Guia de Compras,  Variedades

Aprenda a comprar uma máquina de lavar louças com toda a comodidade

As máquinas de lavar louças ainda não são aparelhos tão populares quanto os fogões, as geladeiras, os micro-ondas e as lavadoras de roupa, mas esses eletrodomésticos vêm, aos poucos, conquistando um espaço cativo nas residências modernas. E não é para menos, afinal, as máquinas lava-louças são práticas, funcionais e plenamente acessíveis, simplesmente perfeitas para quem deseja ganhar tempo no dia a dia e evitar encarar as incômodas pilhas de louças acumuladas na pia. Só quem tem uma máquina dessas em casa sabe o quanto esse tipo de aparelho é uma mão na roda em meio à rotina doméstica!

Mas se você pretende ter um desses aparelhos em casa, é importante fazer a escolha de forma bem planejada, a fim de optar por uma máquina de qualidade e que ofereça um bom custo-benefício. Assim, é preciso levar em conta não apenas fatores básicos, como preço, marca e design, mas também aspectos como capacidade interna e consumo de água e energia. Por isso, para acertar em cheio na hora da compra, dê uma olhadinha nas dicas que separamos especialmente para você no post de hoje:

Quais são os tipos de máquina de lavar louças?

Com o avanço da tecnologia, vários tipos de máquinas lava louças foram surgindo. Atualmente, os principais modelos são os seguintes:

  • De chão: essa máquina, como o próprio nome sugere, costuma ser colocada sobre o piso da casa, de preferência embaixo de um armário ou da pia da cozinha.
  • De pia: esse eletrodoméstico é menor do que as lava-louças de piso e, como o nome indica, fica em cima da pia. A grande vantagem desse modelo é que a pia mesmo pode ser utilizada para fazer o descarte da água.
  • De embutir: a máquina de lavar de embutir cria um efeito estético harmonioso, pois o aparelho fica acomodado junto aos armários da cozinha, na direção e na altura que o usuário achar melhor.

As lavadoras de louças também podem ser classificadas por tipo de serviço. Há modelos com 6, 8, 12 e 14 serviços. Isso significa que os aparelhos lavam, a cada ciclo, conjuntos de louças utilizados por 6, 8, 12 ou 14 pessoas na refeição.

Como escolher o modelo apropriado?

Vários fatores devem ser levados em conta na hora comprar uma máquina de lavar louças. Então confira agora o que deve ser observado, seja na compra em lojas físicas ou em lojas virtuais:

Dimensões

Antes de comprar a máquina, avalie o espaço disponível na sua cozinha e veja se o cômodo comporta a altura, a largura e a profundidade da máquina que pretende comprar. Nessa etapa, defina também se o aparelho será embutido ou não.

Capacidade

Esse é um dos aspectos mais importantes a serem considerados, pois é fundamental avaliar a quantidade de pessoas que moram na casa, bem como os hábitos dessas pessoas — se gostam de cozinhar, se recebem amigos na hora das refeições e se comem em casa todos os dias, por exemplo — para, enfim, escolher a capacidade ideal do eletrodoméstico e o número de serviços oferecido pela máquina.

Praticidade e economia

Há no mercado lava-louças que permitem a programação da lavagem com 24 horas de antecedência, proporcionando maior praticidade e mais economia. É mais prático porque você pode acumular louças sujas dentro da máquina, certo de que no horário definido por você elas ficarão limpinhas. E é também mais econômico porque é possível optar por horários em que as tarifas elétricas são mais baixas.

Durabilidade

Para que sua máquina de lavar louças dure por muito tempo, prefira modelos de marcas confiáveis e produzidos com materiais resistentes, a exemplo do aço inox. As portas com vidro temperado, além de permitirem a visualização do processo completo de lavagem, oferecem um design diferenciado e alta resistência.

Funcionalidade

Considere também as funções do aparelho, como a secagem, a lavagem com água quente para remover completamente até as sujeiras mais pesadas, algum tipo de sinalizador de problemas e assim por diante. Analise do que realmente você precisa no dia a dia e tome sua decisão por aí.

Quais são as marcas e os modelos mais conhecidos?

Brastemp

A Brastemp, referência na fabricação de refrigeradores, secadoras, lavadoras de roupas e lava-louças, é uma empresa brasileira que foi fundada em 1954. Um dos modelos mais famosos dessa marca é a lavadora de louças Brastemp Ative, com 12 serviços. Além de o design dessa máquina ser bem moderno, ela ainda vem com um programa exclusivo, chamado Smart Sensor, que programa tudo automaticamente, inclusive identificando o nível de sujeira e definindo o tempo de lavagem, ciclo e quantidade de água necessária para a higienização perfeita.

Electrolux

Fundada no ano de 1919, a Electrolux é uma grande empresa sueca fabricante de eletrodomésticos. Hoje ela já ultrapassou a impressionante marca de mais de 40 milhões de produtos vendidos por ano e tem clientes em cerca de 150 países ao redor do mundo. Vale ressaltar que um bom modelo da Electrolux é a lavadora Icon Inox, com 14 serviços. Esse aparelho vem com um painel integrado à porta, suporte dobrável para os pratos, além de programas opcionais. Super completo!

Consul

A Consul foi fundada em 1950, no Estado de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Joinville. A marca de eletrodomésticos tem em seu leque de produtos várias máquinas de lavar louça, com diferentes serviços. Mas um modelo que se destaca é a Facilite Compacta, com 6 serviços, ideal para famílias pequenas. Como o próprio nome sugere, ela é bastante compacta e de fácil instalação.

Onde encontrar esses modelos? 

Gostou da praticidade e gostaria de adquirir uma lava louças para facilitar o seu dia a dia? Confira algumas lojas de departamento parceiras do Méliuz que possuem diversas opções de máquinas de lavar: Walmart, Extra, Casas Bahia, Ponto Frio, Extra, entre outros.

Como usar a máquina de lavar louças?

Comprada a máquina de lavar louças, é preciso adotar alguns cuidados posteriores à compra para garantir a durabilidade e o bom funcionamento do aparelho. Além disso, a forma de uso pode interferir até no consumo de água e energia do aparelho. Por isso, um cuidado básico é usar a máquina em sua capacidade máxima e ajustar o ciclo de lavagem de acordo com o tipo de sujeira ou de recipiente a ser higienizado.

E lembre-se sempre de que o excesso de resíduos de alimentos pode provocar o entupimento das tubulações. Assim, para evitar transtornos nesse sentido, jogue os restos de alimentos fora antes de encher sua máquina, ok? Quanto aos produtos utilizados, prefira usar um sabão específico para máquinas de lavar louças, seja um saponáceo em barra ou em tablete.

Agora que você já é um expert nos modelos e no uso de máquinas de lavar louças, não se esqueça de comentar aqui para nos contar se por acaso já tem um aparelho em mente!

Para facilitar mais ainda sua vida, aproveite nossos cupons de desconto em máquinas de lavar louça, e ainda receba um dinheiro de volta!

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

8 Comentários

  • Jose R Almeida

    Muito boa suas dicas e certamente as seguiremos, não somente para lava- louça mas outros a partir daqui. Ainda .ais que faremos bodas de prata em.fevereiro, e minha esposa sempre sonhou em ter uma. Agora 25 anos depois. Kkkk. Obrigado e sucesso no seu blog. Vou recomendar pra muitos. J. R. Almeida. JRALMEIDA629@GMAIL.COM

  • Paula

    Ainda bem que achei seu blog para me dar uma direção sobre a melhor maquina pra mim!
    Ja tinha rodado a internet toda e nao achei nenhum site que tivesse informações tão boas!
    obrigada pela ajuda!
    Amiga recomendou a eletrolux, minha mae tem brastemp e por sermos pouco em casa, gostei da opção da consul… kkk não sei qual vou escolher ainda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *