Ofertas

Cupons de desconto para supermercado. Veja como usar este benefício e economizar ainda mais

Fazer compras no mercado é uma necessidade para manter a geladeira e a despensa em dia, não é? E se você pudesse usar cupons de desconto para supermercado e economizar uma parcela significativa do seu dinheiro?

A proposta é bem interessante e até tentadora, é verdade, já que abre a possibilidade de economizar em uma atividade essencial para todas as pessoas e famílias. E o melhor de tudo é que ela já existe, funciona e você pode começar a usar a partir de hoje!

Você deve estar se perguntando: o que fazer para aproveitar essa bela oportunidade, não é? Então continue conosco para descobrir!

Confira: Cupom iFood

É comum usar cupons de desconto para supermercado?

A prática ainda não é tão corriqueira no Brasil, mas é bastante comum em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo. Prova disso é que existe até um reality show sobre isso, o “Extreme Couponing”, que teve 5 temporadas e 41 episódios.

Uma página do portal Statista reuniu uma série de estatísticas interessantes sobre o uso de cupons no país norte-americano, como as seguintes:

  • Foram entregues 307 bilhões de cupons em todo o país no ano de 2016. Entre eles, “apenas” 2 bilhões foram resgatados.
  • Em 2017, o valor médio de face de cada cupom foi de US$ 1,22 para os associados a alimentos e de US$ 2,29 para os que não eram associados a alimentos.
  • Entre os usuários regulares de cupons, aproximadamente 64% os resgatam frequentemente para alimentos em restaurantes ou em lojas físicas.

Logo, ainda que seja uma prática relativamente nova aqui no Brasil, ela é bem comum em outros países e a tendência é de que sua adoção continue a crescer, já que a estratégia é benéfica tanto para os comércios quanto para os clientes.

Onde encontrar cupons de desconto para supermercados?

Há várias fontes por meio das quais eles podem ser obtidos, o que geralmente varia de acordo com cada estabelecimento. Algumas das mais comuns são as seguintes:

  • Redes sociais: ficar de olho nos canais oficiais de comunicação dos supermercados, como Facebook, Instagram e Twitter, é fundamental para quem quer saber quando surgem novos cupons de desconto.
  • Aplicativos próprios: outra forma de saber quais são os cupons disponíveis é baixar os aplicativos dos supermercados. Eles costumam pedir um cadastro simples, mas a partir do momento que este é feito, você terá acesso às oportunidades de desconto.
  • E-mails: alguns mercados enviam e-mails aos seus clientes com os cupons disponíveis.
  • Comerciais de TV: também é comum que a divulgação dos cupons seja feita pela televisão, junto com os comerciais em que costumam aparecer as promoções de cada supermercado.
  • Totens de autoatendimento: alguns supermercados disponibilizam totens (equipamentos com telas, como aqueles em que você pode consultar o mapa de um shopping center, por exemplo) em que basta informar seus dados de acesso para que os cupons disponíveis sejam impressos.

Se possível, preste atenção em todos esses meios para aumentar as chances de não perder nenhum cupom de mercado!

Aproveite: Cupom Justo Supermercado

Como usar cupons de mercado?

Essa é outra pergunta cuja resposta varia de acordo com cada estabelecimento e com a forma que eles disponibilizam os cupons. Porém, geralmente, elas se dividem nas seguintes:

Aplicativos próprios

Para os supermercados que disponibilizam os cupons em seus aplicativos, os usuários podem consultá-los a qualquer momento e escolher aqueles que desejam aplicar em sua próxima compra.

Quando isso é feito, basta se dirigir ao caixa com as suas compras e, quando for solicitado, informar o CPF ou número de celular de cadastro no aplicativo. Então, de acordo com os cupons escolhidos, os descontos já serão concedidos automaticamente.

Cupons físicos

Para os casos em que você possui os cupons em papel, como os obtidos nos totens de autoatendimento, geralmente é necessário informar ao operador de caixa que você vai usar seus cupons antes que ele comece a passar as compras.

Quando isso é feito, o sistema já estará ciente de quais cupons foram escolhidos e, no momento que se passar o código de barras do produto no leitor ou antes da finalização da compra, o desconto também será aplicado.

Aplicativos de entrega de supermercado

Também é importante comentar sobre os cupons que servem apenas para compras feitas online, como aquelas que são entregues em sua casa. Neste caso, o código geralmente é digitado antes da finalização da compra ou você precisa clicar em algum link ou banner específico para conseguir utilizá-los.

Sempre tenha certeza de que está usando os aplicativos oficiais para evitar cair em armadilhas, tudo bem?

Veja também: Tudo sobre o Méliuz: aprenda a ganhar cashback em suas compras!

É uma boa ideia usar cupons de supermercado?

Sem sombra de dúvidas! Eles te permitem ter os mesmos produtos que você compraria sem usar os cupons, com a diferença de que está pagando um valor menor por eles, o que é ótimo para a sua organização financeira.

Alguns cupons alteram o valor dos produtos, enquanto outros oferecem uma porcentagem sobre os preços cobrados nas gôndolas. Embora o funcionamento varie de acordo com cada um, no final das contas, optar por eles costuma ser a melhor opção.

É importante, porém, analisar se existe alguma restrição em relação aos cupons de desconto para supermercado, como quantidade mínima, o que pode fazer com que o negócio nem sempre seja tão compensador assim.

Por exemplo, se o cupom te dá um determinado desconto ao comprar três unidades de um produto, ele costuma valer a pena apenas se você realmente for utilizar tudo aquilo dentro do seu prazo de validade, de modo a evitar o desperdício em sua casa.

Por via das dúvidas, antes de usar qualquer cupom de mercado, o melhor a se fazer é analisar seu funcionamento e concluir se ele é um bom negócio para você. Se for, não hesite em usá-lo para economizar uma parte do seu dinheiro!


Se você ainda não era um usuário de cupons de desconto para supermercado, busque saber se o seu estabelecimento preferido oferece este benefício e o que deve ser feito para aproveitá-lo. Afinal, como todo amante de cupons de desconto e cashback, qualquer quantia economizada já conta!

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *