Finanças

IOF 2023: o que é e quais são as mudanças?

Saiba como funciona e quais são as mudanças IOF 2023.

Você é uma daquelas pessoas que gostam de fazer as suas compras com o cartão de crédito? Se a resposta for sim, é muito importante entender sobre o que é e quais são as mudanças IOF 2023.

Isso porque, a partir de 2023, a alíquota referente ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para compras feitas no exterior, será reduzida de forma gradual, até deixar de existir.

Ou seja, a previsão para zerar o IOF sobre operações de câmbio e compras internacionais é de 2028. Até lá, você terá que arcar com uma porcentagem que, atualmente, se encontra em 5,38%.

No entanto, é possível se deparar com muitas dúvidas quando falamos sobre as mudanças IOF 2023. Neste caso, fique tranquilo! Afinal de contas, preparamos um conteúdo completo para você!

Portanto, se você deseja entender como as mudanças na cobrança do IOF a partir de 2023 podem afetar a sua vida, fique com a gente! Leia até o final e aproveite para tirar todas as suas dúvidas.

Aproveite para ler também e descobrir tudo o que você precisa saber sobre o Calendário PIS 2023

Em primeiro lugar, o que é o IOF?

A sigla IOF diz respeito ao Imposto sobre Operações Financeiras. Aqui, temos um imposto federal pago tanto por pessoas físicas quanto jurídicas mediante a realização de operações financeiras.

Neste momento, é importante entender que a incidência do IOF passa por diferentes tipos de operações, como por exemplo as de crédito, de títulos e valores mobiliários, câmbio, seguro, entre outros.

Vamos supor que você precise contratar um empréstimo para colocar a sua vida financeira em dia. No momento de pagar cada uma das parcelas, você também estará arcando com a alíquota do IOF.

Contudo, você também já se perguntou para onde vai o valor cobrado de impostos? No caso do Imposto sobre Operações Financeiras, além de ser uma das fontes de arrecadação do governo, ele é utilizado para o controle da economia.

Agora, vale a pena compreender também quais são as operações nas quais acontece a cobrança do IOF. Para isso, basta continuar a sua leitura com a gente e descobrir. Vamos lá?

Quando o IOF é cobrado?

Não sabe em quais ocasiões haverá a cobrança do IOF? Nós já mencionamos que ele é cobrado tanto nas operações de crédito, como também câmbio, títulos e valores imobiliários e seguro, certo?

Mas, para ser mais específico ainda, selecionamos alguns dos exemplos mais comuns onde o Imposto sobre Operações Financeiras é cobrado. Confira com a gente e tire as suas dúvidas:

Ah, é muito importante ressaltar que o valor do IOF que será cobrado pode variar de acordo com vários fatores. O que inclui, por exemplo, o tipo e o valor de uma operação, além do tempo.

Confira também a nossa lista completa com as melhores opções de aplicativos para ganhar dinheiro

Quais as mudanças IOF 2023?

Como você pode compreender, a alíquota do IOF que incide sobre as compras internacionais vai passar por uma mudança. Sendo que ela será reduzida anualmente, até deixar de existir.

Até dezembro de 2022, o IOF cobrado sobre compras feitas no exterior (online ou presencialmente), tanto com o seu cartão de crédito, como também com o cartão pré-pago, correspondia a 6,38%.

No entanto, com as mudanças IOF 2023, essa porcentagem vai começar a diminuir com o passar dos anos. Sendo que o objetivo principal é que ela deixe de existir por completo em 2028.

Sendo assim, se você fizer uma compra internacional hoje, a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras será de 5,38%. Agora, descubra com a gente qual é o cronograma oficial:

  • 5,38% a partir de 2023;
  • 4,38% a partir de 2024;
  • 3,38% a partir de 2025;
  • 2,38% a partir de 2026;
  • 1,38% a partir de 2027;
  • Zero a partir de 2028.

Contudo, as mudanças IOF 2023 não param por aí! O decreto também prevê algumas alterações no que diz respeito à compra de moeda estrangeira. Vamos descobrir quais são?

Mudanças IOF 2023 na compra de moeda estrangeira

O decreto referente à redução na alíquota do IOF também vai influenciar na compra de moeda estrangeira. Sendo que o foco principal é que ela também seja zerada a partir de 2028.

Hoje, a taxação para a compra de moeda estrangeira está em 1,1%. Além disso, as demais operações de câmbio também estarão com o IOF zerado. No entanto, somente a partir de 2029.

Leia também o nosso material completo com todas as novidades sobre o Saque-aniversário FGTS

Quem precisa pagar o IOF?

De forma direta e prática: todas as pessoas físicas e jurídicas que realizam operações financeiras precisam pagar o IOF.

E, como foi possível perceber, são várias as operações nas quais existe a incidência do IOF, como é o caso das operações de crédito, seguro, etc.

É possível me isentar da cobrança do IOF?

Antes de finalizar o nosso conteúdo, precisamos responder uma das principais dúvidas sobre a cobrança do IOF: existe a possibilidade de não pagar o imposto em operações financeiras?

A resposta é: não! O Imposto sobre Operações Financeiras é um tributo que incide sobre todos os tipos de operações financeiras. Logo, você terá que arcar com o seu pagamento.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre as mudanças IOF 2023, não podemos deixar de mencionar a importância por trás de uma maior responsabilidade na hora de utilizar o seu cartão de crédito, né?

Ou seja, antes de fazer uma compra internacional, é fundamental se planejar! O que envolve, por exemplo, entender se é melhor fazer o pagamento à vista, parcelado ou no crédito.

Para mais dicas financeiras, basta continuar acompanhando o nosso blog, ok? Obrigado pela companhia!

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *