Finanças

Como economizar dinheiro: 20 dicas para poupar e construir a sua reserva financeira

Confira 20 dicas para começar a economizar dinheiro todo mês

Se você quer construir uma reserva financeira e não sabe por onde começar, você veio ao lugar certo. Afinal, reunimos aqui algumas dicas de como economizar dinheiro para te ajudar a poupar e manter as suas finanças em dia.

Para alguns, economizar dinheiro é uma tarefa quase que impossível. No entanto, com disciplina e foco, você verá que é mais do que possível começar a construir uma reserva financeira.

Sendo assim, se este é o seu caso, a nossa dica é acompanhar este conteúdo até o final. Afinal, você terá à sua disposição dicas valiosas para começar a poupar dinheiro.

Quer aprender a guardar uma quantia de dinheiro todo mês? Então acompanhe a gente! Aproveite para descobrir quais são os melhores aplicativos para ganhar dinheiro e conheça o nosso empréstimo

Como economizar dinheiro?

Economizar dinheiro muitas vezes parece uma tarefa difícil, né? Quase impossível para falar a verdade.

Mas acredite, pagar todas as contas e ainda ter dinheiro para guardar é menos complicado do que parece, e nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O primeiro passo para começar a mudar a sua relação com as finanças é a elaboração de um planejamento financeiro. Com ele, você poderá colocar a sua vida em ordem.

Além disso, será necessário ter muita disciplina, dedicação e foco. Ao começar a praticar alguns hábitos, você verá que é mais do que possível guardar dinheiro no final do mês.

Portanto, separamos 20 dicas para que você consiga economizar dinheiro e, assim, construir a sua reserva financeira. Leia com atenção e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

20 dicas para economizar dinheiro

Para te ajudar a economizar e construir a sua reserva financeira, listamos algumas dicas para guardar dinheiro. Confira:

1 – Registre as suas despesas 

Um dos primeiros passos para economizar dinheiro é a organização financeira. O que passa, principalmente, por conhecer os seus gastos e registrar as suas despesas.

A ideia aqui é anotar todos os gastos, dividindo eles por categorias, para que assim seja possível entender o que te impede de guardar dinheiro.

Hoje, é possível fazer o registro das suas despesas tanto em apps de finanças como também nas famosas planilhas

2 – Estabeleça metas e prazos

Estabelecer metas e prazos pode te ajudar, e muito, a economizar. Afinal, os objetivos financeiros te ajudarão na hora de seguir a próxima dica: definir prioridades para os gastos.

As suas metas financeiras podem variar desde aquela viagem dos sonhos até a compra de uma casa nova, o que realmente importa para essa dica dar certo é a priorização. 

Em outras palavras, o dinheiro da meta fica guardado para ela e não pode ser gasto com outros itens, ok?

Veja dicas para montar seu planejamento financeiro pessoal!

3 – Define prioridades para os gastos

Definir prioridades de gastos é uma etapa importante de como economizar dinheiro. Com as suas despesas registradas e as metas definidas, agora é hora de decidir o que precisa ser resolvido ou adquirido agora e o que pode esperar.

Gastos como água, luz e supermercado devem ser considerados nesse momento, ok? Por serem gastos fixos, ou seja, pagos todo mês, é importante ter parte do seu orçamento destinado para eles.

Sendo assim, o que fazer com os demais gastos? Bom, você pode procurar meios de reduzi-los e, com isso, economizar dinheiro para a construção da sua reserva financeira.

4 – Procure fontes de renda extra

Quando o assunto é como economizar dinheiro, procurar uma fonte de renda extra pode ser a resposta, principalmente quando sobra pouco dinheiro no fim do mês.

Nesse momento, procure por dicas de como ganhar dinheiro na internet e pesquise bastante até encontrar a melhor opção para você, ok?

Atualmente, existem inúmeras opções para garantir uma grana extra no fim do mês e, com certeza, uma delas fará sentido para você.

5 – Economize em apps de delivery

Com tantas opções, promoções e cupom de desconto é fácil cair na tentação de pedir delivery toda semana, né? Mas, na hora da fome, a gente até esquece que, até aqueles valores menores pesam a nossa fatura no final do mês.

Já falamos aqui no blog sobre como economizar em apps de delivery, mas essa dica não poderia ficar de fora da nossa lista de como economizar dinheiro.

Portanto, busque estabelecer um teto de gastos para acabar não exagerando no delivery, ok?

6 – Use cupons de desconto

Se você precisar economizar dinheiro, os cupons de desconto podem ser um grande aliado. Afinal de contas, eles te ajudam a economizar em suas compras.

Por isso, se você tiver uma compra na sua lista de prioridades, mesmo que ela caiba no seu orçamento, não se esqueça de pesquisar os melhores descontos para gastar menos, ok?

Neste momento, saiba que você pode contar com o Méliuz. São centenas de cupons de desconto em mais de 800 lojas parceiras. Acesse o banner abaixo e confira!

7 – Fique atento com o seu cartão de crédito

Ao contrário do que muitos podem pensar, a dica aqui não é para não usar cartão de crédito e sim para ter atenção com taxas e tarifas cobradas pelo seu cartão.

Se você quer aprender como economizar dinheiro, anote essa dica: não perca a oportunidade de se inscrever na Lista de Espera do Novo Cartão Méliuz!

Agora, você terá a chance de ter à sua disposição uma experiência 100% Méliuz, inclusive no atendimento, tendo em mãos um cartão acessível e sem cobrança de anuidade!

Assim sendo, faça a sua inscrição abaixo e aumente as suas chances de garantir o seu Cartão Méliuz!

8 – Invista em educação financeira

Se você deseja economizar e guardar dinheiro, invista em educação financeira! Pesquise bastante sobre o assunto, se aventure nos inúmeros vídeos e conteúdos gratuitos que estão disponíveis na internet e, sempre que a dúvida bater, dá uma olhadinha na nossa categoria de posts sobre finanças, ok?

Afinal de contas, as respostas para as suas dúvidas podem ser encontradas nos nossos conteúdos!

Aprender a organizar as suas finanças pessoais desde cedo te ajudará (e muito) na hora de guardar dinheiro. Por isso, não se esqueça, educação financeira é essencial!

Não quer pagar taxas? Conheça os melhores cartões sem anuidade!

9. Se mantenha em dia com as suas contas

Para evitar gastos desnecessários e economizar dinheiro, é fundamental manter as suas contas sempre em dia. Assim, você não vai precisar mais pagar multas por atrasos.

Muitas pessoas não enxergam problema em atrasar um pagamento por apenas alguns dias. No entanto, quando colocado no papel, você verá que os juros podem acabar pesando no seu bolso.

Diante de uma das taxas de juros muito alta, muitas pessoas acabam comprometendo as suas finanças. Portanto, sempre opte por pagar suas contas no dia!

10. Saiba o quanto você quer poupar

Lembra quando falamos da importância de ter um planejamento financeiro? Com ele, você poderá identificar a sua realidade financeira e, assim, estabelecer algumas metas.

Uma das principais é o quanto você pode e quer poupar por mês. Essa definição vai te ajudar a não perder o foco na sua administração financeira e, assim, construir a sua reserva.

11. Invista o seu dinheiro

Depois que você construiu a sua reserva financeira, chegou o momento de começar a investir o seu dinheiro. Assim, você não corre o risco de gastá-lo e ainda pode vê-lo render.

De início, o ideal é investir o seu dinheiro na renda fixa, uma vez que ela possui um menor risco. Por mais que o rendimento não seja alto, você pode, pelo menos, adquirir uma experiência.

Tem interesse em comprar Bitcoin? Veja como comprar bitcoins com o Méliuz!

12. Troque os planos de celular, internet e TV

Uma das formas mais simples de economizar, no entanto, ignorada por muitos, é a possibilidade de trocar planos de celular, internet ou até mesmo TV por uma opção mais barata.

Sendo assim, você deve avaliar quais são as suas necessidades atuais e, logo em seguida, avaliar quais são as opções de planos mais em conta. Consequentemente, você terá uma maior economia mensal.

Sites como o Melhor Plano podem te ajudar na hora de comparar os planos e encontrar o que mais se encaixa com a sua realidade financeira e o que você procura!

Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre como juntar dinheiro

13. Controle as famosas compras por impulso

Você também tem dificuldades para controlar as compras por impulso? Estamos falando de compras que fazemos com o intuito de aliviar algum sentimento ou sensação ruim.

De início, elas soam como inofensivas. O problema é quando o hábito se torna um vício e, ao final do mês, você percebe que gastou um alto valor em compras dispensáveis.

Portanto, faça compras somente quando houver necessidade. Além disso, busque planejar as suas compras, economizando uma certa quantia por mês para pagar à vista.

Saiba as perguntas para se fazer antes de comprar!

14. Pesquise muito antes de comprar

Uma das formas assertivas de economizar, mesmo precisando comprar um produto, é fazer uma pesquisa de mercado. Assim, se torna possível fazer uma comparação de preços.

É por meio desta comparação que você poderá optar pelo menor preço do mercado, garantindo uma maior economia.

Hoje, plataformas como o Zoom permitem encontrar quais lojas estão com os melhores preços. Sendo assim, não deixe de pesquisar muito antes de fazer a sua compra.

15.  Se planeje antes de comprar

Outra dica sobre como economizar dinheiro é se planejando antes de fazer uma compra. Isso vale para tudo, inclusive no momento de organizar uma viagem.

Quando você decide planejar com antecedência, aumentam-se as chances de aproveitar as melhores oportunidades de economizar. Afinal, agora é possível ter tempo para se organizar financeiramente.

Quer economizar nas compras? Sempre confira nossos guias de compras!

16. Cozinhe ao invés de comprar comida

O método D.I.Y, também conhecido como Faça Você Mesmoé muito conhecido e pode te proporcionar uma grande economia no final do mês. Afinal, como o próprio nome diz, você mesmo vai preparar as suas refeições.

Ou seja, ao invés de gastar com restaurantes todos os dias, que tal você mesmo preparar as suas refeições? Separe um domingo e prepare marmitas para todos os dias!

Além disso, existem outras tarefas que podem ser desempenhadas por conta própria! É o caso, por exemplo, da faxina de casa ou até mesmo de pequenas manutenções.

17. Defina um teto de gastos

Uma forma inteligente de economizar dinheiro é classificando os seus gastos por categorias e, logo em seguida, definir um teto para cada um deles. Assim, você começa o mês já sabendo o quanto irá gastar.

Claro que imprevistos podem acontecer, né? Mas, nada melhor do que se planejar antes mesmo que eles surjam. Por isso, a definição de um limite de gastos é tão importante.

Deste modo, você poderá, inclusive, perceber algumas oportunidades para fazer cortes em alguma determinada categoria e, com isso, economizar ainda mais dinheiro.

Quer criar uma conta digital? Veja quais são os melhores bancos digitais!

18. Evite o uso de transporte privado

Se você é uma daquelas pessoas que não perde a oportunidade de pedir um Uber ou 99 Pop, que tal começar a economizar? Para isso, chegou a hora de usar menos o transporte privado.

Isso porque, muitas pessoas acabam pedindo um Uber por estar com um preço razoável. No entanto, ao final do mês, a conta a ser paga pode ultrapassar os três dígitos.

Portanto, ao invés de sempre pedir transporte privado, busque por outras alternativas. Considere pegar o transporte público mais vezes, comprar uma bicicleta e, quem sabe, até andar mais?

19. Programe as suas saídas

Uma das formas de economizar dinheiro passa pelo planejamento das suas saídas de casa. Ou seja, que tal começar a programar todos os seus passeios feitos em um mês?

Para as pessoas que gostam de comer fora pelo menos 3 vezes na semana, que tal reduzir para duas? Assim, ao começar o mês, você já terá um dinheiro reservado para as suas saídas.

20. Economize no supermercado

Você sabia que também é possível economizar no supermercado? Por mais que os produtos se encontrem em preços mais elevados, com muito planejamento, é possível reduzir os gastos.

O primeiro passo para economizar dinheiro é elaborando uma lista de compras. Isso porque, por meio desta ferramenta, você sairá de casa já sabendo tudo o que vai comprar.

Logo, você não corre mais o risco de fazer uma compra por impulso, ou seja, que não estava prevista na sua lista de compras.

Descubra onde achar ofertas de supermercado para economizar!

Como economizar todo mês?

Para economizar dinheiro todo mês, você, basicamente, precisa gastar menos do que recebe. A gente sabe que essa tarefa não é sempre fácil, né?

No entanto, temos a certeza de que todas as nossas dicas de como economizar dinheiro te ajudarão nesse momento.

O que podemos dizer é que, com as finanças em dias e metas definidas, fica muito mais fácil se organizar e definir que valores, como 10% da sua renda, irão para a sua reserva financeira.

É claro que o valor pode ser menor, como 5% do seu salário, o que importa aqui é estabelecer uma porcentagem e guardá-la sempre que possível.

Quanto devo guardar por mês?

Existem algumas regras e dicas que te orientam a guardar valores como 15%, 20% e até 30%, mas já destacamos aqui que elas não valem para todos. Por isso, se a sua renda não for tão alta, esses modelos talvez não façam sentido para você.

Independente disso, como já mencionamos anteriormente, o importante é estabelecer uma porcentagem e começar a poupar um pouco todo mês. Em outras palavras, crie a sua própria regra, de acordo com as suas finanças, e inicie a sua reserva financeira o mais rápido possível, ok?

Como evitar compras por impulso?

Hoje, existem várias formas de se evitar as temidas compras por impulso. O primeiro passo é entender e aceitar a sua realidade financeira no momento atual.

A partir desta primeira decisão, é o momento de estabelecer metas e objetivos, além de ter muita disciplina. Ou seja, é preciso que você siga à risca todo o seu planejamento financeiro.

Sendo assim, criar uma lista de compras é um bom início. Afinal de contas, você terá consciência de tudo o que precisa, evitando fazer qualquer compra desnecessária.

5 formas simples de poupar dinheiro

Muitas pessoas, mesmo diante das dicas que apresentamos, ainda podem encontrar dificuldades no momento de economizar dinheiro. O que é super normal, ok?

Contudo, existem algumas formas simples de guardar dinheiro e, assim, construir uma reserva financeira. Deseja compreender quais são? Acompanhe a seguir:

  • Evite fazer compras desnecessárias;
  • Prepare o seu almoço ao invés de comer fora;
  • Faça as suas compras em períodos festivos, como na Black Friday;
  • Ao fazer uma compra, busque sempre optar pelo melhor custo-benefício;
  • Para isso, pesquise muito antes de fazer as suas compras.

Espero que as nossas dicas te ajudem a sanar essa grande dúvida de como economizar dinheiro e te ajudar a guardar uma graninha. Boa sorte com as suas finanças e não se esqueça de conferir nossos outros posts sobre o assunto, ok?

Não se esqueça também de contar com o Méliuz no momento de economizar. Afinal de contas, você encontra os melhores cupons de desconto e cashback para guardar dinheiro! Faça o seu cadastro e aproveite!

Lorena Campos é publicitária e mestranda em Comunicação Social pela PUC-MG. Atualmente, é responsável pela estratégia de conteúdo do Blog do Méliuz, sendo responsável principalmente pelo calendário editorial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *