Finanças

Como organizar as finanças do casal? Confira dicas práticas e 3 histórias inspiradoras que deram certo!

Descubra como organizar as finanças do casal e evitar crises

Você encontra dificuldades no momento de organizar as finanças do casal? Este pode ser um problema mais comum do que se imagina!

As comédias românticas nos ensinam que os relacionamentos sempre funcionam melhor quando tudo são flores, grandes aventuras e fogos de artifício. Imagina se tudo fosse sempre assim?

No entanto, o que acontece é que, em determinado ponto, os relacionamentos ficam mais sérios e os casais começam a falar sobre outros assuntos, como o aluguel e as contas de casa, gerando assim a necessidade de ter um planejamento financeiro.

E, como já sabemos, falar sobre finanças pode ser complicado, né? Nesse momento, inúmeras dúvidas vêm à tona e muita gente se pergunta quais são os gastos médios de um casal, como dividir as despesas ou até qual o melhor app de finanças.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o que fazer quando chegar a hora de organizar as finanças do casal. Separamos algumas sugestões bem práticas e até alguns relatos de casais que encontraram seu próprio jeito de lidar com as finanças a dois.

Portanto, acompanhe conosco e descubra como ter uma vida financeira saudável! Vamos lá?

E se você gosta de economizar, não deixe de baixar o app e crie sua conta Méliuz! É 100% gratuita e você pode fazer Pix, pedir seu cartão de crédito, comprar Bitcoin e aproveitar o cashback e cupons de desconto das melhores lojas do Brasil!

Aproveite para conferir com a gente também algumas das melhores opções de jogos para ganhar dinheiro

Como organizar as finanças do casal?

Vale lembrar que não existe certo ou errado quando o assunto é como organizar as finanças do casal – existe o melhor para vocês! Mas uma coisa é certa: com diálogo e sinceridade, administrar a vida financeira do casal se torna muito mais simples.

E, para ajudar a começar a organizar as finanças, listamos 5 dicas que podem fazer toda a diferença na hora de cuidar do dinheiro do casal e lidar com as despesas da maneira mais saudável possível.

1. Sejam transparentes: conversem sobre dinheiro

A gente já falou ali em cima, mas não custa repetir: com diálogo e sinceridade, organizar a vida a dois será infinitamente mais fácil.

Especialmente antes de tomar qualquer decisão, deve haver conversa. Sabemos que falar sobre dinheiro ainda é um tabu para muita gente, mas vale a pena começar a desconstruir esse costume.

Sendo assim, mesmo que começando aos pouquinhos, é importante conversar sobre experiências financeiras, falar sobre sua relação com dinheiro e entender que, acima de tudo, vocês estão nessa juntos!

2. Façam um planejamento dos gastos do casal

Para organizar as finanças, sejam elas individuais, do casal ou da família, é necessário se organizar. Por isso, organizem um planejamento financeiro.

Comecem criando um orçamento, em que será possível estimar os gastos do casal e entender também as despesas criadas a dois – sejam gastos fixos, como o aluguel, ou gastos variáveis, como contas de água e energia.

Além disso, não se esqueça de estimar as receitas, ou seja, todos os ganhos do casal – que podem incluir salário, recebimentos de aluguéis ou outras rendas extras.

Essas fontes de renda também podem ser fixas ou variáveis e vão ajudar a entender a saúde financeira do casal, indicando oportunidades de reduzir certos gastos ou até de começar a realizar investimentos para os sonhos em conjunto.

Aproveite e conheça também as 10 melhores empresas de empréstimo online em 2022

3. Definam metas em conjunto

Lembra que falamos no começo que vocês estão juntos nessa? As despesas de um casal são feitas a dois, por isso, nunca se esqueçam: vocês são um time!

E, como um time, após conversar sobre dinheiro e deixar tudo planejado, o próximo passo é definir metas em conjunto. Estabeleçam prioridades, deem preferência às despesas essenciais, como saúde e alimentação, e evitem os gastos supérfluos, como idas excessivas a restaurantes.

Este é um ótimo momento para ir fundo nas conversas sobre dinheiro e pensar juntos sobre quais são os sonhos de cada um(a), do que faz sentido abrir mão para realizá-los e como podem se ajudar para chegar lá.

No entanto, não se esqueçam: a vida financeira de um casal deve ser definida a dois. É preciso que as decisões considerem o momento financeiro de cada pessoa e que os planos sejam benéficos para ambas as partes. Afinal, time é time, não é?

4. Criem uma reserva financeira 

Criar uma reserva financeira é uma dica básica que será extremamente importante para a vida financeira do casal.

Basicamente, trata-se de reservar um valor suficiente para cobrir seus custos de vida por cerca de 6 meses, em média. Ou seja, a ideia é ter um dinheiro guardado para que vocês possam manter a tranquilidade no caso de alguma emergência – como a perda de emprego, por exemplo. 

Para construir essa reserva, a sugestão é ir separando, pelo menos, 10% da renda líquida total, se houver unificação de contas, ou individual, caso não houver. E, mesmo depois de completar a reserva financeira, esse valor mensal pode ser investido em planos a longo prazo do casal, como um novo apartamento ou uma viagem a dois.

É importante ter em mente que, independente das estratégias escolhidas, as reservas financeiras nos ajudam a lidar com situações emergenciais e elas são adaptáveis à realidade de qualquer casal.

Portanto, considerem essa reserva como algo que vai ajudar vocês a se sentirem ainda mais à vontade para lidar com dinheiro e conversar sobre isso.

Veja quais os melhores aplicativos para ganhar dinheiro!

5. Apps para ajudar nas finanças do casal

Depois que os smartphones surgiram, a gente busca aplicativo pra tudo, né? Para organizar as finanças do casal não seria diferente. A ideia de organizar a vida financeira, na palma da nossa mão, é um tanto quanto tentadora e, felizmente, é possível!

Aplicativos como o Otto – assistente financeiro e o Guia Bolso são excelentes opções para quem busca um app para ajudar nas finanças do casal! 

Desse modo, o Otto funciona como uma assistente virtual e auxiliará você com as suas despesas. Além do mais, ele possibilita uma gestão financeira integrada – basta que cada pessoa tenha o app instalado em seu celular!

Já o Guia Bolso permite o acompanhamento de finanças, com possibilidade de trabalhar de maneira articulada, com cartões de diferentes bancos. Incrível, né?

6. Aprendam sobre educação financeira

Um dos principais obstáculos que impedem um casal de administrar as suas finanças é a falta de conhecimento sobre educação financeira.

Hoje, infelizmente é comum encontrar casais repletos de dívidas e que acabam gastando muito mais do que ganham. A má administração das finanças, inclusive, é responsável por gerar crises entre o casal.

Sendo assim, que tal investir um período de tempo para fazer um curso sobre educação financeira? Com isso, será possível ter uma relação mais saudável com o dinheiro.

7. Façam acordos sobre os gastos de casa

Como você já pode ter percebido, para organizar as finanças do casal, a comunicação é essencial. Por isso, não deixem de fazer combinados sobre os gastos domésticos.

Ou seja, surgiu a ideia de reformar um cômodo? Conversem sobre isso! Vejam se a realidade financeira permite que a reforma seja feita no momento atual e elaborem juntos um orçamento.

A falta de diálogo sobre os gastos de casa pode acabar gerando vários conflitos entre o casal. Sendo assim, não deixem de se comunicar um com o outro e tomar as melhores decisões financeiras.

8. Busquem economizar juntos

Economizar é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de organizar as finanças do casal. Afinal, a estratégia traz segurança não somente para o presente, como também para o futuro.

Deste modo, é fundamental que o casal busque traçar estratégias para economizar! Juntos, ambos podem, por exemplo, ao invés de jantar fora, preparar uma refeição em casa.

A economia obtida pelo casal pode abrir as portas para planos futuros, como uma viagem para outro país.

Aproveite para conhecer novas formas de fazer renda extra

Quais os principais erros na administração financeira do casal?

Agora que você já sabe quais são as principais dicas para organizar as finanças do casal, que tal conhecermos também quais são os erros mais comuns no controle financeiro?

Se você deseja acertar no momento de controlar as suas finanças, confira quais erros não deve cometer:

1. Não abrir o jogo sobre as finanças

A falta de diálogo dentro de um relacionamento é um dos principais motivos para brigas e términos. No caso das finanças, isso não pode ser diferente!

Deste modo, não esconda nada relacionado às finanças do casal. Se você possui alguma dívida ou acabou gastando mais do que realmente deveria, converse sobre isso!

Não abrir o jogo e esconder questões financeiras é um erro que pode colocar o seu relacionamento em risco!

2. Atrasar os pagamentos

Um outro erro que deve ser evitado por um casal são os atrasos nos pagamentos. Isso porque, ao deixar de pagar uma conta, você terá que lidar com juros e demais taxas.

Ou seja, uma simples conta que deixou de ser paga dentro do período previsto pode se tornar uma bola de neve!

Sendo assim, o correto a ser feito é pagar as suas contas sempre no dia certo e, se necessário, busque negociá-las. Inclusive, que tal buscar uma fonte de renda extra para não atrasar nenhum pagamento?

Veja também como ganhar dinheiro na internet

3. Esquecer de guardar dinheiro

Emergências podem surgir da noite para o dia. Com isso, nada melhor do que estar preparado para quando elas chegarem, certo?

Um erro muito comum entre casais, principalmente os mais jovens, é a falta de uma reserva financeira.

Logo, o ideal é ir construindo aos poucos um fundo de emergência. Afinal, ele será o responsável por cobrir aqueles gastos que surgem de última hora, não comprometendo o orçamento mensal.

4. Não ter um planejamento financeiro

Se, como casal, vocês desejam chegar até algum lugar ou realizar um sonho, como a compra de um carro novo, será necessário ter em mãos um planejamento financeiro.

O primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é identificar e compreender qual é a realidade financeira do casal. Isso ajudará a, por exemplo, definir limites de gastos.

Deste modo, após se planejarem, será possível traçar estratégias para economizar, ganhar renda extra, além de definirem quais serão os próximos passos para alcançar os seus objetivos financeiros.

Além disso, aproveite e conheça o melhor cartão de crédito sem anuidade em 2022

Como deve ser a vida financeira de um casal?

Como já enfatizamos, não existe uma receita pronta para organizar a vida financeira de um casal. Diferentes casais se organizam financeiramente de maneiras completamente diferentes, e tudo bem.

Sendo assim, o importante é dialogar com o seu parceiro ou parceira e nunca se esquecer de que vocês são um time e devem tomar todas as decisões juntos!

A seguir, você poderá encontrar algumas dicas sobre como organizar as finanças do casal com maior assertividade! Leia e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Conta conjunta é a solução para as finanças do casal?

Quando o assunto são as finanças do casal, outro assunto que sempre vem à tona é a tal da conta conjunta.

Muitas pessoas se questionam sobre unificar contas e sobre a divisão de contas, quem paga o que, quem paga quanto. Mas e aí, a conta conjunta é ou não a solução?

Não existe uma única resposta para essa pergunta. Deve vir de cada casal a decisão de como se organizar ao pagar contas, sendo a conta conjunta, o 50/50 e a proporção as decisões mais comuns.

Sendo assim, no caso de conta conjunta, o casal junta toda a sua receita, sem se apegar muito à sua origem. No 50/50, todas as contas são divididas igualmente entre ambas as partes.

Já no modelo por proporção, assim como o nome sugere, as contas são divididas de maneira proporcional, baseado na receita de cada um.

A melhor dica para descobrir o melhor modelo para vocês é experimentando! Quem sabe não vale testar por alguns meses cada um desses formatos?

Por fim, para ilustrar como não existe mesmo uma fórmula para lidar com as finanças do casal, nós trouxemos três histórias reais, completamente diferentes, retiradas do blog Find Joy:

Sintonia: estejam na mesma página

Para Jeff e Paige, estar na mesma página, quando se trata de valores, é uma parte importante de um relacionamento bem-sucedido. E é igualmente importante quando se trata de finanças.

Deste modo, podemos entender que o que funciona para eles é garantir que ambos estejam sempre trabalhando em direção a objetivos compartilhados.

Para eles, se cada um consegue atingir a sua meta de economia individual e todas as contas do casal forem pagas, eles estão fazendo um bom trabalho.

Equilíbrio nas finanças do casal

Erica e Jordan acreditam que a ideia do 50/50 não funciona para a maioria dos casais. Para eles, é importante criar uma maneira pela qual os dois parceiros sintam que estão contribuindo para o seu bem-estar financeiro.

Juntos há 14 anos, e casados há 7, o casal se mudou para Londres após Jordan receber uma oferta de emprego. Embora felizes com a aventura, o salário de Jordan dobraria, e o de Erica cairia pela metade.

Sendo assim, em busca do equilíbrio das finanças, o casal, que acredita que nada se baseia em quanto a pessoa ganha, optou por colocar todo seu dinheiro em uma conta conjunta para garantir que todas as suas necessidades fossem atendidas e que estavam economizando para objetivos futuros.

Finanças do casal: Sejam um time

Ken e Karen, juntos há 29 anos, acreditam que, para um relacionamento ser bem-sucedido financeiramente, os dois parceiros precisam participar ativamente das finanças, embora possam desempenhar papéis muito diferentes.

Karen gerencia as contas mensais e Ken fica responsável pelo investimento e construção de riqueza. E, quando se trata das finanças do casal, todas as decisões são tomadas em conjunto.

Desta forma, o casal adotou a filosofia de que eles são mais capazes de realizar mais juntos do que por conta própria. Além de optarem por contas conjuntas, eles também estabeleceram um limite para quanto dinheiro pode ser gasto sem o parceiro ser consultado – acima de US$500, eles precisam de um acordo absoluto.

E então, gostaram? Depois dessas dicas, espero que administrar as finanças do casal se torne um desafio mais fácil. Não se esqueçam: não tem fórmula, nem certo e errado, a única regra é o diálogo!

Saiba quais os melhores investimentos hoje!

Portanto, conversem bastante e criem momentos confortáveis e leves para falar das finanças. Com certeza isso vai ajudar a manter as finanças mais organizadas e o casal muito mais feliz.

E vocês, também têm uma história legal ou uma dica para compartilhar com os aqueles que querem descobrir como deve ser a vida financeira de um casal? Contem pra gente aqui nos comentários!

Não deixe de conferir com a gente alguns dos melhores cartões de crédito pré-pago para solicitar em 2023!

Lorena Campos é publicitária e mestranda em Comunicação Social pela PUC-MG. Atualmente, é responsável pela estratégia de conteúdo do Blog do Méliuz, sendo responsável principalmente pelo calendário editorial.

2 Comentários

  • Vítor

    Bem legal! Dicas para economizar sempre são muito úteis! Ainda mais para economia em casal! 🙂
    Deixo a dica de um ebook que baixei gratuitamente pela Amazon e achei muito bom, tem me ajudado bastante, o ebook 49 dicas fabulosas de economia doméstica : https://amzn.to/3dbLfF3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *