Variedades

Microondas: que materiais são recomendados?

Foi-se o tempo em que o forno microondas servia apenas para aquecer alimentos e estourar pipoca. Hoje, todos sabem que podemos preparar tudo quanto é tipo de comida de forma muito mais rápida e prática. E olha que não estou falando de pratos prontos congelados!

Eu lembro que me espantei quando comecei a ver microondas com opções de “brigadeiro”, “arroz” ou “lasanha”. Mas hoje isso é muito comum. Porém, cozinhar utilizando o microondas requer um cuidado muito específico: que vasilhas podemos utilizar? qual material é adequado?

Todo mundo já sabe, mas é bom repetir: metais (como o alumínio) não podem ser aquecidos no microondas de forma alguma! Isso pode causar acidentes sérios e inclusive danificar seu forno. Mas existem outros materiais que você deve tomar cuidado.

Leia mais: Como para ganhar dinheiro na internet

Materiais que não podem ser colocados no microondas

  • Metais;
  • Plásticos (eles podem derreter ou liberar substâncias tóxicas no alimento, porém existem algumas exceções).

Materiais que podem ser levados ao forno microondas

  • Vidros refratários (ideais para o cozimento);
  • Vidros comuns (apenas para aquecimento);
  • Porcelana e louça(apenas para aquecimento);
  • Cerâmica vitrificada
  • Papeis absorventes (guardanapos, papel-toalha, etc.)
  • Plástico próprio para uso em microondas (procure por essa instrução no momento de comprar o recipiente);

Veja também: Quer comprar panela? Guia Definitivo de Compra de Panelas

Cuidados ao usar o forno microondas

Nem tudo se resume ao material dos recipientes escolhidos. Como tudo na vida, precisamos tomar cuidado com alguns detalhes para que tudo saia como o planejado.

  • Tenha certeza de que o plástico utilizado é realmente próprio para microondas. Alguns plásticos não suportam o calor e derretem. Outros podem liberar substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde. Portanto, fique bastante atento às instruções na embalagem da vasilha.
  • Qualquer detalhe de metal ou brilho metálico em alguma vasilha já é considerado proibido para o uso no microondas, mesmo que não esteja em contato com a comida ou seja muito pequeno. Então, tenha bastante cuidado.
  • Alimentos com casca mais grossa, como ovos, batatas e berinjelas, correm perigo de “explodir” quando aquecidos no microondas. Isso acontece porque a casca funciona como uma panela de pressão e, como não há válvula de segurança, eles simplesmente estouram. Por isso, você deve fazer um pequeno furo para liberar a pressão.
  • Cuidado também ao aquecer água no microondas. Como ela é aquecida de dentro pra fora, o seu interior pode chegar a uma temperatura muito alta e basta que uma colher seja colocada no recipiente para que a região superaquecida se torne vapor e estoure. Geralmente, basta o movimento giratório do microondas para impedir esse superaquecimento, porém, o cuidado é sempre importante.
  • Para ter certeza que um recipiente é adequado, basta colocá-lo no microondas sem alimento algum por cerca de 1 minuto. Os recipientes ideais devem manter a temperatura normal, sem aquecer. Mas lembre-se de não fazer esse teste com nenhuma vasilha de metal ou alumínio.

Microondas são práticos e essenciais

Tomando os devidos cuidados, o forno microondas se torna algo essencial e ideal para a sua praticidade ao cozinhar alimentos saudáveis sem demandar muito tempo ou esforço. Então, resta escolher o melhor modelo, tamanho, cor e marca que te agrade. Mas já temos sugestões importantíssimas sobre onde você pode comprar para obter os cupons de desconto, ofertas exclusivas e dinheiro de volta que só o Meliuz te dá.

Confira: Vale a pena comprar um umidificador de ar?

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

15 Comentários

  • Marga

    Obrigada me esclareceram minhas dúvidas , tinha medo de usar por me falaram que o micro causa câncer, porisso resolvi pesquisar. Amei li bastante , adorei agora vou usar muito mais meu micro ,lógico com precauções. ….

  • Neuza Celere

    Senhores, boa tarde!
    Eu preciso saber de saco plástico por apenas alguns minuto no microondas. Apenas para dar um “susto” no legume cru. Ex. abobrinha
    Desde já obrigada.

    • Lorena Campos

      Olá Neuza, tudo bem? 😃
      O plástico derrete em altas temperaturas, dê preferência para produtos feitos para ir ao microondas. Ok?
      Abraços!

  • Adriana Oliveira Martins

    Fui esquentar um arroz na panela de alumínio e o microondas ia incendiando.quase tive um infarto, não sabia 😱

    • Lorena Campos

      Meu deus Adriana, espero que tenha ficado tudo bem.

      Para microondas e fornos elétricos, fuja do alumínio, ok?

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *