Variedades

Chega de mofo: saiba como guardar os sapatos adequadamente

Os calçados são acessórios que complementam os looks com estilo, personalidade e, claro, muita funcionalidade! No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, a fim de evitar mofo nos sapatos.

Há quem tenha sapatos de várias cores, estilos e materiais, como também há quem prefira ter pouquíssimos pares, de modelos mais básicos.

No entanto, independentemente da quantidade, do material e do estilo, um detalhe é fato: se as pessoas não cuidam bem de seus calçados, tanto sua beleza como sua vida útil acaba ficando comprometida.

Deste modo, pare e pense por um minutinho sobre como você tem cuidado dos seus sapatos. Será que eles estão sendo guardados da maneira correta no seu closet?

Se você quer conservar seus pares bonitos e íntegros por mais tempo, chegou o seu momento! Confira o nosso conteúdo completo e descubra como guardá-los da forma correta.

Aproveite para fazer o seu cadastro no Méliuz. Desta forma, você encontra os melhores cupons de desconto e ganha cashback para fazer a compra de novos sapatos!

 

Como evitar mofo nos sapatos?

Você é uma pessoa que possui muitos calçados? Se a resposta for sim, é bem provável que você encontre algumas dificuldades no momento de guardá-los, não é mesmo?

Pois saiba que a forma com a qual você armazena os seus sapatos é fundamental para conservá-los. Ou seja, você pode estar correndo o sério risco de diminuir a durabilidade dos seus pares!

Sendo assim, para te ajudar a descobrir como evitar mofo nos sapatos, preparamos este conteúdo! Confira agora mesmo as nossas dicas e se prepare para colocá-las em prática:

1. Limpe os sapatos antes de guardá-los

Ainda que você chegue muito cansado em casa, doido para já cair na cama e relaxar, resista à tentação de colocar seus sapatos sujos no armário!

Neste momento, é preferível que você deixe o sapato em um cantinho da casa e o higienize posteriormente, quando já estiver com as energias renovadas, uma vez que o ideal é acomodar os sapatos já devidamente limpos, a fim de evitar que as sujeiras se mantenham neles.

Isso, sem contar que esse cuidado também impede que outros problemas desagradáveis surjam, como é o caso do aparecimento de odores.

Desta forma, para limpar seus sapatos, use um pano macio e, quando necessário, lance mão de um polidor em cera ou creme. Se a intenção for dar brilho aos seus pares, passe suavemente uma escova de cerdas macias e finalize lustrando com uma flanela.

2. Evite empilhar seus calçados

Um erro bastante comum na hora de guardar os calçados é colocar um par sobre o outro. Esse tipo de armazenamento, além de deformar os sapatos, pode manchá-los e causar arranhões e marcas irreversíveis.

Sendo assim, se eles forem guardados fora de caixas e saquinhos, aposte no alinhamento dos pares, colocando um ao lado do outro. Então guarde a dica: empilhados nunca mais!

Aproveite e confira também os nossos Guias de Compras sobre tênis de academia e tênis para corrida

3. Use caixas e sacos específicos

Evite deixar os sapatos em caixas de papelão, propensas ao aparecimento de traças e baratas, ou sacos plásticos, que impedem que o ar circule.

Ou seja, o ideal é colocar os pares dentro de sacos de flanela ou de TNT, de preferência com um visor.

Além disso, outra alternativa interessante é investir na utilização de caixas organizadoras transparentes em pet ou polipropileno, que facilitam a visualização do conteúdo. 

Ah, e no caso das caixas, lembre-se de que elas devem ter algum tipo de entrada de ar para que o sapato respire e não venha a mofar.

4. Faça a mobília funcionar a seu favor

Use armários, nichos, prateleiras, sapateiras e closets para guardar seus sapatos de uma maneira prática, segura e organizada.

Aqui, quando se tem vários níveis para guardar os calçados, melhor ainda, pois assim os pares podem ser categorizados por cores e modelos.

Uma prateleira pode, por exemplo, acomodar as botas, uma outra pode receber os tênis, a outra pode armazenar sapatilhas, outra fica por conta das sandálias e assim por diante.

Se sua casa é pequena e não conta com um móvel específico para guardar seus sapatos, aposte em camas com gavetas ou sapateiras organizadoras, que podem ficar atrás da porta ou na área de serviço.

5. Observe o tipo de material

Na prática, cada tipo de sapato requer cuidados especiais. Os de couro devem ter o pó retirado com um pano seco e, eventualmente, precisam ser engraxados, para impedir que o sapato resseque.

Os sapatos de verniz precisam ser limpos com uma escovinha macia ou um pano úmido. Já os pares de camurça pedem limpeza com produtos apropriados para o material.

Além disso, no caso de sapatos de plástico, lave-os com água gelada e sabão de coco para evitar o mau cheiro. E independentemente do material, lembre-se de nunca os guardar molhados, pois isso é um prato cheio para o surgimento de mofo, viu?

Leia também: modelos de tênis em alta

Aprenda com nossas dicas extras

Além das dicas já apresentadas por aqui, nada melhor do que conhecer também outras formas assertivas de evitar mofo nos sapatos, não é mesmo?

Desta maneira, confira conosco como não somente armazenar os seus sapatos, como também conservá-los por mais tempo:

  • Se for guardar sapatos durante uma temporada inteira, para usá-los só alguns meses depois, enrole-os em folhas de jornal para protegê-los do mofo causado pela umidade;
  • Para identificar mais rapidamente os pares, coloque etiquetas explicativas ou fotografias nas caixas ou nos saquinhos;
  • Não lave os sapatos com muita frequência, já que o excesso de água, além de favorecer o surgimento do mofo, pode afetar a integridade do material;
  • De tempos em tempos, coloque um pouquinho de bicarbonato de sódio no interior dos sapatos fechados, pois esse pó multiuso é desodorizador e combate o mofo.

Viu como é mais do que possível investir no cuidado dos seus sapatos? Portanto, comece a colocar as nossas dicas em prática e tenha à sua disposição todos os benefícios possíveis!

Onde comprar sapatos com desconto?

Agora que você já sabe como guardar os sapatos adequadamente, chegou o momento de descobrir também quais são as lojas nas quais é possível comprar novos pares de sapatos.

Neste momento, a boa notícia é que são várias as opções disponíveis no mercado. Logo, você poderá encontrar os mais diferentes tipos de sapatos à sua disposição.

Confira alguns exemplos:

Com o Méliuz, você encontra os melhores cupons de desconto para utilizar nas suas compras online. Portanto, baixe o nosso app no seu celular e acompanhe de perto todas as novidades e oportunidades para economizar!

Vale a pena comprar sapatos na Black Friday?

Se você se considera uma daquelas pessoas que não perde uma oportunidade sequer para economizar, não deixe de aproveitar a Black Friday para fazer as suas compras!

O evento, que acontece no dia 25 de novembro, traz consigo uma série de descontos e ofertas especiais. Logo, você pode comprar sapatos com uma maior economia.

Sendo assim, aproveite para conferir as melhores lojas para comprar na Black Friday e renove o seu look com novos pares de sapatos.

E aí, gostou das nossas dicas de como guardar os sapatos? Vai colocá-las em prática desde já? Que outras estratégias você adota na hora de guardar seus calçados? Comente aqui e compartilhe suas dicas e sugestões conosco!

Aproveitando a deixa, confira o que nossos melhores parceiros prepararam para você comprar seus sapatos novos:

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

12 Comentários

  • Stela

    Comprei um baú de fibras sintéticas para guardar meus sapatos, pois do guatda-roupas estavam mofando.
    Será que fiz a escolha certa?

    • Lorena Campos

      Olá Janete, tudo bem? 😄
      Dentro do nosso blog, em especial na aba de “Variedades“, você encontra várias dicas e outros conteúdos incríveis! Tenho certeza que você vai adorar
      E ah, fique ligada no nosso blog que tem conteúdo novo toda semana! 🙌

  • Edileuza Almeida

    Meu sapato gosto de guarda na cx original só que diz uns furos nas laterais e na frente e jogo aqueles saquinhos que vem nós tênis anti mofo e que na cx eles permanece intacto vc acha melhor tirar

    • Lorena Campos

      Olá Edileuza, tudo bem? 😃
      As caixa impedem que o ar circule e, assim como falamos no post, são propensas ao aparecimento de traças e baratas.
      Te garanto que se você seguir as nossas dicas os seus sapatos não irão mofar, ok?
      Abraços!

  • Ana maria t f nunes

    Gosteo demais de suas dicas. Guardo os sapatos num compartimento de um armário, e dentro das caixas originais. Como aqui choveu muito algins mofaram. E tenho um de camurça que mofou. Limpei com um.paninho úmido e deixei secar. Mas o cheiro de mofo persiste. Deixei até ventilsr vários dias. O que debo fazer?

    • Lorena Campos

      Oi Ana, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário.

      Existem produtos indicados para a limpeza de camurça, você já chegou a usá-los? Acho que pode te ajudar.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *