5 praias para conhecer no Brasil

Fala, Méliuz!
UPDATED: dezembro 26, 2017

Oi, eu sou a Dani e tenho que admitir: sou completamente viciada em viajar. Qualquer dia e local, para mim, são a hora e destino perfeitos. Pode ser um passeio de fim de semana ou um mochilão pela Europa, que sempre estou dentro! E tem mais, além de animar sempre, sou daquelas viajantes que planejam bem a viagem, com direito a roteiro impresso, reserva em restaurantes e curiosidades sobre o lugar. Ou seja, podem me chamar mesmo para viajar!

Como o verão está logo aí, resolvi compartilhar com você as minhas 5 praias preferidas para passar as férias. Como sou bem eclética e não perco nenhuma oportunidade, tem dicas para todos os gostos, estilos e bolsos.

1- Caraíva (BA)

 Foto retirada de http://www.caraiva.com.br


Foto retirada de http://www.caraiva.com.br

Não tem jeito, a Bahia é imbatível! Não sei se é o calor mais brando, as pessoas, a temperatura do mar ou todas essas especificidades juntas, mas o estado é meu preferido quando o assunto é férias na praia. E, em meio a tantas opções incríveis, Caraíva ocupa a posição número 1 no meu coração – vou te explicar os motivos. A cidade é pequeninha e bem reservada – só se chega de barco e carros são proibidos (aproveite para exercitar as pernocas ou pegar as charretes-táxi locais); existem hospedagens de todos os tipos – inclusive em casinhas super charmosas; as opções de alimentação são diversas – não deixe de experimentar o pastel de arraia do Boteco do Pará; e o motivo principal: a cidade está exatamente no encontro do rio Caraíva com o mar – ou seja, agrada a gregos e troianos (e cria o cenário perfeito para um pôr do sol inesquecível).

Para chegar, o melhor trajeto é desembarcar em Porto Seguro e pegar um ônibus em Arraial D’Ajuda – o guichê e local de embarque estão logo no desembarque da balsa que liga Porto a Arraial. Chegando em Caraíva, é só pegar o barquinho e entrar no clima!

Ah, vale lembrar que, como Caraíva está no sul da Bahia, pode ser que você pegue uns dias de chuva em janeiro. Mas não se preocupe, tudo se resolve com uma dose de Netunoe um chorinho na beira do rio!

2- São Miguel dos Milagres (AL)

Foto retirada de https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/sao-miguel-dos-milagres/

Foto retirada de https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/sao-miguel-dos-milagres/

O nome da cidade faz jus ao que oferece. São Miguel dos Milagres é daqueles lugares que a gente só acredita que existem quando conhece. Com um mar verde translúcido (inacreditável) e águas quentes, Milagres é bem democrática e oferece diversão para todos.

Se você gosta de movimento, pode escolher passar o dia em uma das barracas que funcionam como receptivo de excursões, nas praias de Porto da Rua ou Praia do Riacho. Mas se a ideia é curtir a praia de verdade, no estilo raiz, a Praia de Tatuamunha é a escolha perfeita. Sem quiosques ou ambulantes, o local é um parênteses do mundo – não se esqueça de levar água e protetor solar, pois lá não tem nada mesmo, nem coqueiros. Agora, se a ideia é ficar no meio termo, eu indico a praia do Toque, que oferece quiosques completos – na verdade, você usa as dependências dos hotéis -, com mais privacidade (algumas excursões param por ali, mas nada que comprometa a experiência).

Na verdade, São Miguel dos Milagres é uma das cidades que fazem parte da região. Lá, descobri que cada praia é uma cidade diferente, por mais que estejam coladinhas uma na outra – o que te permite conhecer todas sem grandes esforços e deslocamentos. Para poder conhecer a região direito, aconselho chegar por Maceió e alugar um carro já no aeroporto.

Para se hospedar, você pode escolher entre grandes resorts e hotéis de luxo ou pousadas mais simplezinhas mesmo. É difícil achar um meio termo, admito. Mas para comer, aí sim tem de tudo – restaurante chique no meio do mato, restaurante com vista para o mar, restaurante na sala da casa do chef e a Tapioca da Elisângela, bem na pracinha de São Miguel. Aproveite!

3- Boipeba (BA)

Foto retirada de http://www.boipebatur.com.br/ilha-de-boipeba/conheca-boipeba/as-praias

Foto retirada de http://www.boipebatur.com.br/ilha-de-boipeba/conheca-boipeba/as-praias

Já falei sobre o meu amor pela Bahia, né? Mas não se preocupe, prometo que esse será o último destino que vou recomendar no estado. Boipeba é uma daquelas praias paradisíacas que os gringos imaginam quando pensam no Brasil, sabe? Areia branca, mar azul e milhões de coqueiros que nem Photoshop faz igual. Tudo em sintonia para você relaxar tomando aquela cervejinha (ou caipirosca) na sombra, focado apenas em escutar o barulho do mar.

Um passeio legal para quem vai a Boipeba é conhecer a ilha de Moreré. A cidadezinha fica há alguns quilômetros de Boipeba – não consegui achar a distância certa no Google (se alguém souber, por favor, coloque nos comentários) – e é possível ir de mar, de jardineira ou a pé. No último caso, é preciso ficar de olho na maré, pois tem que atravessar um rio. Eu fui caminhando (a paisagem é incrível) e voltei de jardineira, afinal um dia inteiro de praia cansa! Tem muita gente que prefere ficar em Moreré, mas a ilha tem menos opções de hospedagem e de restaurantes. Por isso, preferi ficar em Boipeba mesmo.

4- Porto de Galinhas (PE)

Foto retirada de https://togethertur.com.br/produto/porto-de-galinhas-mergulhobuggy/

Foto retirada de https://togethertur.com.br/produto/porto-de-galinhas-mergulhobuggy/

Essa é a praia preferida da minha mãe e, recentemente, pude entender o motivo. Mar calmo, porém com ondas para dar uma animada; centrinho charmoso com muitas lojinhas e excelentes restaurantes; traslado fácil desde o aeroporto de Recife; passeios para vários lugares; e praia boa na cidade mesmo. Ou seja, dá para ser feliz de todo jeito.

Outra vantagem é a possibilidade de se hospedar em diferentes tipos de acomodação: casas de temporada, pousadas e grandes resorts. Essa última opção pode ser uma mão na roda para quem viaja com crianças.

Mas confesso que o que me conquistou mesmo foi a culinária local. Aposto que você também vai se render ao provar os caldinhos de sururu (é um peixinho) e de feijão na praia, o bolinho de goma da Amara (é tipo um biscoito de nata); as massas e peixes no vários restaurantes; e o famoso bolo de rolo, é claro. Sem contar que o café da manhã costuma ser delicioso mesmo fora dos resorts.

5- Cabo Frio (RJ)

Foto retirada de https://www.feriasbrasil.com.br/rj/cabofrio/praiadasdunas.cfm

Foto retirada de https://www.feriasbrasil.com.br/rj/cabofrio/praiadasdunas.cfm

Como boa mineira que sou, não poderia deixar Cabo Frio de fora da minha lista. Afinal, foram uma infância e adolescência inteira batendo ponto na Praia do Forte. Sim, eu sei que a água é fria (meeeesmo) e que o vento, às vezes, incomoda um pouquinho, mas até hoje não conheci uma praia tão bonita quanto lá. Afinal, é difícil encontrar uma areia tão branca e fina, um mar azul e com boas ondas e tantos quiosques bons para passar o dia. Sem contar que Cabo Frio tem facilidades de cidade grande – Mc Donald’s (me julguem, mas adoooro!), shopping, baladas, fliperamas, bons shows e lojas famosas. Sem contar que é pertinho do Rio – isso facilita muito a viagem – e está do lado de Búzios.

Se a viagem for para curtir a família, indico conhecer a Praia do Peró, que fica mais afastada do centro. Porém, se a ideia é ver e ser visto, a Praia do Forte é onde bomba – se for sua primeira vez na cidade, vale dar um pulo no forte de verdade que tem por lá. Tá em busca do meio termo? Vá para a Praia das Dunas. Linda, um pouco mais tranquila e com bons quiosques. Mas minha dica principal é: não importa a praia escolhida, não deixe de comer a Empada Praiana. Massa esfarelenta e recheio generoso como devem ser.

Se a ideia é passar as férias de fim de ano por lá, leve guarda-chuva. Não dá para ter tudo na vida! Como está na região sudeste, costuma chover em Cabo Frio durante o verão. Porém, com tantas opções além-praia, ninguém vai ficar entediado jogando Buraco no apartamento!

Gostou das dicas? Me conta nos comentários qual é a sua praia preferida. Afinal, estou sempre em busca de novos lugares e de desculpas para viajar.

Ah!! Já ia me esquecendo. Para deixar as férias ainda mais em conta, não se esqueça de usar o Méliuz para comprar as passagens, reservar hotéis e alugar o carro. Assim, você recebe de volta uma parte do que gastou e garante o dinheiro para o picolé!

Daniela Fagundes

Time de Branding

Jornalista apaixonada por idéias, palavras e viagens. Adora falar, beber e falar. Uma mistura de samba com funk, de praia com campo, de Dani com Ela mesma.
Recommended For You