Empréstimos,  Finanças

Tipos de empréstimos: conheça as principais modalidades e suas características

Conheça os tipos de empréstimos e descubra qual é o ideal para você

Se você está pensando em contratar uma linha de crédito, mas não sabe qual escolher, você veio ao lugar certo. Afinal, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre os principais tipos de empréstimos e suas características.

Em outras palavras, vamos contar tudo o que você precisa saber antes de fazer empréstimo, para que você possa realizar os seus sonhos sem comprometer as suas finanças pessoais.

Afinal de contas, já pensou em recorrer a uma linha de crédito e acabar complicando ainda mais a sua vida financeira?

Portanto, se você deseja saber mais sobre os principais tipos de empréstimo, leia este conteúdo até o final e tire todas as suas dúvidas!

Saiba quando e como pedir empréstimo para negativado e a conseguir renda extra em 2022

Quais os principais tipos de empréstimo?

Embora o crédito seja uma maneira acessível de realizar sonhos e pagar dívidas, é importante saber escolher qual dos tipos de empréstimos atende melhor às suas necessidades e, é claro, não pesa no seu bolso.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é importante ficar atento à detalhes como as taxas de juros e o prazo de pagamento, ok?

Afinal de contas, ao contratar um empréstimo que não está de acordo com a sua realidade financeira, você pode acabar comprometendo as suas finanças, abrindo espaço para dívidas.

Abaixo, explicamos tudo sobre 6 dos principais tipos de empréstimos e suas principais características. Confira:

1. Empréstimo pessoal

Também conhecido como crédito pessoal, o empréstimo pessoal é uma das modalidades mais conhecidas do mercado. 

Esse tipo de empréstimo é considerado simples, uma vez que o contrato é feito diretamente entre a instituição financeira que oferece o empréstimo e o contratante. Consequentemente, as suas regras e taxas de juros podem variar bastante.

Além dos juros cobrados pela instituição é importante ficar atento a outras possíveis taxas, como a de abertura de conta e de manutenção, ok?

Desta forma, a análise de crédito para o empréstimo pessoal é realizada através de alguns documentos, como RG, CPF e comprovante de renda e o valor pode ser usado da maneira que o consumidor desejar, uma vez que ele não está vinculado à compra de qualquer produto.

Além disso, é importante destacar que os juros praticados costumam ser mais elevados do que outras modalidades, uma vez que o crédito pessoal possui um risco maior de inadimplência. Isso acontece pelo fato de que não há uma garantia de pagamento, ao contrário do que pode acontecer em outros tipos de empréstimos.

2. Empréstimo consignado

Modalidade de empréstimo destinada a servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, até os negativados, o empréstimo pessoal possui taxa de juros que, no geral, pode ser até 3 vezes menor.

Ou seja, o empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo que proporciona uma maior segurança.

Além disso, um dos grandes destaques do empréstimo consignado se dá pelo fato de que as suas parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento. Desse modo, o risco de inadimplência é reduzido e a vida do contratante facilitada.

Com baixo risco de inadimplência, esse tipo de empréstimo pode ter juros mais baixos do que outras modalidades, mas vale destacar que há limites e condições para a sua contratação.

O empréstimo consignado depende da sua empresa empregadora e das suas instituições parceiras e o valor solicitado não pode superar 30% do seu salário.

Por fim, destacamos aqui a importância de fazer contas e se certificar de que as parcelas cabem no seu salário. É importante lembrar que a cobrança é automática e acontece de forma mensal.

3. Empréstimo pessoal com garantia

O empréstimo com garantia é considerado, por muitos, o jeito mais barato de conseguir crédito no Brasil. Isso se dá pelo fato de que o cliente oferece um bem à instituição financeira, reduzindo o risco de inadimplência e, consequentemente, conseguindo juros mais baixos e prazos maiores para pagar.

O “garantia”, no nome desse tipo de empréstimo, diz respeito ao bem que é colocado no contrato, que funciona como uma confirmação de que a instituição receberá o valor do empréstimo de volta. Essa garantia significa que esse bem pode ser utilizado em caso de inadimplência.

Ou seja, essa proteção assegura que o cliente não vai deixar de cumprir com o compromisso, trazendo segurança para a instituição e taxas de juros mais baixas para você.

Além disso, vale ressaltar que diferentes bens podem ser aceitos pela instituição, como o seu imóvel, veículos, jóias e até o seu salário e esses bens, mesmo em garantia, podem continuar sendo utilizados.

Destacamos aqui que, caso o pagamento das parcelas não seja feito, o bem posto em garantia pode ser tomado. Por isso, é importante tomar cuidado para não perder seu patrimônio, ok? Certifique-se que as parcelas cabem no seu orçamento antes de assinar qualquer contrato.

Aproveite para ler também sobre o planejamento financeiro pessoal

4. Cheque especial

Embora muita gente não saiba disso, o cheque especial também é considerado um tipo de empréstimo. 

Em resumo, ele é uma espécie de crédito pré-aprovado em sua conta, que é contratado de forma automática quando o seu saldo fica negativo. Em outras palavras, o valor negativado entra no cheque especial.

O tempo de uso e o valor do cheque especial influenciam diretamente nas taxas de juros cobradas por essa modalidade de empréstimo. Quanto mais tempo se passa usando e quanto maior o saldo negativo, maior os juros.

Devido à alta taxa de juros, o ideal é solicitar o cheque especial somente em emergências, ok? Em outros casos, vale contratar outras linhas de crédito para quitar dívidas e realizar sonhos com maior tranquilidade e segurança.

Dentre os principais tipos de empréstimos, o cheque especial é um dos responsáveis pelas maiores taxas de juros, ou seja, fuja dele sempre que possível!

5. Crédito consolidado

Uma opção disponível para pessoas que possuem dívidas com um banco é o crédito consolidado. A alternativa nada mais é do que uma consolidação de todas as suas dívidas.

Ou seja, todas as dívidas em aberto transformam-se em uma única dívida. O que permite que o pagamento seja feito com maior organização e com melhores condições.

6. Financiamento

Ao contrário do empréstimo pessoal, o financiamento é uma modalidade de empréstimo que limita o que pode ser feito com o dinheiro emprestado.

Em outras palavras, ao solicitar o financiamento, o contratante escolhe o bem a ser adquirido e a instituição financeira faz o pagamento parcial ou integral desse bem. Por isso, na hora de fazer o financiamento, é preciso especificar o motivo e destino do dinheiro.

Esse tipo de empréstimo é extremamente comum e existe uma ampla variedade de produtos e serviços para se financiar, como uma casa, um automóvel e até um curso superior, como no FIES.

Além disso, é importante destacar que, na maioria dos casos, o bem adquirido serve como garantia de contrato e, enquanto não for quitado, não pode ser vendido ou doado.

Um dos pontos positivos do financiamento é o fato de que essa modalidade pode ser extremamente flexível em relação ao prazo de pagamento, sendo uma alternativa comum para a realização de sonhos.

Veja também: Como ganhar dinheiro na internet

Tipos de empréstimos: qual devo escolher?

Depende. O tipo de empréstimo ideal para você está atrelado a inúmeros fatores, como a sua necessidade e a sua situação financeira.

Por conta dessas variáveis, é importante analisar os principais tipos de empréstimos e as suas respectivas condições, para então decidir qual é mais vantajoso para você.

Além disso, destacamos aqui que a não quitação da dívida resulta em inadimplência e, em alguns casos, pode até resultar na perda de um bem, como o seu carro ou a sua casa, a depender da modalidade de empréstimo escolhida.

Portanto, pesquise bastante antes de solicitar um empréstimo e evite tomar decisões por impulso, ok?

Aproveite para ver como aumentar seu score de crédito

Dúvidas mais comuns antes de escolher algum dos tipos de empréstimo

Antes de contratar um empréstimo, independentemente de qual for, é comum se deparar com algumas dúvidas. Afinal, você está tomando uma decisão muito importante.

Com o intuito de te ajudar a se sentir seguro antes de contratar uma linha de crédito, reunimos alguns dos principais questionamentos encontrados. Confira e tire todas as suas dúvidas:

Como fazer um empréstimo com segurança?

O primeiro passo para recorrer à uma linha de crédito é por meio de simulações de empréstimos. Assim, você poderá encontrar qual é o melhor custo-benefício disponível no mercado.

Deste modo, não deixe de fazer essa simulação com diferentes instituições financeiras, ok?

Após se certificar de que escolheu o empréstimo ideal, você terá que fazer o envio dos documentos solicitados pelo banco – processo que pode ser feito online – e esperar a aprovação.

Como escolher o empréstimo com a menor taxa de juros?

É de extrema importância, antes de contratar qualquer tipo de empréstimo, avaliar qual é a sua taxa de juros. Isso porque, este fator será determinante para a sua escolha.

Por isso é importante fazer uma pesquisa entre diferentes instituições financeiras. O foco é encontrar a linha de crédito que melhor se adapta ao seu momento financeiro.

Vale a pena recorrer a um empréstimo?

Antes de contratar um empréstimo, é de suma importância que você avalie se, de fato, precisa mesmo de uma linha de crédito. Afinal, para aquelas pessoas que não possuem controle financeiro, ele pode se tornar um vilão.

Para isso, uma alternativa encontrada é a realização de um planejamento financeiro. Ele será o responsável por trazer uma maior clareza à sua realidade financeira e à necessidade ou não de um empréstimo.

Além disso, não se esqueça também de levar em consideração fatores como as taxas de juros e condições de pagamento. Eles também são responsáveis por guiar a sua escolha!

Veja também: dicas para sair do SPC

Méliuz Empréstimos: encontre o tipo de empréstimo perfeito para você

Agora que você já conhece os principais tipos de empréstimos, nós vamos te contar um pouquinho sobre o Méliuz Empréstimos, a nossa plataforma de simulação e contratação de empréstimo online.

Em resumo, com o Méliuz Empréstimos, você consegue fazer simulações de empréstimos e receber propostas de diversas instituições financeiras, todas de acordo com o seu interesse.

Destacamos aqui que essa simulação é para as modalidades de empréstimo pessoal, empréstimo com garantia e empréstimo consignado, três dos principais tipos de empréstimo.

Sobre o empréstimo online Méliuz

Sobre a plataforma de empréstimo online do Méliuz, vale mencionar que a aprovação está sujeita à análise de crédito, ok? Além disso, é importante enfatizar que não existe o benefício de cashback nos empréstimos contratados por meio da plataforma Méliuz Empréstimos.

Por fim, destacamos que o Méliuz não é instituição financeira e atua, exclusivamente, como divulgador da EASYC PROMOTORA DE SERVIÇOS FINANCEIROS E CORRETAGEM DE SEGUROS ONLINE LTDA (“Empresa Parceira”) e não tem responsabilidade sobre as regras de análise, concessão de crédito, taxas e juros aplicados pela Empresa Parceira.

E você tá esperando o que para realizar o seu sonho? Simule o seu empréstimo com o Méliuz hoje mesmo, é fácil e gratuito!

A solicitação e acompanhamento dos Empréstimos devem ser feitas única e exclusivamente pelo site Méliuz Empréstimos. Não fazemos contato por redes sociais, nem pedimos ou enviamos documentos e contratos pelo WhatsApp.

Lorena Campos é publicitária e mestranda em Comunicação Social pela PUC-MG. Atualmente, é responsável pela estratégia de conteúdo do Blog do Méliuz, sendo responsável principalmente pelo calendário editorial.

2 Comentários

  • Santos Bonifácio

    Sou moçambicano, como posso pedir empréstimo nesta plataforma? Ou apenas é exclusivo para brasileiros? Se não for possível, há outras plataformas internacionais para pedir empréstimo? Agradeceria a vossa orientação.

    • Alana Schmidt

      Olá, Santos!

      1 – O Méliuz Empréstimos apenas consegue conceder crédito para quem possui CPF. Caso seja um estrangeiro legalizado no Brasil com o cadastro de pessoas física é possível encaminhar as propostas para os Bancos.
      2ª – Geralmente financeiras e bancos oferecem crédito para residentes do próprio pais que possuíam vinculo ou identificação única e rastreável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *