Churrasco vegetariano

Dicas de compra
PUBLISHED: dezembro 21, 2017

Já ouvi dizer que o símbolo da paz deveria ser a batata ao invés da pomba branca. Afinal, a batata simboliza a união entre carnívoros, vegetarianos e veganos. Brincadeiras à parte, fato é que um bom churrasco para reunir amigos de todas as tribos tem que ter esse tubérculo mais democrático. :)

Sou vegetariana há quase cinco anos e a única parte difícil dessa escolha talvez seja a social. Participar de eventos sociais como um churrasquinho, por exemplo, ainda não é uma tarefa das mais simples para nós, vegetarianos ou veganos. Sempre penso que pode não ter opções para eu comer. Então, já me acostumei a levar comidinhas, snacks e frutas na bolsa por onde quer que eu vá (ou até mesmo comer em casa antes de sair). Não se acanhe de chegar com a feira debaixo do braço.

Quando for preparar seus quitutes, se for possível, tente separar um cantinho na grelha só para vegetais, assim sua comida não fica impregnada com aromas e sucos de carne. Você também pode preparar sua comida em trouxinhas de papel alumínio, dessa forma, ela ficará protegida de cheiro do churrasco e do suco de carne.

Para o churrasqueiro que quer agradar a todos: não se esqueça também de limpar a churrasqueira antes! Vegetarianos não gostam de sentir nenhum indício de carne. Até mesmo a fumaça é algo que incomoda bastante a maioria dos vegs. Eu sempre fujo da fumaça e coloco a cadeira estrategicamente longe da churrasqueira.

Na sua lista de compras para um delicioso churrasco vegetariano não pode faltar: milho verde, tomate, abobrinha, pimentão, tofu, berinjela, abóbora, cenoura, cogumelos, cebola e, claro, a famigerada batata. Alguns podem ser cortados em cubinhos, temperados e colocados diretamente no espeto, como a abobrinha, a abóbora, a berinjela, o milho verde, o pimentão e a cenoura. Outros ficam melhores quando embrulhados em papel alumínio e levados à grelha. Como a batata, por exemplo. Lave bem com a casca e cozinhe por uns 10 minutos. Embrulhe em papel alumínio e coloque na brasa até ficar macia. Recheie como quiser. Você pode temperá-los antes com alho, shoyo e azeite.

Accordion baked potatoes on a white plate

Organic Homemade Vegetable Shish Kababs with Peppers, Onions and Tomatos

Algumas frutas também são deliciosas grelhadas, como o abacaxi, morango, banana, pêssego, pera, manga.

Depositphotos_21190485_xl-2015

Enfim, agora você não precisa deixar de frequentar reuniões da galera por não saber o que comer e opções para todos saírem satisfeitos do churrasco não faltam! Só se lembre de perguntar aos seus convidados sobre suas preferências. Assim, todos sairão felizes e bem alimentados do evento!

Ps.: Você, vegetariano e vegano, se não for consultado, não deixe de levar sua comida! Assim, quando chegar no churrasco, é só conversar com o churrasqueiro que ele prepara seus vegetais e frutas para você!

Marcela Abreu
Time de UX

Recommended For You