eu-amo-meliuz

Crianças e cães melhores amigos

Criança e cachorro: uma das amizades mais verdadeiras que existe. Mas, por motivos diversos, nem todos têm um cãozinho. Mas haverá – fique certo disso – a fatídica hora do pedido: “Mãe, posso ter um cachorrinho?” ou “Pai, quero muito um cachorrinho, posso ter um?” e o que os pais fazem nessa hora?

O primeiro ponto a ser considerado é que a vontade de ter cachorro vem junto a responsabilidade por muitos anos – de 10 a 15 anos ou mais. O ideal é por na balança os pontos a favor e os pontos contra, depois ter uma conversa com o seu filho e explicar o que é ter a responsabilidade de ter um cachorro em casa.

Saiba o quão bom é para uma criança ter um cão

  • Desenvolve o senso de responsabilidade das crianças. Elas se sentem responsável ao ter que cuidar do seu cãozinho e isso é bom porque refletirá em outros aspectos da sua vida.
  • O companheirismo e a afetividade que se desenvolve da relação de uma criança e um cão é de impressionar. Valores como amizade e solidariedade começam a ser ensinados ao seu filho através dessa relação.
  • A criança terá a sua posição de autoridade, em relação ao cachorro. E neste ponto é bom que os pais o incentivem a fazer com que, ao dar ordens ao cãozinho, a criança já o ensine bons modos.
  • De acordo com estudos o contato de crianças com animais de estimação ativa a parte do cérebro que é responsável pelo bem-estar. Não é à toa que cachorros são usados como terapia para ajudar crianças que estão hospitalizadas.

Saiba o que pais precisar para saber para ficar bem preparados

  • Ter um cachorro em casa significa aumentar as despesas mensais. Haverá banhos, tosa, ração, vacinas e veterinário sempre que preciso.
  • Cachorros não sabem usar o banheiro, então haverá sempre sujeira para limpar. Assim como os forros da casinha ou da caminha para lavar.
  • Quando a família for viajar e no caso não podem levá-lo, tem a preocupação com quem irá cuidar do animal. Alguém da família, ou talvez um amigo, mas caso não tenha haverá a necessidade de deixá-lo em um hotel para cães.
  • Nem todos os cães já chegam bem educadinhos, alguns são mais rebeldes e difíceis de ensinar. Neste caso, haverá a necessidade de adestramento. Ou paciência para educar o cãozinho.
  • Você pode comprar tudo para o cãozinho, desde rações, medicamentos, acessórios, coleiras e muito mais em lojas onlines para animais de estimação. Meu Amigo Pet é uma loja parceira do Meliuz, que comprando por lá você consegue descontos e ainda recebe parte do valor gasto na compra de volta em dinheiro.
Loja virtual de produtos para animais de estimação Meu Amigo Pet

Cupons de Desconto + 7% de Dinheiro de Volta

Se a opção feita  foi dar o cachorro ao seu filho, vem outra questão: qual a melhor raça de cachorro para crianças?

Nem mesmo os especialistas sabem ao certo dizer. Aqui a opção deverá ser feita pelos pais, que podem começar definindo o tamanho do cachorro. Há algumas raças que são mais indicadas, como Labrador, Collie, São Bernardo, Pug, e outras, ou mesmo um SRD (sem raça definida) – aqui, deverá ser feita uma pesquisa bem aprofundada. Outra questão é: cachorrinho novo ou cão adulto? O novinho será adaptado já ao ritmo da casa, enquanto o adulto talvez precise de um pouco mais de tempo, pois tem o processo de perder alguns hábitos e adotar novos, mas não que lhes seja difícil.

E para finalizar, caso não queira comprar um animal, opte pela adoção. Você estará ajudando a dar um lar para quem não conhece um. Boa sorte!

Conheça o Méliuz

Sobre o autor:

Se for com os amigos, ela tá dentro: shows, teatros e principalmente viagens. Mas só sai de casa se estiver com seu smartphone e usando aquela última tendência da moda, mesmo que na simplicidade.