Guia de Compras,  Shopping

8 dicas de como fazer compras inteligentes

Nada melhor que aquele sentimento quando você acaba de fazer uma compra super inteligente, não é? O produto que você queria, com as características que procurava, preço ótimo, as condições de pagamento mais adequadas para você e, claro, cashback do Méliuz na conta! Muitas vezes, fazer compras inteligentes é um desafio, mas, para que essa sensação boa seja ainda melhor nas suas próximas compras, nós listamos oito dicas para te ajudar a comprar bem e ter zero dor de cabeça depois. Afinal, é mega importante que nosso dinheiro e nossas compras nos deixem sempre mais felizes, certo? 😉

Então, vamos às dicas para fazer compras inteligentes – isso sem falar daquela dica de sempre, de pedir o Cartão Méliuz para ganhar mais cashback em suas compras:

1. Listar sonhos e necessidades

Antes de tudo, escreva tudo o que imagina que o seu dinheiro pode fazer por você. Grandes sonhos, pequenos sonhos e até mesmo aquelas compras que você precisa mesmo fazer. Ter essa lista de desejos te ajuda a se planejar financeiramente para conquistá-los e até a aproveitar o melhor dos anúncios e ofertas que a gente recebe todos os dias.

2. Priorizar e planejar cada compra

Tendo a sua listinha de desejos, é hora de criar os planos para conquistar cada um deles. Priorize seus objetivos de acordo com a urgência e valor de cada um. Se possível, planeje as compras maiores com mais antecedência – você terá mais tempo para poupar e investir o dinheiro para esses gastos.

3. Pesquisar bastante

Agora que você sabe qual a sua próxima compra, é hora de muita pesquisa. Sei que às vezes parece chato, mas te prometo que vale a pena. É um momento em que você entende se é exatamente aquilo o que procura, descobre muita coisa sobre o assunto e ainda garante que vai fazer uma compra muito mais tranquila.

4. Conversar com quem já fez aquela compra

A gente lê e assiste a muito conteúdo sobre produtos na internet, mas nada melhor do que conversar de verdade com quem já comprou o que estamos buscando. Dá pra saber quais os prós e contras do uso no dia a dia, se ela recomenda aquela compra e até se tem alguma dica de oferta para economizar ao fechar o carrinho.

5. Avaliar o custo-benefício

Claro que a gente quer pagar menos em todas as compras. Mas, além do preço, é importante avaliar os benefícios que uma compra mais barata ou mais cara pode me trazer. Será que vale pagar um pouco a mais por um produto mais durável e mais resistente? Ou posso escolher uma opção mais simples com um preço melhor? Algumas perguntinhas assim fazem toda a diferença para que você faça a melhor compra.

6. Procurar ofertas e vantagens

Achar os melhores preços e as melhores vantagens é um belo jeito de se sentir bem durante as compras. Portanto, a dica é lembrar assim que você tiver certeza do que vai comprar. Grupos de promoções em sites e redes sociais podem ser uma boa pra dar aquela garimpada nos preços. E claro, sempre usando o Méliuz para não perder dinheiro na sua compra, né?

7. Checar o orçamento

Fazer compras sem pensar no orçamento é receita certa para dor de cabeça. Por isso, antes de confirmar uma compra, é importante fazer as continhas e avaliar se aquele valor cabe no bolso. E até em compras parceladas, pense com calma se vai ser tranquilo pagar todas as faturas. Afinal, não tem sentimento melhor que comprar o que você tanto queria com a certeza de que o pagamento não vai ser problema – nem agora, nem no fim do mês.

8. Avaliar seus outros sonhos e objetivos

Além do orçamento, é legal avaliar se fazer uma compra agora pode atrasar algum outro sonho que você planejou. A melhor parte é que lembrar disso nos ajuda a avaliar se cada compra é realmente importante naquele momento. E até mesmo quando a gente considera que sim, a compra fica muito mais tranquila – e sem arrependimentos depois.

E então, gostou? Quais outras dicas para fazer compras mais inteligentes você tem para compartilhar? Conta pra gente aqui nos comentários! 😉

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *