especial, é uma das ótimas opções de carnes para churrasco. Pois, além de macia, tem bem menos gordura que a picanha, ou seja, é saudável e igualmente saborosa.

Veja também: Cupom Ifood

7. Filé Mignon

O Filé Mignon é conhecido por ser um pedaço nobre e raramente utilizado no dia a dia, por conta do preço mais elevado. Portanto, o recomendado em um churrasco é deixá-lo para o final!

Apesar de não ser comumente usado para esse fim, o filé mignon é macio e adocicado. Ele pode também ser servido em espetinhos acompanhando outras carnes, como linguiça e bacon.

8. Contra Filé

O contra-filé também pode ser encontrado com o nome de lombo desossado ou filé curto. Geralmente, ele é servido mal passado. Quem gosta de uma carne vermelha aí?

Para os apreciadores da carne sangrando, essa é a pedida ideal, já que fica macio e com o sabor acentuado.

9. Cupim

O cupim é a carne encontrada na parte de trás do boi, logo atrás do pescoço. É uma carne consistente e fibrosa, que tem um sabor muito característico.

O cupim costuma ser servido junto de pratos e entradas como risotos e saladas. A carne, apesar de ser bastante popular para churrascos, precisa de algum tempo para ser assada até o ponto ideal para consumo.

10. T-bone

Esta peça é retirada do boi por meio de um corte transversal ao osso e vem fazendo muito sucesso nos churrascos!

O T-bone ganhou maior destaque recentemente por ser considerado gourmet. Isso porque, o osso tem de uma lado contra-filé e do outro filé mignon, ou seja, num mesmo corte, você tem duas texturas e dois sabores diferentes.

Veja também: Quer comprar panela? Guia Definitivo de Compra de Panelas

Dica de 5 carnes para churrasco baratas

Na hora de comprar as carnes para churrasco, muitas pessoas priorizam garantir uma maior economia. Para isso, é necessário entender que existem algumas peças mais baratas.

Sendo assim, se você também compartilha o desejo de economizar, confira quais são as opções mais em conta:

1. Bacon

Este pedaço suíno é um elemento ainda não muito popular nos churrascos. No entanto, o bacon fica bem saboroso quando assado na churrasqueira.

Isso porque, ele é um misto de carne com gordura. Depois de assadinho, é só cortar em pedaços menores e servir.

2. Linguiça calabresa

Apesar de bem comum na mesa brasileira, a linguiça calabresa ainda encontra resistência nas churrasqueiras.

Por lá, as linguiças toscanas, linguiça de frango e de pernil costumam reinar. Porém, assada e cortada em rodelas fininhas, a calabresa é um ótimo tira gosto para acompanhar a cerveja gelada.

3. Sobrecoxa de frango

Apesar das asas e coxinhas de frango serem bem tradicionais, as sobrecoxas estão começando a ganhar seu espaço nos churrascos.

Por ser uma parte mais gordurosa do frango, possui também uma textura diferente, além de um sabor marcante.

Por ser um pedaço maior e que precisa estar bem cozido por dentro para o consumo, vai demandar mais habilidade do churrasqueiro. Aliás, uma opção é desossa-lá antes de colocar para assar, caso não encontre assim no mercado.

A sobrecoxa é uma daquelas carnes para churrasco que pode ser temperada apenas com sal. Mas, se você preferir, pode também colocar limão, pimenta ou outras especiarias.

4. Peito de frango

Assim como a asa, o peito de frango é sucesso entre as crianças, por ser uma carne mais fácil de mastigar e com sabor mais brando.

Também não tem mistério quanto ao tempero. Porém, é necessário atenção ao ponto da carne de frango, que nunca pode ser mal passada.

Aliás, o frango é uma ótima opção para fazer um churrasco barato, pois possui o preço bem inferior, em relação à carne bovina.

5. Lombo Suíno

Para finalizar a nossa lista de carnes baratas para churrasco, temos também o lombo suíno. Aqui, você pode investir no tempero para deixá-lo bastante saboroso!

Sendo assim, uma das possibilidades encontradas é colocar a peça de lombo para marinar com alho, folhas de louro, pimenta e outros temperos antes de colocá-la na churrasqueira.

Além de descobrir qual é a melhor carne para churrasco, conheça também quais são as melhores facas para churrasco!

Na Web




Dicas para fazer um churrasco perfeito

Agora que você já sabe quais são as melhores opções de carnes para churrasco, chegou o momento de anotar também algumas dicas para não errar no preparo do seu evento.

Sendo assim, se você possui qualquer dúvida sobre como fazer um churrasco perfeito, acompanhe as nossas dicas! Temos certeza que vamos te ajudar!

Leia também: presentes para o pai

Quais os melhores acompanhamentos para um churrasco?

Além das carnes para churrasco, você pode investir na compra e no preparo de alguns acompanhamentos também. Afinal de contas, um churrasco completo precisa de um pão de alho, né?

Os acompanhamentos também surgem como uma ótima opção para pessoas veganas. Com isso, não deixe-os de fora! Acompanhe conosco algumas das melhores opções:

  • Milho;
  • Cebola;
  • Abacaxi;
  • Pão de alho;
  • Queijo coalho.

Além disso, não se esqueça de fazer alguns pratos para acompanhar as carnes para churrasco. Neste momento, comidas como arroz, farofa e vinagrete são ótimas opções.

Outro detalhe que não pode faltar na organização de um churrasco são as bebidas, né? Por isso, faça um cardápio com as opções que os seus convidados mais gostam, incluindo bebidas alcoólicas e sem álcool.

Dentre as opções, podemos citar cervejas, caipirinhas, vinho, refrigerante, suco, água com gás e drinks. Todas elas podem tornar o seu churrasco mais completo e atrativo.

Qual a melhor carne com gordura para churrasco?

Você também é uma daquelas pessoas que, no momento de escolher as carnes para churrasco, preferem as peças com gordura?

Também conhecidas como carnes gordas, as carnes com gordura caem na preferência de vários amantes de churrasco. Afinal, elas dão um toque especial para as carnes.

Sendo assim, ao buscar por uma carne boa para churrasco, sem abrir mão da gordura, procure pelas seguintes peças:

  • Picanha;
  • Costela;
  • Fraldinha;
  • Contrafilé.

Outras opções como Cupom e Acém também se destacam e podem cumprir bem o papel de carnes com gordura para churrasco. Agora, basta somente fazer a sua escolha!

Qual é a melhor carne para fazer na grelha?

Fazer o churrasco ideal é uma tarefa que passa pelas preferências individuais de cada churrasqueiro, certo? Nesse momento, muitos optam por preparar as carnes na grelha.

Deste modo, é comum encontrar alguns questionamentos como qual é o melhor corte para fazer na grelha. Aqui, é possível se deparar com pessoas que optam por utilizar carnes magras.

Afinal de contas, o tempo de cozimento é menor, principalmente para quem prefere comer carnes mal passadas. Ou seja, a carne fica dourada por fora e mais suculenta por dentro.

Sendo assim, você pode optar por utilizar carnes como fraldinha, bifes de contrafilé e até mesmo os famosos medalhões, que podem ser encontrados em diferentes sabores.

Qual a melhor carne sem gordura para churrasco?

Diferentemente do tópico anterior, existem algumas pessoas que possuem pavor de carnes com gordura. Com isso, elas acabam buscando por peças sem gordura, conhecidas como carnes magras.

Aqui, temos opções que possuem pouca ou nenhuma gordura. Consequentemente, elas são menos agressivas para o organismo. Confira conosco quais são os principais tipos de carnes para assar na churrasqueira:

  • Filé Mignon;
  • Maminha;
  • Patinho;
  • Lagarto.

Portanto, agora você já sabe por quais carnes procurar quando estiver de dieta ou buscando uma alimentação mais balanceada, mesmo sem abrir mão de um bom churrasco.

Como calcular a quantidade de carne por pessoa?

Sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios por trás de um churrasco bem feito é a definição do cálculo de carne por pessoa. Ou seja, qual quantidade de carne comprar.

Aqui, é fundamental levar uma série de fatores em consideração. O que passa, por exemplo, pela carne que será comprada, os acompanhamentos oferecidos e o número de convidados.

Desta forma, caso o seu churrasco possua pratos como arroz, farofa e vinagrete, o ideal é calcular cerca de 300 gramas de carne por pessoa, principalmente se for carne vermelha.

Além disso, não deixe de investir também no preparo de aperitivos, como é o caso do famoso pão de alho, coração de galinha, linguiça e até mesmo o medalhão.

Não deixe de conferir também o nosso conteúdo completo sobre Independência Financeira

Como acertar no tempero das carnes para churrasco?

Além de comprar as carnes para churrasco, você não pode se esquecer de comprar o tempero também. Neste momento, saiba que é possível utilizar opções como sal para parrilha.

Isso porque, estamos falando de um ingrediente que, ao entrar em contato com a carne, é absorvido de forma uniforme. Logo, todo o processo de salgamento acontece de maneira homogênea.

Caso você prefira utilizar sal grosso, saiba que é possível combiná-lo com outros temperos. É o caso, por exemplo, do tomilho, pimenta do reino, alecrim, entre outros.

Leia mais: Como ganhar dinheiro na internet

Como acender a churrasqueira?

Uma dúvida muito comum na hora de preparar um churrasco surge na hora de acender a churrasqueira. Muitas pessoas acabam encontrando algumas dificuldades para fazer com que o fogo se espalhe pelo carvão.

Deste modo, uma das formas mais eficazes de fazer brasa é pegando o papel higiênico, o enrolando e formando um cone. Logo em seguida, deve-se abrir espaço no carvão.

Ao posicionar o papel higiênico no meio do carvão, você deve despejar um pouco de óleo de cozinha nele e, por fim, acender o fogo. Agora basta fazer uma pirâmide com o carvão em volta, a fim de manter a chama viva.

Qual a melhor churrasqueira para um churrasco?

Hoje, é possível encontrar vários modelos de churrasqueira no mercado. Sendo que os principais tipos são a carvão e a elétrica. Mas afinal, qual das duas opções vale mais a pena?

A resposta correta depende, principalmente, das suas preferências. Isso porque, a churrasqueira a carvão depende do componente para a realização de um churrasco.

Enquanto isso, as churrasqueiras elétricas ocupam um espaço menor e não emitem fumaça. Logo, elas são indicadas para apartamentos que não possuem varanda ou espaços pequenos.

Como fazer um churrasco bom e barato?

Fazer um churrasco bom e barato pode parecer uma tarefa impossível, mas não é bem assim. Com muito planejamento, é possível economizar no preparo do seu churrasco.

E, se você não sabe como gastar menos em um churrasco com os seus amigos e familiares, não se preocupe! Selecionamos algumas dicas que podem ser colocadas em prática:

  • Opte por carnes mais acessíveis;
  • Compre kits de churrasco ou aproveite promoções;
  • Faça uma lista de acompanhamentos mais básicos;
  • Divida o valor do churrasco para todos os convidados;
  • Peça para cada convidado levar uma quantidade de carne.

Para te ajudar a economizar nas suas compras, leia o nosso conteúdo sobre planejamento financeiro

Como economizar na compra das melhores carnes para churrasco?

Agora que você já sabe como escolher uma carne boa para churrasco, chegou o momento de entender como economizar dinheiro nas suas compras. E, quem não gosta de gastar menos?

Uma das formas é receber parte do seu dinheiro de volta nas suas compras. Com o Méliuz Nota Fiscal, você faz as suas compras no supermercado, apresenta a nota fiscal e ganha cashback!

Sendo assim, não deixe de fazer o download do app do Méliuz, conferir quais são as campanhas ativas, receber dinheiro de volta com nota fiscal e ter a liberdade para usar cashback do Méliuz da forma que bem entender.

Como organizar um churrasco para assistir futebol?

Muitas pessoas aproveitam os jogos dos seus times favoritos para reunir a família e amigos e fazer um churrasco com as melhores peças de carne.

Deste modo, não perca a oportunidade de torcer muito pelo seu time de coração, enquanto prepara aquele churrasquinho! Neste momento, é muito importante seguir alguns passos essenciais. Confira quais são:

  • Defina um lugar para o seu churrasco;
  • Faça uma lista de convidados;
  • Prepare um checklist com o que não pode faltar;
  • Compre todos os ingredientes, carnes e descartáveis;
  • Separe um espaço para posicionar a televisão.

Agora, basta separar as melhores carnes para fazer churrasco e acompanhar a competição da melhor forma possível! Você também pode ficar preparado para os churrascos de final de ano e saber o que comprar de presente de Natal.

Dica especial: ganhe cashback com o Méliuz

Utilize o Méliuz para comprar seus utensílios para churrasco. Afinal, na hora em que estiver pilotando a churrasqueira, você vai precisar de faca, tábua de carne, garfo, pegador e bandejas. 

Pegue um cupom de desconto da Americanas, Amazon, Submarino e diversas outras lojas no Méliuz. Ative seu cashback e aproveite para ganhar um dinheirinho com suas compras. Cupom de desconto é no Méliuz

Aí não tem erro: você compra os acessórios pagando menos, garante a reunião com a galera, e compra mais carnes para churrasco com o dinheiro de volta!

Ainda não é cadastrado no Méliuz? Então corra e cadastre-se! Você não vai querer perder essas condições, não é mesmo? Conheça também o Cartão Méliuz.

Confira: Vale a pena comprar um umidificador de ar?

Saiba mais sobre Auxílio Brasil.

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

81 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *