Chega de mofo: saiba como guardar os sapatos adequadamente

Moda e Beleza
UPDATED: setembro 16, 2015

Os calçados são acessórios que complementam os looks com estilo, personalidade e, claro, muita funcionalidade! Há quem tenha sapatos de várias cores, estilos e materiais, como também há quem prefira ter pouquíssimos pares, de modelos mais básicos. Mas independentemente da quantidade, do material e do estilo, um detalhe é fato: se as pessoas não cuidam bem de seus calçados, tanto sua beleza como sua vida útil acaba ficando comprometida. Então pense por um minutinho sobre como você tem cuidado dos seus sapatos! Será que eles estão sendo guardados da maneira correta? Pois se você quer conservar seus pares bonitos e íntegros por mais tempo, confira nossas dicas de como guardar os sapatos adequadamente:

Chega de mofo saiba como guardar os sapatos adequadamente

Limpe os sapatos antes de guardá-los

Ainda que você chegue muito cansado em casa, doido para já cair na cama e relaxar, resista à tentação de colocar seus sapatos sujos no armário! Nesse caso, é preferível que você deixe o sapato em um cantinho da casa e o higienize posteriormente, quando já estiver com as energias renovadas, uma vez que o ideal é acomodar os sapatos já devidamente limpos, a fim de evitar que as sujidades impregnem neles. Isso sem contar que esse cuidado também impede que outros problemas desagradáveis surjam, como é o caso do aparecimento de odores. Para limpar seus sapatos, use um pano macio e, quando necessário, lance mão de um polidor em cera ou creme. Se a intenção for dar brilho aos seus pares, passe suavemente uma escova de cerdas macias e finalize lustrando com uma flanela.

Evite empilhar seus calçados

Um erro bastante comum na hora de guardar os calçados é colocar um par sobre o outro. Esse tipo de armazenamento, além de deformar os sapatos, pode manchá-los e causar arranhões e marcas irreversíveis. Se forem guardados fora de caixas e saquinhos, aposte no alinhamento dos pares, colocando um ao lado do outro. Então guarde a dica: empilhados nunca mais!

Use caixas e sacos específicos

Evite deixar os sapatos em caixas de papelão, propensas ao aparecimento de traças e baratas, ou sacos plásticos, que impedem que o ar circule. O ideal é colocar os pares dentro de sacos de flanela ou de TNT, de preferência com um visor. Outra alternativa interessante é investir em caixas organizadoras transparentes em pet ou polipropileno, que facilitam a visualização do conteúdo. Ah, e no caso das caixas, lembre-se de que elas devem ter algum tipo de entrada de ar para que o sapato respire e não venha a mofar.

Faça a mobília funcionar a seu favor

Use armários, nichos, prateleiras, sapateiras e closets para guardar seus sapatos de uma maneira prática, segura e organizada. Quando se tem vários níveis para guardar os calçados, melhor ainda, pois assim os pares podem ser categorizados por cores e modelos. Uma prateleira pode, por exemplo, acomodar as botas, uma outra pode receber os tênis, a outra pode armazenar sapatilhas, outra fica por conta das sandálias e assim por diante. Se sua casa é pequena e não conta com um móvel específico para guardar seus sapatos, aposte em camas com gavetas ou sapateiras organizadoras que podem ficar atrás da porta ou na área de serviço.

Observe o tipo de material

Na prática, cada tipo de sapato requer cuidados especiais. Os de couro devem ter o pó tirado com um pano seco e, eventualmente, precisam ser engraxados, para impedir que o sapato resseque. Os sapatos de verniz precisam ser limpos com uma escovinha macia ou um pano úmido. Já os pares de camurça pedem limpeza com produtos apropriados para o material. No caso de sapatos de plástico, lave-os com água gelada e sabão de coco para evitar o mau cheiro. E independentemente do material, lembre-se de nunca os guardar molhados, pois isso é um prato cheio para o surgimento de mofo, viu?

Aprenda com nossas dicas extras

  • Se for guardar sapatos durante uma temporada inteira, para usá-los só alguns meses depois, enrole-os em folhas de jornal para protegê-los do mofo causado pela umidade;
  • Para identificar mais rapidamente os pares, colo etiquetas explicativas ou fotografias nas caixas ou nos saquinhos;
  • Não lave os sapatos com muita frequência, já que o excesso de água, além de favorecer o surgimento do mofo, pode afetar a integridade do material;
  • De tempos em tempos, coloque um pouquinho de bicarbonato de sódio no interior dos sapatos fechados, pois esse pó multiuso é desodorizador e combate o mofo.

E aí, gostou das nossas dicas de como guardar os sapatos? Vai colocá-las em prática desde já? Que outras estratégias você adota na hora de guardar seus calçados? Comente aqui e compartilhe suas dicas e sugestões conosco!

Aproveitando a deixa, confira o que nossos melhores parceiros prepararam para você comprar seus sapatos novos:

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!
Recommended For You