Finanças

Planejamento financeiro pessoal: 7 dicas para organizar as suas finanças

Com o planejamento financeiro pessoal, será possível manter as suas finanças organizadas

Organizar as finanças pessoais nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal de contas, nem todas as pessoas são experts em finanças. No entanto, a boa notícia é que dá para começar a se organizar com um planejamento financeiro pessoal.

Estamos falando de uma ferramenta que vai te ajudar a manter as suas finanças sempre organizadas.

Ou seja, você terá conhecimento sobre todos os seus gastos, o quanto pode gastar dentro de um mês, além de traçar todos os seus objetivos financeiros e quais caminhos deve seguir.

Por meio de um planejamento financeiro pessoal, será possível ter controle sobre toda a sua vida financeira. Com  isso, que tal compreender quais são os passos para elaborar o seu?

Leia o nosso conteúdo e tenha à sua disposição 7 dicas essenciais para colocar as suas finanças pessoais em dia.

O que é o planejamento financeiro pessoal?

O planejamento financeiro pessoal nada mais é do que uma ferramenta para organizar todo o seu dinheiro. O que inclui, por exemplo, controlar todos os seus ganhos e despesas dentro de um mês.

Ao entender o quanto que entra e sai da sua conta bancária, você poderá tomar decisões cada vez mais estratégicas e assertivas, sem correr o risco de se comprometer financeiramente.

Deste modo, desde a viagem dos seus sonhos até o seu casamento, o planejamento financeiro pessoal será um guia que vai orientar todas as decisões financeiras a serem tomadas.

Sendo assim, você poderá definir todos os seus objetivos financeiros. É o que permite traçar todos os caminhos possíveis para levá-lo em direção ao seu plano, como buscar formas de renda extra ou economizar dinheiro, por exemplo.

Caso você esteja interessado em elaborar um planejamento financeiro pessoal, confira as nossas dicas! Vamos lá?

Veja também: Como ganhar dinheiro na internet

7 passos para elaborar um planejamento financeiro pessoal

Para organizar as suas finanças pessoais, será necessário seguir alguns passos. Por mais que seja algo trabalhoso, podemos garantir que fará toda a diferença na sua relação com o dinheiro.

Afinal de contas, o planejamento financeiro pessoal é o que abre as portas para a realização dos seus sonhos.

Pensando em te ajudar a colocar a sua vida financeira em ordem, separamos algumas dicas valiosas para organizar as finanças pessoais. Sendo assim, continue a sua leitura e entenda melhor cada uma delas!

1. Comece por um orçamento

O primeiro passo para controlar as suas finanças pessoais é elaborando um orçamento. Logo, você deve elaborar uma lista contendo todos os seus gastos fixos dentro de um mês.

Entende-se como gasto fixo aqueles que, mensalmente, você tem a obrigação de pagar. É o caso, por exemplo, dos valores referentes ao aluguel, luz, água, telefone, entre outros.

Após compreender todos os seus gastos fixos, você terá em mente qual é o seu custo de vida mensal. Agora, é fundamental anotar também todos os seus recebimentos, entendendo assim quanto pode ser gasto no mês.

Sendo assim, o valor que sobra é o que pode ser utilizado para juntar dinheiro e construir uma reserva financeira, fazer investimentos, entre outras possibilidades.

2. Trace metas financeiras

Uma das maiores dificuldades de quem busca um maior equilíbrio financeiro é a falta de disciplina. Para isso, é de suma importância que você trace algumas metas e objetivos financeiros.

Aqui, o ideal é que você leve em consideração, em primeiro lugar, a sua realidade financeira. Ou seja, o certo a ser feito é traçar objetivos de forma realista e com os pés no chão.

Portanto, ao definir, por exemplo, que você guardará 5% da sua renda mensal todos os meses, ao final de um determinado período, já será possível fazer uma viagem ou comprar um produto.

3. Busque por formas de economizar

Quem não gosta de economizar dinheiro? Na elaboração do seu planejamento financeiro pessoal, é muito importante buscar estratégias assertivas para gastar menos dentro de um mês.

Para economizar, você pode tanto cortar alguns gastos desnecessários como também separar um valor mensal para guardar. Dessa forma, assim que receber o salário, já reserve este valor!

Além disso, uma ótima forma de economizar mensalmente é com o Méliuz! Afinal, com muito cupom de desconto e cashback, sempre que for fazer uma compra, você pode gastar menos! Portanto, faça o seu cadastro e aproveite!

4. Busque aprender sobre finanças

De nada adianta ter a melhor estratégia em mãos, se você não sabe como ela funciona, certo? Por isso, é fundamental que você busque aprender cada vez mais sobre finanças!

Sendo assim, hoje é possível encontrar vários cursos com foco em gestão financeira! É o que faz com que você tenha uma relação cada vez mais saudável com o seu dinheiro.

Uma dica de leitura para ser feita com o intuito de educar a sua mente é o “Do Mil ao Milhão”, do Thiago Nigro. Inclusive, aproveite para usar o Cupom Amazon e economizar na sua compra!

5. Fuja das dívidas

Se hoje você não possui nenhuma dívida, precisamos te dizer que você já começou bem. Agora, se a sua vida financeira está com várias contas em aberto, busque formas de pagá-las, ok?

Este é, sem sombra de dúvidas, um dos principais problemas que devem ser resolvidos na sua vida financeira.

Afinal, as contas em atraso acabam acarretando em outros custos. As altas taxas de juros e multas podem se tornar um entrave para o seu planejamento financeiro pessoal. Por isso, corra delas!

6. Tenha uma reserva financeira

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) nos mostrou que precisamos sempre nos preparar para situações de emergência. Afinal, situações inesperadas podem surgir da noite para o dia.

Desse modo, nada melhor do que ter uma reserva financeira para emergências, certo? Assim, é possível estar preparado financeiramente para lidar com imprevistos como problemas de saúde, consertos, entre outros.

Agora, caso você seja pego de surpresa e não tenha fundos para buscar uma saída, opte por uma linha de empréstimo. No entanto, busque sempre a melhor opção de acordo com a sua necessidade.

Portanto, com o Méliuz Empréstimos, você poderá fazer uma simulação e, assim, encontrar a melhor opção de linha de crédito!

7. Já pensou em investir o seu dinheiro?

Após criar uma reserva financeira, você pode começar a investir o seu dinheiro. No entanto, é muito importante buscar entender melhor o assunto antes, já que algumas opções de investimentos oferecem riscos.

Em contrapartida, ao investir em renda fixa, você poderá ver o seu dinheiro investido render ao passar dos meses. Essa é, inclusive, uma ótima estratégia para não gastar o seu dinheiro guardado.

Por que criar um planejamento financeiro para as minhas finanças?

Se você ainda possui dúvidas se vale a pena ou não criar um planejamento financeiro pessoal, saiba que são vários os benefícios proporcionados por essa ferramenta.

Ou seja, vale a pena investir um pouco de tempo e esforço no seu controle financeiro. Para te ajudar a entender melhor quais são os motivos, confira algumas das vantagens por trás de um planejamento:

  • Possibilidade de aumentar a sua renda;
  • Se manter preparado para imprevistos;
  • Tirar os seus sonhos do papel;
  • Sair das dívidas.

Agora, se você deseja uma maior facilidade no momento de controlar a sua vida financeira, saiba que existem alguns apps que permitem organizar as suas finanças apenas utilizando um celular. Veja quais são!

Apps para controlar as finanças pessoais

Com rotinas cada vez mais atarefadas, muitas pessoas encontram algumas dificuldades na hora de controlar as finanças pessoais. No entanto, é possível encontrar alguns apps de finanças que podem te auxiliar!

Desta forma, fica mais fácil controlar a sua vida financeira e anotar todos os seus gastos! Que tal conhecer quais são as principais opções encontradas?

  • Organizze;
  • Mobills;
  • Minhas economias;
  • Guiabolso;
  • Orçamento Digital.

Sendo assim, que tal começar a colocar todas as nossas dicas em prática? Não perca tempo e elabore hoje mesmo o seu planejamento financeiro pessoal para mudar a realidade das suas finanças!

Veja os melhores apps para ganhar dinheiro!

Quais os principais tipos de planejamento financeiro pessoal?

Hoje, é possível encontrar diferentes modelos de planejamento financeiro pessoal disponíveis. Em todas as opções, é fundamental que, em primeiro lugar, você tenha o seu orçamento na ponta do papel.

Visto que muitos possuem dúvidas quanto à elaboração de um planejamento financeiro, vamos apresentar alguns modelos que podem ser úteis. Confira a seguir e descubra qual faz mais sentido para você:

1. 50-30-20

Um dos modelos de planejamento financeiro mais conhecidos no mundo das finanças é o método 50-30-20.

Em primeiro lugar, o ideal é que você guarde 50% da sua renda para gastos essenciais. É o caso, por exemplo, de gastos com alimentação, aluguel, transporte, educação dos seus filhos, entre outros.

Já os outros 30% serão destinados para desejos pessoais. Ou seja, é o dinheiro que será gasto para lazer, compra de roupas e acessórios, além de outros pagamentos que podem surgir.

Por fim, os demais 20% devem ser destinados para o pagamento das suas dívidas em aberto. Caso não tenha nenhuma, você poderá utilizar o valor para uma reserva financeira ou investimentos.

Veja as dicas para encontrar ofertas no supermercado!

2. 50-10-10-10-10-10

Assim como no modelo anterior, os 50% deste método serão utilizados para as suas despesas básicas. Já os demais 50% serão divididos em cinco categorias. Confira quais são:

  • Doações;
  • Diversão;
  • Instrução financeira;
  • Poupança ou despesas de longo prazo;
  • Investimentos.

Portanto, qual dos dois métodos faz mais sentido para você? Busque avaliar a sua realidade financeira e os seus gastos mensais para, assim, colocar a sua vida financeira em ordem!

Aproveite também para aumentar as suas chances de ter uma experiência 100% Méliuz com o Novo Cartão Méliuz. Entre na Lista de Espera e receba todas as novidades em primeira mão!

Até a próxima!

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *