Black Friday,  Shopping,  Variedades

Cyber Monday ou Black Friday? Quais as diferenças entre as datas?

Saiba tudo sobre as diferenças entre Cyber Monday e Black Friday.

O mês de novembro é o período ideal para quem gosta de economizar. No entanto, muitos consumidores acabam se confundindo ao se deparar com datas como a Cyber Monday ou Black Friday.

Por mais que ambas sejam datas repletas de descontos e ofertas, elas possuem as suas diferenças. Ou seja, cada uma delas possui um propósito, além de acontecerem em dias e em ambientes diferentes.

Sendo assim, se você deseja aproveitar o mês de novembro para ir às compras com economia, não deixe de conhecer melhor datas como a Cyber Monday e a Black Friday 2024!

É o que você poderá fazer agora! Continue acompanhando o nosso conteúdo para descobrir tudo sobre ambas as datas e quais são as suas principais características e diferenças. Vamos lá?

Além disso, não perca a chance de se cadastrar no Méliuz! Com centenas de cupons de desconto e cashback nas melhores lojas do país, você economiza nas suas compras online.

Cyber Monday ou Black Friday: quais são as diferenças?

Antes de definir em qual das duas datas você fará as suas compras no mês de novembro, é importante lembrar que ambas possuem o mesmo objetivo: promover descontos e promoções imperdíveis!

Com o objetivo de aquecer o mercado no mês de novembro, a Cyber Monday e a Black Friday proporcionam ao consumidor preços exclusivos e condições especiais em todos os setores.

Desta forma, que tal conhecer melhor cada uma das datas e descobrir quando elas acontecem? Assim, será possível se programar para fazer as suas compras com economia.

Faça a sua leitura com atenção e descubra se vale mais a pena comprar na Cyber Monday ou na Black Friday!

O que é a Cyber Monday?

Também conhecida como “Segunda-Feira Cibernética”, a Cyber Monday é uma data que possui o objetivo de estimular as vendas online no mês de novembro, gerando ofertas e descontos aos consumidores.

Criada em 2005 nos Estados Unidos, historicamente a Cyber Monday acontece na segunda-feira após a Black Friday. Em 2024, o evento está marcado para o dia 2 de dezembro.

Deste modo, com o foco totalmente voltado para o online, a Cyber Monday acontece somente no comércio eletrônico. Nada melhor do que fazer as suas compras e recebê-las no conforto da sua casa, não é mesmo?

Sendo assim, você poderá encontrar uma série de promoções nas principais lojas online do mercado. O que possibilita fazer as suas compras com maior economia sem precisar sair de casa.

Como surgiu a Cyber Monday?

A Federação Nacional de Varejo dos EUA notou, em 2005, que a segunda-feira após a Black Friday estava apresentando bons números no que diz respeito às vendas do comércio eletrônico.

Com o intuito de aproveitar a data para oferecer descontos e estimular as compras online, criou-se a Cyber Monday.

Deste modo, a data passou a ser vista como um complemento da Black Friday, agora destinada totalmente para o comércio online, proporcionando assim um maior conforto para o consumidor.

Hoje, a Cyber Monday já foi adotada por diversos países, inclusive o Brasil. Afinal de contas, o comércio eletrônico brasileiro vem apresentando resultados cada vez mais positivos.

Quando acontece a Cyber Monday 2024?

Visto que a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro (24), a Cyber Monday vem logo em seguida, no dia 2 de dezembro. Portanto, guarde esse dia na sua agenda!

Além disso, se você pretende aproveitar os melhores descontos na Cyber Monday, conte com o Méliuz! Afinal, você encontra cupons de desconto imperdíveis e ainda recebe parte do seu dinheiro de volta! Aproveite!

O que comprar na Cyber Monday?

Agora que você já sabe quando acontece a Cyber Monday, chega o momento de se preparar para não perder nenhuma das ofertas disponíveis no mercado!

Para isso, o ideal é montar a sua lista de prioridades. Ou seja, estamos falando de entender quais são as suas prioridades e, assim, definir quais são os produtos que você está precisando no momento.

Sendo assim, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar a Cyber Monday 2024 da melhor forma possível. Veja:

No momento de fazer as suas compras, não deixe de contar com o app do Méliuz! Faça o download de forma gratuita no seu celular e acompanhe todas as ofertas e descontos para economizar muito.

Como economizar na Cyber Monday?

Como foi possível perceber, a Cyber Monday é um evento de vendas online que acontece na segunda-feira após a Black Friday. São centenas de produtos que podem ser encontrados por preços mais em conta.

Desta forma, se você deseja obter uma real economia nas suas compras, existem alguns cuidados que devem ser levados em consideração. Aqui, estamos falando de estratégias que vão te proteger contra golpes e, além disso, tomar decisões de compra mais assetivas.

Confira com a gente algumas das melhores dicas para se planejar para aproveitar a Cyber Monday da melhor forma possível:

1. Faça uma lista de compras

Antes de datas importantes como Cyber Monday ou até mesmo a Black Friday, é importante fazer uma lista de compras. Aqui, estamos falando da definição de quais são as suas principais prioridades para o momento atual.

Deste modo, você pode se prevenir de fazer compras por impulso, podendo comprometer o orçamento para a data. Neste momento, muito cuidado para não fazer dívidas no seu nome, beleza?

2. Faça uma comparação de preços

Já no dia do evento, no caso da Cyber Monday, dia 27 de novembro, é essencial fazer uma comparação de preços. Hoje, existem diferentes sites e ferramentas nas quais você pode encontrar os melhores preços do mercado.

Assim, você terá a certeza de que estará fazendo a melhor compra que poderia fazer. Nada melhor do que optar pelo melhor custo-benefício do mercado, né?

3. Cuidado com ofertas irreais

Se uma oferta, seja ela na Black Friday ou na Cyber Monday, parecer boa demais para ser verdade, é mais do que necessário desconfiar dela. Hoje, existem muitos golpes sendo aplicados por meio de “links fakes” no e-mail ou WhatsApp.

Com isso, o recomendado a ser feito é entrar no site oficial de uma determinada loja e conferir se a oferta é verdadeira ou não. No momento de fazer compras online, todo cuidado é pouco!

4. Atenção aos detalhes

Por fim, não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas sobre o processo de compra de um produto. Ou seja, fique de olho nas avaliações de outros clientes e na política de devolução e troca das lojas.

Feita a sua compra, o ideal é guardar a sua nota fiscal e ficar acompanhando o processo de entrega dos seus pedidos. Logo após o recebimento, verifique se está de acordo com o que foi comprado por você.

Aproveite também para ler o nosso Guia de Compras completo para encontrar o melhor ventilador de 2024

O que é a Black Friday?

A Black Friday é, hoje, sem sombra de dúvidas, o maior evento do ano para o varejo. A data é acompanhada por uma série de descontos e condições imperdíveis para os consumidores.

No Brasil, a data, que começou somente com as lojas online, se tornou um enorme sucesso de vendas e uma ótima oportunidade para que os consumidores economizem em suas compras.

Hoje, é possível encontrar supermercados, farmácias, restaurantes, cursos e milhares de lojas participando da Black Friday. O que acaba movimentando e muito o mercado no mês de novembro.

Como surgiu a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e a sua criação é associada ao Dia de Ações de Graças, data bastante conhecida nos EUA, uma vez que ela acontece no dia seguinte do feriado.

No final do século XX, a Black Friday se consolidou como uma das principais estratégias de vendas do país. Isso se deu, principalmente, pela proximidade com as festas de fim de ano.

Atualmente, o evento é adotado por países do mundo todo, como é o caso da Black Friday Brasil. A data já se tornou um sinônimo de preços baixos e ofertas imperdíveis para os consumidores.

Aproveite e descubra quais são as melhores lojas para comprar na Black Friday

Quando acontece a Black Friday 2024?

Em 2024, a Black Friday será realizada no dia 29 de novembro. O que faz com que o consumidor tenha tempo para se planejar para fazer as suas compras com maior assertividade.

No entanto, aqui vai uma dica de ouro: fique de olho no mercado durante todo o mês! Afinal de contas, centenas de lojas aproveitam todo o período de novembro para promover ofertas e condições especiais.

O que comprar na Black Friday?

Muitos consumidores esperam o ano todo para fazer as suas compras. O motivo? A Black Friday! A sexta-feira mais aguardada do ano é uma ótima oportunidade para economizar.

Contudo, é comum se questionar: quais produtos comprar? Com tantas possibilidades, é bem comum ter algumas dúvidas sobre quais são os itens mais buscados e com maior chance de economia.

De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra para a Black Friday 2023, existem algumas categorias que são mais procuradas que outras. Confira com a gente quais são:

  • Eletrodomésticos;
  • Eletroportáteis;
  • Eletrônicos;
  • Informática;
  • Acessórios;
  • Calçados;
  • Smartphones;
  • Entre outros.

Portanto, não se esqueça de ter um orçamento em mãos, entendendo assim qual será o seu limite de gastos na Black Friday! O foco é evitar fazer uma compra por impulso e, assim, fugir das dívidas.

Como evitar cair na “Black Fraude”?

O termo “Black Fraude” vem se tornando cada vez mais comum nos últimos anos. Isso porque são diversos os golpes que estão sendo aplicados durante a data.

Durante eventos como Black Friday e Cyber Monday, é comum que golpistas criem sites falsos ou ofertas enganosas para atrair consumidores desavisados.

Sendo assim, para evitar cair nesses golpes, é fundamental verificar a autenticidade dos sites antes de realizar qualquer compra. Confira conosco algumas dicas que não podem passar despercebidas:

1. Verifique a segurança do site

Em primeiro lugar, verifique se o endereço URL do site é legítimo e se corresponde ao da loja oficial. Muitas vezes, os sites falsos têm pequenas variações no endereço ou erros de grafia.

Além disso, observe a qualidade do design do site e a presença de indicadores de segurança, como o cadeado ao lado do endereço do site e certificados SSL.

2. Use métodos de pagamento seguros

A escolha de métodos de pagamento seguros é de suma importância para proteger as suas informações financeiras. Hoje, os golpistas tentam roubar dados de cartão de crédito ou induzir transferências bancárias para contas fraudulentas.

Desta forma, prefira cartões de crédito, uma vez que eles oferecem um sistema de segurança contra fraudes. Além disso, plataformas como PayPal e PagSeguro oferecem uma camada extra de segurança.

Leia com a gente o nosso conteúdo completo com as melhores opções de jogos para ganhar dinheiro

3. Proteja as suas informações pessoais

Por fim, mas não menos importante, também é essencial proteger suas informações pessoais. Afinal de contas, quando elas caem na mão das pessoas erradas, eles podem usá-las para realizar compras fraudulentas ou abrir contas no seu nome.

Sendo assim, nunca forneça dados pessoais desnecessários, como o número do CPF ou data de nascimento, a menos que seja absolutamente necessário para a transação.

Quais as melhores lojas para comprar na Black Friday?

Agora que você já sabe como escolher entre Cyber Monday ou Black Friday 2024, é importante entender onde fazer as suas compras.

Ou seja, ao ter várias opções de lojas à sua disposição, você pode fazer uma comparação de preços e, além disso, encontrar o melhor custo-benefício do produto que deseja compras.

E, se você não sabe quais são as melhores lojas para comprar na Black Friday ou Cyber Monday, não precisa se preocupar! Confira com a gente algumas das opções:

Portanto, não deixe de ter o Méliuz como seu parceiro oficial na Black Friday 2024! Aproveite para utilizar os melhores cupons de desconto do mercado e ganhar muito cashback nas suas compras online.

Cyber Monday ou Black Friday: qual data é melhor?

Para decidir se é melhor fazer as suas compras em datas como a Cyber Monday ou Black Friday, é necessário levar alguns fatores em consideração. Sendo que o primeiro deles é analisar as suas necessidades.

Isso porque, a Cyber Monday é uma data com o foco voltado para aparelhos eletrônicos, como é o caso de notebooks, smartphones, acessórios de computador e eletrodomésticos.

Enquanto isso, você poderá encontrar diversos outros produtos de diferentes categorias em promoção na Black Friday. São milhares de lojas participantes durante todo o evento! Com isso, fique de olho e aproveite as melhores ofertas!

A nossa dica é que você se planeje com antecedência e esteja convicto sobre quais serão as suas necessidades de compra durante a Black Friday e a Cyber Monday. Assim, será possível aproveitar as datas sem se arrepender depois!

Portanto, agora que você já é um expert no assunto, ao ser questionado sobre Cyber Monday ou Black Friday, você saberá diferenciar ambas as datas, né?

Ao fazer as suas compras, aproveite para instalar a Extensão do Méliuz no seu navegador! Assim, você garante benefícios como cupom de desconto e cashback de forma automática, direto do site da loja.

A equipe do Méliuz fala sobre tudo o que você pode comprar na Internet e ainda dá dicas de como economizar em suas compras.

Um comentário

  • Diego

    Acabei de comprar um notebook e estou daquele jeitão, após ler que segunda é o dia específico para compra de eletrônicos 👎🏼😢

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *