Finanças

O que é o planejamento financeiro e quais os passos para elaborar um?

Cuidar das finanças é um assunto de fundamental importância para toda e qualquer pessoa. Neste momento, o melhor caminho para se organizar financeiramente é elaborar um planejamento financeiro.

Se você tem um plano ou um sonho, seja ele se casar ou fazer aquela viagem dos sonhos, o primeiro passo para começar a se planejar é avaliar e organizar as suas finanças pessoais.

Afinal de contas, agir por impulso e tomar uma decisão sem antes ter em mãos um planejamento pode gerar uma série de consequências negativas. E, ninguém gostaria de se ver cheio de dívidas, né?

Desta forma, se você deseja entender como elaborar um planejamento financeiro pessoal e, assim, ter uma maior saúde financeira, você está no lugar certo! Leia o nosso conteúdo e descubra tudo sobre o assunto!

Descubra também como sair das dívidas

O que é o planejamento financeiro?

O planejamento financeiro pessoal é uma forma simples e objetiva de organizar as suas finanças, de modo que você consiga ter controle sobre todos os seus gastos e ganhos.

Por meio desta ferramenta, é possível identificar e entender todas as movimentações financeiras pessoais. Ou seja, estamos falando de todo dinheiro que entra e sai da sua conta bancária.

Desse modo, você encontra a possibilidade de ter maior assertividade em cada decisão tomada.

Após elaborar um planejamento financeiro, você pode avaliar se fazer a viagem dos sonhos é uma boa ideia no momento. Afinal, agora é possível compreender melhor a sua realidade financeira.

Portanto, além de alcançar uma maior organização financeira, o planejamento financeiro permite que você tome todas as suas decisões com base em números reais, sem correr riscos.

Qual a importância de um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta que traz consigo uma série de vantagens. Afinal, ele pode levar uma pessoa a realizar os seus sonhos, sem se comprometer financeiramente.

Hoje, ter controle sobre as próprias finanças é uma dificuldade compartilhada por 59% da população brasileira.

Como resultado, podemos encontrar pessoas cada vez mais endividadas, que agora buscam por opções de empréstimos para se livrarem das dívidas.

Sendo assim, elaborar um planejamento financeiro surge como uma estratégia indispensável para toda pessoa. Isso porque, ele traz consigo diversos benefícios, como por exemplo:

  • Capacidade de lidar com imprevistos;
  • Planejar melhor os seus planos e sonhos;
  • Entender os seus gastos e economizar dinheiro;
  • Ter uma maior educação financeira.

Inclusive, se você está buscando economizar, saiba que o Méliuz pode te ajudar a reduzir os seus gastos! Afinal, com o cashback, o seu dinheiro acaba voltando para o seu bolso. Faça o seu cadastro e aproveite todos os benefícios!

Como fazer um planejamento financeiro pessoal?

O primeiro passo para fazer um planejamento financeiro e organizar as finanças pessoais é entender a sua realidade. Ou seja, qual é o seu momento financeiro atual e até onde você deseja chegar.

Logo em seguida, é o momento de traçar os caminhos que o levem a alcançar cada um dos seus objetivos.

A seguir, acompanhe conosco alguns passos que devem ser seguidos no momento de fazer um planejamento financeiro pessoal:

1. Conheça os seus ganhos e gastos

O primeiro passo para começar a cuidar das suas finanças pessoais é fazer um diagnóstico financeiro. Ou seja, deve-se entender qual é o seu momento financeiro atual.

Estamos falando, principalmente, de compreender e identificar todos os seus ganhos e gastos dentro de um mês.

Desta forma, você poderá entender quais são os seus principais gastos, identificando oportunidades de economizar dinheiro. É o que permite, por exemplo, começar a construir uma reserva financeira.

Aqui, é possível registrar todos os ganhos e gastos por meio de anotações ou até mesmo utilizando uma planilha. O importante é que você não ignore esta etapa fundamental no planejamento financeiro.

Veja as melhores dicas de como juntar dinheiro!

2. Defina quais são os seus objetivos

Uma vez que você já entendeu todas as suas movimentações financeiras, chegou o momento de definir quais são os seus objetivos financeiros.

No momento atual, é possível que você esteja pensando em comprar um carro novo ou se mudar para um apartamento novo. É a partir da definição de objetivos que você começa a se organizar financeiramente para alcançá-los.

Ou seja, agora você sabe o quanto deve gastar e qual será a quantia destinada para cumprir os seus objetivos. Viu como definir um objetivo pode te ajudar a se organizar melhor?

Leia também sobre cartão de crédito para negativado

3. Saiba priorizar o que é mais importante

Bom, depois de ter definido os seus objetivos, agora você pode começar a priorizar o que é mais importante. No entanto, o que isso quer dizer?

Se você identificou quais são os seus ganhos e gastos, já é possível prever, por meio de um orçamento, quanto você deverá gastar dentro de um mês, sem correr riscos de gastar mais do que ganha.

Deste modo, você encontra a possibilidade de definir o quanto da sua renda você poderá poupar, sem apertar o seu orçamento.

Leia mais sobre conta digital e se vale a pena abrir a sua!

4. Invista na sua saúde financeira

Por fim, chegou o momento de colocar ordem na casa e, assim, investir na sua saúde financeira.

Desta forma, se você possui alguma dívida, é a hora de buscar formas de quitá-la e limpar o seu nome. É o que faz com que você alcance uma maior saúde financeira e administre o seu dinheiro com maior eficiência.

Hoje, uma das formas de fazer renda extra e quitar uma dívida é investindo nas diferentes possibilidades de ganhar dinheiro na internet. Afinal, você não precisa sair de casa para ganhar dinheiro!

Além disso, você também pode optar por um empréstimo, desde que esteja de acordo com a sua realidade. Com o Méliuz Empréstimos, você pode simular qual é a melhor opção para você!

Dica bônus: conte com o apoio de um app

Atualmente, existem diferentes formas de controlar as suas finanças pessoais. Sendo que uma delas é a utilização de um app focado no planejamento financeiro.

Ou seja, você não somente pode se organizar, como também ter o controle sobre o seu dinheiro de forma simples e prática. Assim fica até fácil investir na sua saúde financeira, não é mesmo?

Apps como Mobills, Organizze, dentre outros podem te ajudar a se organizar financeiramente!

Comece hoje mesmo o seu planejamento financeiro

Agora que você já sabe o que é um planejamento financeiro e como cuidar das suas finanças pessoais, que tal colocar tudo que aprendeu em prática?

Lidar com as finanças é um assunto delicado e que tem o potencial de mexer com as nossas emoções. Por isso, é importante que você assuma o controle das suas finanças, não o contrário!

E, além disso, saiba que você encontra diversas oportunidades de economizar, como o Méliuz! Afinal de contas, ao comprar com uma das nossas lojas parceiras, você ganha cashback!

Estamos falando do seu dinheiro voltando para a sua conta bancária após a realização de uma compra! Não vai perder essa oportunidade, né? Faça o seu cadastro e economize!

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *