Por que sair de SP para trabalhar com estratégia em uma startup mineira?

Fala, Méliuz!
UPDATED: dezembro 12, 2017

Bom, para muitos não pareceu uma decisão muito racional sair de uma empresa de consultoria estratégica em São Paulo para trabalhar com estratégia em uma startup mineira. Porém, hoje, com um mês de volta à minha cidade natal, posso afirmar que foi racional e também uma das decisões mais acertadas que tomei!

Para eu tentar explicar melhor como vim parar no Méliuz, faz sentido contar um pouquinho da minha trajetória até aqui. Sempre gostei de desafios novos! (~nossa André, que clichê!~) Sim, a frase é clichê, mas uma das coisas que mais me motiva é poder aprender algo novo sempre. Isso explica eu já ter me aventurado, até hoje, em tantas experiências diferentes.

Ainda adolescente (11 anos!), quando meus pais compraram um computador com gravador de CD, em uma época que a internet ainda era discada, comecei a vender jogos de PC e músicas no colégio (sim, isso é ilegal, mas nesse caso “ignorantia legis excusat”). Aos 15 anos, comecei a trabalhar em uma empresa de festas infantis e a dar as primeiras aulas particulares de física, química e matemática. Continuei dando aulas no Colégio Santo Antônio enquanto estava na faculdade (me formei em Engenharia Química pela UFMG). Ainda “sobrava” tempo para outras atividades – eu era do Grêmio estudantil e trabalhei por mais de um ano com pesquisa na área acadêmica.

O primeiro estágio foi na área de engenharia e desenvolvimento de software onde aprendi a programar. Depois, deu tempo até de me aventurar trabalhando em um haras em uma cidadezinha do interior da Áustria! Logo após essa experiência, fiquei quase dois anos trabalhando com pessoas fora da curva e um time de excelência em uma grande multinacional de siderurgia. Apesar do aprendizado, com o tempo, percebi que aquela busca de crescer rápido e aprender muito a cada dia estava um pouco longe do que eu imaginava. A consultoria estratégica era a solução para o que buscava no momento!

Foi aí que me mudei para São Paulo e fui trabalhar em uma empresa incrível com pessoas mais incríveis ainda! Aprendi em quase 3 anos muito mais do que eu poderia imaginar! Cada projeto era uma nova indústria, um novo mercado, novos clientes e novos desafios! Grandes empresas públicas e privadas, projetos importantes que resultariam em impacto! Muito próximo do que eu sempre buscava, certo? Quase… Ás vezes, faltava poder fazer e executar todas aquelas recomendações e ideias que propúnhamos.

Depois de sair de BH, morar em Portugal, Irlanda, França, Áustria e São Paulo cá estou de volta a Belo Horizonte para trabalhar com estratégia em uma startup (foi difícil para meus pais entenderem o que era um startup)! O desafio no Méliuz trouxe algo que raros projetos na consultoria me permitiram: execução! A maioria deles terminava na fase de pós estudo e recomendação, ficando a parte de execução com o cliente. O desafio aqui me dá a oportunidade de construir uma empresa BIZARRA com um time de pessoas BIZARRAS!

O mundo de oportunidades aqui é inimaginável! Já temos uma história incrível até agora, mas tudo isso é apenas um pequeno passo comparado ao que vamos construir! Poder fazer parte disso me motiva e é isso que me trouxe de volta à BH! E claro que voltar para perto da família e de grandes amigos é sempre bom! Como já dizia a música, “não há lugar melhor que BH!” (~nem melhor que o Méliuz!~).

 

André Amaral 

 

Recommended For You