Black Friday,  Shopping

Guia Black Friday Brasil 2024: como economizar na data

Descubra como a Black Friday Brasil surgiu e como aproveitar este período da melhor forma possível com o Guia Black Friday Méliuz.

Você sabe quando e como surgiu a Black Friday Brasil? O período, marcado por promoções e preços bastante atrativos, já caiu no gosto tanto dos lojistas como também dos consumidores brasileiros.

Ano após ano, milhares de pessoas aguardam ansiosamente o final do ano por um motivo: a Black Friday. A data, que vem se tornando a preferida para os consumidores, é repleta de ofertas e condições especiais.

No entanto, apesar da popularidade por trás da Black Friday, muitos ainda não sabem sequer quando ela acontece.

A fim de proporcionar respostas para todos os questionamentos relacionados à Black Friday, nós preparamos este conteúdo! Leia conosco e descubra tudo o que você precisa saber sobre a data!

Além disso, se você é uma daquelas pessoas que ama economizar, você não pode perder os benefícios proporcionados pelo Méliuz. São vários cupons de desconto e parte do seu dinheiro volta para o seu bolso! Faça o seu cadastro e acumule cashback!

Quando é a Black Friday em 2024?

Antes de falarmos sobre a origem da sexta-feira mais aguardada do ano, que tal conhecermos quando será realizada a Black Friday Brasil?

Em 2024, a data queridinha dos consumidores e comerciantes será comemorada no dia 29 de novembro. O ideal é ficar de olho nas maiores lojas do mercado, a fim de buscar os melhores preços.

Inclusive, em algumas lojas, será possível encontrar promoções e ofertas durante todo o mês de novembro. Fato que reforça ainda a mais a importância de monitorar o preços dos seus produtos favoritos.

Portanto, estamos falando da oportunidade perfeita para aquelas pessoas que desejam adiantar os presentes de Natal! Afinal de contas, nada melhor do que presentear as pessoas que você ama com economia, né?

Leia sobre Mercado Livre ou Shopee

Qual é a origem da Black Friday?

A Black Friday é uma ação promocional que surgiu nos Estados Unidos e que, hoje, já foi adotada por uma série de países, inclusive o Brasil.

Muito se discute sobre a origem desta data. No entanto, a explicação mais convincente é de que ela está associada ao conhecido Dia de Ações de Graças, data comemorada na última quinta-feira do mês de Novembro.

Deste modo, a fim de proporcionar uma maior movimentação no mercado, pensando também nas festas de fim de ano, a sexta-feira seguinte ao Dia de Ações de Graças recebeu o nome de Black Friday.

Nesta data, os consumidores encontram diversas promoções e preços tentadores em diferentes lojas, para todo e qualquer tipo de mercadoria. O que vale desde notebooks até mesmo tênis para corrida.

O sucesso por trás da Black Friday fez com que a ação fosse adotada por outros países, como o Brasil. Mesmo não existindo o Dia de Ações de Graças, a data também é comemorada no final de novembro.

Quando surgiu a Black Friday Brasil?

A primeira Black Friday Brasil aconteceu em 2010, no dia 28 de Novembro. Por ter sido uma novidade na época, a ação promocional aconteceu somente nas plataformas de venda online.

No entanto, com o passar do tempo, a data começou a ganhar mais relevância no país, se tornando um sucesso entre lojistas e consumidores.

Hoje, a Black Friday Brasil já se assemelha com o modelo norte-americana, com inúmeras promoções e ofertas especiais tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.

Entendendo que a Black Friday é um período com potencial para alavancar as vendas, muitos lojistas começam a se preparar com antecedência, tirando todo o mês de novembro para a ação especial.

Desta maneira, os consumidores encontram à sua disposição diferentes produtos com desconto. E, precisamos concordar que economizar nas suas compras é bastante vantajoso, né?

Se você é uma daquelas pessoas que ama economizar, você não pode perder os benefícios proporcionados pelo Méliuz. Além de vários cupons de desconto, parte do seu dinheiro volta para o seu bolso! Faça o seu cadastro e acumule cashback!

Qual a diferença entre Black Friday e Semana do Brasil?

Muitos não sabem mas, em 2019, o governo brasileiro, em parceria com o setor varejista, criou a Semana do Brasil. O intuito era de movimentar o mercado durante todo o mês de setembro, mês considerado fraco para o comércio.

Desta forma, só de saber quando a Semana do Brasil acontece, já dá para perceber quais são as suas diferenças para a Black Friday, né?

Por mais que ambos os eventos promocionais visem estimular o mercado por meio de ofertas e promoções, eles possuem origens, motivações e períodos de realização diferentes. Portanto, não deixe de se programar para fazer as suas compras com economia.

Quais as melhores lojas na Black Friday Brasil?

Como você pode ver, a Black Friday Brasil é o período ideal para quem gosta de fazer as suas compras com economia.

No entanto, para fazer um bom negócio, é de fundamental importância que você saiba quais são as melhores lojas para comprar na Black Friday!

A seguir, confira conosco algumas das principais opções para fazer as suas compras gastando pouco:

Portanto, você poderá encontrar uma grande variedade de produtos com condições especiais em cada uma das lojas citadas acima. Basta se preparar com antecedência e aproveitar!

No momento de fazer as suas compras online, não deixe de utilizar o app do Méliuz! Faça o download no seu celular de forma gratuita e acompanhe todas as oportunidades para economizar nas suas compras.

O que comprar na Black Friday?

Você já sabe o que vai comprar na Black Friday 2024? Segundo a Pesquisa de Intenção de Compra sobre o evento, mais de 95% dos entrevistados pretendem fazer ao menos uma compra na sexta-feira mais aguardada do ano.

No entanto, quais são os produtos mais buscados durante o mês de novembro? Por mais que os gostos e preferências variam de pessoa para pessoa, é possível encontrar alguns produtos que, anualmente, têm um maior destaque.

E, se você não sabe quais são, fica tranquilo! Afinal, selecionamos algumas categorias que são preferidas dos consumidores durante a Black Friday. Acompanhe com a gente:

Além disso, outras categorias como alimentos e bebidas, viagens, jogos e consoles também despertam a intenção dos consumidores. Durante a sexta-feira mais aguardada do ano, serão centenas de ofertas e promoções nos mais variados tipos de produtos.

Sendo assim, não custa nada reforçar a importância por trás do planejamento para a Black Friday, não é mesmo? Logo, liste quais são as suas prioridades e aproveite cada uma das promoções disponíveis.

Guia de como economizar na Black Friday Brasil

Quando o assunto é garantir uma maior economia durante o período da Black Friday, existem algumas práticas que podem ajudar o consumidor a fazer as suas compras sem excessos.

Afinal de contas, ninguém deseja terminar o ano com diferentes dívidas a serem pagas, certo?

Sendo assim, acompanhe algumas dicas valiosas para economizar na Black Friday, sem deixar de aproveitar os vários descontos e promoções. Vamos lá?

1. Compare os preços

Como foi possível compreender, a Black Friday Brasil é uma data levada a sério por uma série de lojas. Com isso, se você deseja comprar um determinado produto, o ideal é fazer uma comparação de preços.

Isso porque, você não quer comprar um produto e, logo depois, encontrar um preço inferior ao que pagou, né?

Fazer este trabalho de pesquisa é indispensável, uma vez que ele faz com que você faça um ótimo investimento ao longo da Black Friday, sem correr o risco de se decepcionar depois.

Aproveite e leia sobre o melhor secador de cabelo

2. Planeje-se antes de comprar

Economizar na Black Friday está diretamente associado à se planejar com antecedência. Afinal de contas, agir por impulso pode fazer com que você faça uma compra e se arrependa depois.

Deste modo, o ideal é que você chegue no mês de novembro tendo em mente quais são as suas necessidades.

A partir deste planejamento, será possível fazer uma pesquisa de preços mais eficiente, tomando assim uma decisão assertiva no momento de compra. Consequentemente, a sua economia será maior!

3. Tenha um teto de gastos

Outra forma de se programar para a Black Friday é estabelecer um teto de gastos para fazer as suas compras. Essa é uma das melhores formas de sair do mês de novembro sem nenhuma dívida.

Deste modo, você terá que separar um momento do seu dia para organizar as suas finanças. Logo após entender a sua realidade financeira, será possível entender o quanto pode, de fato, gastar.

Neste momento, é muito importante que você respeite o seu orçamento, ok? Por isso, aproveite a nossa dica anterior para definir as suas prioridades de compra.

4. Aproveite condições como cupom de desconto e cashback

Durante a Black Friday Brasil, você poderá encontrar, além de diversas promoções, condições especiais como cupons de desconto e cashback. O que fará com que você economize ainda mais!

Com o Méliuz, você poderá encontrar os melhores cupons de desconto em mais de 800 lojas parceiras!

Além disso, com o cashback, você recebe de volta parte do dinheiro investido nas suas compras? Para ter acesso a todos os benefícios, não deixe de fazer a instalação da Extensão do Méliuz no seu navegador.

Como evitar cair na “Black Fraude”?

Com a popularização da Black Friday Brasil, começaram a surgir muitos relatos de lojas de fachada ou de promoções falsas. Como consequência, o termo “Black Fraude” começou a ser um assunto muito comentado.

Se você deseja evitar cair em golpes durante esta data, é necessário tomar alguns cuidados. Leia a seguir como se prevenir:

1. Desconfie de descontos altos demais

Um golpe muito comum durante a Black Friday são as lojas que, semanas antes da data, aumentam o preço dos seus produtos e, logo após, oferecem descontos que, na verdade, não existem.

Então, uma das formas de se resguardar contra esse tipo de golpe é acompanhar a evolução dos preços praticados pelas lojas.

Para isso, o mais seguro é que você monitore os preços dos produtos que deseja comprar semanas antes da data. Neste momento, aproveite para usar ferramentas e sites de comparação de preços.

2. Pesquise sobre as lojas

Uma outra estratégia para não cair em ciladas é pesquisar a reputação da loja na qual você deseja comprar os seus produtos. Aqui, você pode conferir avaliações de consumidores antigos.

Se grande parte deles vêm relatando uma experiência negativa, o ideal é buscar por uma outra opção no mercado.

Portanto, ter este cuidado é indispensável para que você não caia em golpes como comprar em lojas de fachada, onde você faz a compra de um produto e nunca o recebe na sua residência.

Confira também sobre celular bom e barato

3. Conheça os seus direitos

Uma das melhores formas de não se enganar na “Black Fraude” é conhecer os direitos do consumidor. Afinal, assim você poderá encontrar formas de se prevenir contra golpes e ciladas.

Além disso, não se esqueça de sempre guardar os comprovantes, independentemente de qual tipo for. Notas fiscais, e-mails de confirmação e certificado de garantia são fundamentais em uma compra.

Fugir da “Black Fraude” é mais simples do que você imagina. Basta se planejar com antecedência e redobrar a atenção no momento de fazer as suas compras!

4. Evite clicar em links suspeitos

Durante toda a Black Friday, é muito comum receber inúmeras ofertas por e-mail, SMS ou até via WhatsApp. Neste momento, você deve tomar cuidado para não clicar em links que aparentam ser suspeitos.

Sendo assim, ao invés de confiar nesses links suspeitos, o ideal é ir diretamente ao site oficial da loja que deseja comprar para verificar a oferta, ok?

5. Verifique as formas de pagamento

Outra forma de se manter seguro durante a Black Friday é ficar atento às condições de pagamento de um site. Com isso, evite aquelas lojas que oferecem somente uma forma de pagamento, como é o caso, por exemplo, de boletos.

Desta maneira, o ideal é dar prioridade para aqueles sites que possuem mais opções, como o Pix, cartão de crédito, entre outros.

Vale a pena aproveitar a Black Friday Brasil?

Agora que você já sabe tudo sobre a Black Friday Brasil, que tal começar a se preparar para o período mais aguardado do ano?

O ideal é começar a se planejar com muita antecedência, a fim de tomar decisões de compra cada vez mais inteligentes. Assim, você também evita correr alguns riscos, como fazer uma compra por impulso.

Temos certeza de que você não quer terminar o ano com dívidas, né? Por isso, planeje-se bem para que, na Black Friday 2024, você faça as suas compras com muita economia!

Portanto, vale muito a pena aproveitar a Black Friday. Logo, não deixe de salvar a data na sua agenda, ok? A sexta-feira mais aguardada do ano será realizada no dia 25 de novembro!

Comece fazendo o seu cadastro no Méliuz! Afinal de contas, você terá à sua disposição os melhores cupons de desconto para serem usados em mais de 800 lojas parceiras. Além disso, tem muito cashback esperando por você!

Boas compras!

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *