Guia de Compras

Para que serve umidificador de ar? tudo o que você precisa saber

Livre-se de ácaros, tártaros e mantenha o ambiente fresco e com um ar saudável!

Você já se perguntou para que serve o umidificador de ar? A principal resposta para essa pergunta seria: para manter o nível da qualidade do ar dentro dos padrões, facilitando a respiração.

Desta maneira, o umidificador deve ser usado em locais secos, abafados, com uso constante de ar condicionado ou em cidades poluídas, proporcionando assim uma série de benefícios.

Em determinadas épocas do ano e em regiões específicas, a umidade do ar costuma cair mais que o usual, deixando o clima exageradamente seco. O que, consequentemente, causa diversos tipos de desconfortos respiratórios e mal-estar na população.

Mas sabia que existem maneiras simples de amenizar os impactos negativos do tempo seco? Durante muito tempo, os vaporizadores eram os aparelhos escolhidos para umidificar o ambiente e trazer mais conforto térmico para as residências. No entanto, hoje em dia, os umidificadores roubaram completamente a cena, tornando-se cada vez mais populares.

Portanto, que tal compreender melhor para que serve umidificador de ar? Leia o nosso conteúdo até o final e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Veja também: Qual o melhor aquecedor de ambiente?

Umidificador de ar ou vaporizador?

Antes de comprar um umidificador de ar, é muito importante tirar todas as dúvidas referentes ao seu funcionamento. Sendo que uma delas diz respeito à qual aparelho é mais vantajoso: um umidificador ou um vaporizador?

Umidificador! Apesar de o vaporizador normalmente ser mais barato, a tecnologia do umidificador é mais moderna e segura.

Sendo assim, enquanto o vaporizador aquece a água em seu interior até que ela alcance o ponto de ebulição, o umidificador usa tecnologia ultrassônica, que libera uma agradável névoa fria, cumprindo seu papel na umidificação do ambiente.

Na verdade, o vaporizador não é tão recomendável, pois a água quente liberada fica acumulada nos móveis e nas paredes, aumentando a propensão ao mofo. Além disso, como o aparelho aquece bastante, oferece o risco de causar queimaduras — especialmente em crianças —, o que não acontece com o umidificador de ar.

Vantagens e desvantagens do umidificador de ar

Agora que você já sabe para que serve o umidificador de ar, chegou a hora de moderar algumas questões sobre a compra. Portanto, vamos começar com pontos importantes quanto ao seu funcionamento?

Para começo de conversa, os umidificadores apresentam um excelente custo-benefício, pois, além de serem eficientes e práticos, esses aparelhos possuem uma longa vida útil.

Além disso, eles consomem pouca energia e trazem maior bem-estar e conforto para os moradores da casa. Outra vantagem dos umidificadores diz respeito ao risco quase nulo de provocar bolor.

No entanto, o único ponto negativo desse aparelho é que, pelo fato de seu funcionamento não incluir a fervura da água, ele pode acabar espalhando bactérias pelo ar.

É importante ressaltar que esse problema pode ser facilmente resolvido se você for rigoroso quanto à qualidade da água que colocará ali. Assim, se o usuário optar sempre pela água filtrada, não terá nenhum problema quanto a possíveis contaminações.

Para que serve o umidificador de ar?

Ao contrário do que muitos pensam, o umidificador de ar não serve apenas para amenizar o desconforto causado pelo tempo seco. Ou seja, o seu uso vai muito além disso!

Esse aparelho também é indicado para pessoas alérgicas, pois alivia a tosse seca, o chiado no peito e os olhos irritados, além de combater as dificuldades para respirar.

Sendo assim, pessoas com rinite alérgica, bronquite, sinusite, asma, entre outros problemas, encontram em um umidificador de ar um aliado no combate contra as alergias e problemas respiratórios.

Aproveite também para conhecer quais são os melhores travesseiros do mercado

E quais são os melhores umidificadores de ar do mercado?

Guarde desde já que os melhores umidificadores de ar são os que possuem higrômetro acoplado. Afinal de contas, essa característica permite o auto ajuste, de forma que o aparelho seja automaticamente desligado quando a umidade recomendável (60%) é atingida no ambiente. 

Dentre as melhores marcas de umidificadores do mercado estão a Electrolux, a Mondial, a Britânia, a Mallory, a G-Life, a G-Tech, a Cadence e a Springer.

Pensando em facilitar a sua vida, separamos os 4 melhores modelos do mercado. Os modelos não estão ordenados do melhor para o pior, ok? Estão listados em ordem alfabética.

Agora que você já sabe para que serve um umidificador de ar e se ele funciona, nós vamos te contar quais são os melhores modelos do mercado. Portanto, acompanhe com a gente!

1. Black & Decker Air1000

Com preço justo e uma lista de características que o classifica como um bom umidificador de ar, o Black & Decker Air1000 é um modelo que, além de funcionar, vale a pena ter em casa.

O modelo possui capacidade de até 2,5 litros de água e pode ficar ligado por até 21 horas ininterruptas.

Além disso, outro ponto positivo é que ele possui um sistema ultrassônico, que possibilita que o aparelho desligue automaticamente após ter o seu reservatório de água esvaziado, preservando o umidificador.

2. Elgin 2 Litros Bivolt

Aparelho com o melhor custo-benefício da nossa lista, o Elgin 2 Litros Bivolt é ideal para ambientes com baixa umidade ou que possuam ar-condicionado. 

O aparelho possui 3 intensidades e pode funcionar por 8 horas, direto, sem pausas. Além disso, esse umidificador de ar funciona por meio do sistema ultrassônico e, assim como o modelo citado anteriormente, desliga automaticamente quando vazio.

3. Mondial Comfort Air 6

Um dos modelos com maior capacidade dentre os listados, o Mondial Comfort Air 6 possui um reservatório que suporta até 4 litros de água, com bico direcionador e controle de intensidade.

Econômico e super silencioso, o Comfort Air 6 possui um sistema ultrassônico de geração de névoa fria e conta com desligamento automático, após as suas até 14h de funcionamento contínuo, ampliando a sua vida útil.

4. Relaxmedic RMHD0118

O Umidificador Digital Breath Relaxmedic RMHD0118 é o modelo mais completo, e mais caro, da nossa lista.

O aparelho conta com uma série de funções, que podem ser controladas pelo seu controle remoto, como timer (com até 12 horas de duração), luz noturna e ajuste de intensidade.

O principal diferencial desse umidificador de ar é o seu ionizador, que promete limpar as impurezas do ambiente. Além disso, o modelo possui um armazenamento de 4 litros, um dos maiores dentre os citados.

Como escolher o melhor modelo de umidificador de ar?

Para encontrar o melhor modelo de umidificador de ar para a sua casa, é necessário levar alguns pontos em consideração. Afinal, pontos como tamanho, tempo de duração e capacidade de armazenamento influenciam diretamente na sua compra.

Deste modo, é necessário encontrar o modelo que melhor atenda às suas necessidades e expectativas. Para isso, vamos te contar quais são os critérios que devem ser avaliados em cada modelo.

Antes, saiba que você pode economizar na compra do seu umidificador de ar! Como? Com o Méliuz! Afinal, são muitos cupons de desconto e cashback nas suas compras! Portanto, faça o seu cadastro e aproveite!

1. Modelo

O modelo é um dos principais pontos de atenção na compra de um umidificador de ar. Isso porque, eles podem variar e, com isso, determinar como será o seu funcionamento.

Logo, enquanto os modelos multifuncionais combinam a função de umidificar com outras possibilidades como ventilar, os modelos portáteis podem ser facilmente transportados.

Além disso, você também pode optar por modelos industriais, capazes de umidificar ambientes maiores.

2. Funcionamento

O funcionamento de um umidificador de ar varia de acordo com o tipo de aparelho. Hoje, é possível encontrar diferentes modelos, capazes de atender todos os gostos e bolsos.

De modo geral, os tipos de aparelhos se distinguem tanto pelo preço de venda, como também pela forma com a qual utilizam a água. Confira:

  • Ultrassônico: Hoje, são os modelos mais comuns e, com isso, mais acessíveis também. Aqui, as moléculas de água são quebradas e, logo em seguida, emitidas no ar.
  • Impulsor: Neste modelo, a água é lançada no ar por meio de uma névoa fria. Apesar de demandar maiores cuidados na hora da limpeza, eles são mais baratos.
  • Evaporativo: A água é sugada do reservatório e, por meio de um ventilador, lançada no ar.

3. Tamanho do reservatório de água

Quanto ao tamanho do reservatório de água, deve-se entender que quanto maior ele for, menor será a necessidade de repor a água durante o seu funcionamento.

4. Tempo de duração

O tempo de duração do processo de umidificação também é um fator de suma importância. Isso porque, você poderá deixar o aparelho funcionando enquanto dorme, por exemplo.

Além disso, leia também o nosso conteúdo sobre qual é a melhor geladeira 2023

Quais cuidados devo ter com o meu umidificador de ar?

Não podemos finalizar o conteúdo sobre para que serve umidificador de ar sem antes apresentar algumas dicas para garantir o seu bom funcionamento e durabilidade.

Os cuidados servem tanto para a saúde e bem-estar de quem estará utilizando o aparelho, como também para garantir uma maior satisfação com os seus benefícios. Veja:

  • Não deixe o umidificador virado para a parede, uma vez que pode causar mofos;
  • Posicione o umidificador à 1 ou 2 metros de distância;
  • Quando desligado, o ideal é esvaziar todo o reservatório de água do seu umidificador;
  • Opte por utilizar água filtrada.
  • Limpe o seu aparelho com frequência.

Aproveite: Cupom de Desconto ShopFácil

E aí, gostou de saber se umidificador de ar funciona? Ainda tem alguma dúvida se vale a pena comprar um umidificador de ar? Tem alguma experiência com umidificadores de ar para compartilhar conosco? Comente!

Nossa melhor dica fica por último! O Méliuz tem prazer em manter suas melhores parcerias, andando lado a lado e oferecendo os melhores cupons para você economizar em todas as suas compras, com direito a muito cashback

Portanto, cadastre-se gratuitamente no Méliuz e aproveite hoje mesmo todos os nossos benefícios!

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

20 Comentários

  • Erlizete

    Nossa!Eu não sabia que era tão eficaz até experimentar, meu filho tem bronquite asmática, estava com dificuldades na respiração há vários dias , roncando muito, mesmo com medicação, no primeiro dia que coloquei o umidificador no quarto ele dormiu respirando normalmente, nem acreditei, graças a Deus!
    Vale a pena o investimento.

  • Rafael Candido

    Olá, eu tenho um aparelho elétrico umidificador, ultra- sônico, desta marca, MÉLIUZ, ao ligarmos o plugue na tomada elétrica, acende o led verde de informação que está de fato energizado, rolamos o potenciômetro para o ponto onde os desenhos de microesferas aumentam, e não percebemos o funcionamento da luz de led, porém sentimos uma pressão de ar saindo pelo insuflador, ganhamos este de um parente, e dissemos que funcionava, porém lendo aqui o blog do méliuz, concluir que este aparelho não produz densa nuvem de vapores condensaveis, gostaria de saber se o funcionamento está correto, desde já agradeço a atenção, sem mais, subscrevo-me
    Atenciosamente
    Rafael Candido Silva dos Santos

    • Thais Silva

      Oi Rafael!
      O umidificador de ar produz sim um névoa fresca quando ligada. Entre em contato com o fabricante para mais informações sobre o seu aparelho especificamente.

      Um abraço!

  • Viktor

    Gostei da explicação. Porém, gostaria de saber se em caso de cidades com alto umidade do ar, o umidificador ajuda em algo ou piora a aparição de mofos e bolores? Lembrando que minha região, norte, mais exato cidade de Belém, estamos passando pelo inverno amazônico onde dificilmente você não encontre uma casa com mofos e bolores, tendo que ser frenquente a limpeza de paredes e guarda roupas. Aguardo resposta

    • Thais Silva

      Oi Viktor! Tudo bem?
      A OMS recomenda umidade relativa entre 40% e 70%. Mais do que isso, pode ser prejudicial para saúde.
      É bom você saber qual a umidade natural ambiente antes de ligar o umidificador.
      Mas, de qualquer forma, caso decida utilizar o aparelho, evite deixá-lo próximo às paredes, móveis, livros ou qualquer outro material que retenha umidade.

      Um abraço!!!

    • Lorena Campos

      Boa tarde Cleyton, tudo bem? 😁
      O nosso inverno é bastante seco, sabia?
      O umidificador quebra o nosso galho durante essa estação!

    • Lorena Campos

      Olá Rafael, tudo bem? 😁
      O ar-condicionado e o umidificador tem funções opostas, né? Por isso, há muita controversa sobre o assunto!
      Porém eles podem sim ser usados juntos! Mas lembre-se que não é indicado usar o umidificador por muitas horas seguidas, ok?
      Abraços!

  • Marcelo Binato

    Umidificadores ajudam muito, informação muito importante foi quanto à qualidade da água. Já tive vários, só recomendo que sejam ligados de vez enquando mesmo em épocas que não sejam tão secas. Geralmente usamos 24 hr em periodos de baixa umidade, e deixamos parados pelo resto do ano, alguns não voltam à funcionar.

    • Lorena Campos

      Olá Adriana, tudo bem? 😁
      Esse modelo de umidificador é muito bem avaliado!
      Pelo o que me parece, embora tenha um névoa baixa, ele umidifica bastante o ambiente.
      Abraços!

    • Lorena Campos

      Olá Fernanda, tudo bem?

      A área de abrangência varia de um modelo para o outro, mas a maioria é em torno de 20m², ok?

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *