Presentes,  Shopping

Tradições de Natal, dicas de presentes e tudo o que você precisa saber sobre a data

Descubra tudo sobre as tradições de Natal e o que essa data significa

Você é uma daquelas pessoas apaixonadas pelas tradições de Natal? Se sim, pode ter certeza que vai amar ler todo o nosso conteúdo!

Afinal, separamos dicas, curiosidades e tradições de Natal, que é uma das datas mais esperadas do ano, para te ajudar a aproveitar o dia com a sua família!

Portanto, descubra as melhores dicas de presentes de Natal, as melhores curiosidades sobre a data, a origem de seus principais símbolos, como a árvore de Natal e muito mais. Acompanhe a gente e descubra tudo o que você precisa saber sobre a data!

Veja também: Presente Dia dos Pais e Presentes para Namorada

Curiosidades sobre o Natal

Inspirado na figura de São Nicolau, o Papai Noel é conhecido em alguns países como Santa Claus. Já, em Portugal, é conhecido como Papai Natal.

Além de variações para o nome do Noel, diferentes países possuem diferentes tradições natalinas, com diferentes pratos para a ceia e, em alguns casos, até com uma data diferente para a celebração!

Na Rússia e em outras partes, por exemplo, o Natal é comemorado no dia 6 de janeiro pela Igreja Ortodoxa. Vocês sabiam disso?

Já na França, a chamada Reconciliação de Natal é um momento para visitar os seus inimigos, para se reconciliar com eles.

E já que estamos falando de curiosidades sobre o Natal em outros países, você sabe quando foi montado o primeiro presépio no mundo? Ele foi montado por São Francisco, na cidade de Assis, Itália, no séc. XII.

Incrível pensar em como o Natal muda ao redor do mundo, né? Mas já que estamos no Brasil, que tal falar das nossas tradições de Natal e da tão esperada ceia natalina? Fique de olho que falaremos tudo sobre a data no Brasil!

Como são as tradições de Natal típicas no Brasil?

O Brasil é um país predominantemente católico, seguido pelos evangélicos. Por isso, o nascimento do menino Jesus, ou Natal, é comemorado na maioria dos lares brasileiros.

A ceia de Natal geralmente acontece na noite do dia 24 de dezembro e, no Brasil, as tradições de Natal envolvem pratos típicos, como: chester, peru e rabanada.

Além disso, outro costume dos brasileiros é reunir a família no Natal e presentear uns aos outros e, principalmente, os pequenos, que pedem presentes em cartinhas para o Papai Noel.

Em suma, o Natal típico no Brasil é um momento de confraternização, tanto em ambientes familiares como em ambientes corporativos.

Aproveite e leia também o nosso conteúdo completo sobre as melhores lojas para comprar na Black Friday

Tradições de Natal ao redor do mundo

As celebrações e confraternizações durante o inverno já eram realizadas bem antes da Festa de Natal ser comemorada no dia 25 de dezembro.

Sendo que essas celebrações tiveram origem na Europa para comemorar o fim da estação.

As tradições natalinas passam de geração para geração e ainda mantêm a essência de seus símbolos. Essas tradições de Natal conservam a chama do espírito natalino nas pessoas.

Sendo assim, que tal conhecer quais são as principais tradições típicas do Natal?

1. Ceia de Natal

Desde a antiguidade, os europeus tinham o costume de deixar suas portas abertas no mês de dezembro para receber viajantes.

Desse modo, eles ceavam com a família e dormiam para partir no dia seguinte de manhã.

Esse costume tornou-se a ceia de Natal: um jantar que reúne amigos e familiares na mesma mesa. No Brasil, é costume servir o famoso peru acompanhado de frutas tropicais.

2. Papai Noel

A história do Papai Noel foi baseada na de São Nicolau, um bispo de Mira que viveu por volta de 300 d.C.

Ele era famoso por distribuir presentes às crianças carentes e por  ajudar financeiramente pessoas em situação de pobreza.

Além disso, ele costumava deixar um saco de moedas na chaminé das moradias de quem precisava de dinheiro. Por isso, falamos que o Papai Noel desce pela chaminé com um saco de presentes!

3. Árvore de Natal

A utilização de uma árvore como enfeite natalino começou a virar tradição na Idade Média no ano de 1530.

Dizem que Martinho Lutero costumava andar por uma floresta onde havia muitos pinheiros, olhou para o céu e viu diversas estrelas. 

Ele, então, resolveu levar um pinheiro para a casa e colocar uma estrela no topo, para simbolizar a sua visão da estrela que guiou os três magos até Jesus, como narra a Bíblia.

Não sabe o que comprar de presente no Natal? Aproveite e confira com a gente alguns dos melhores secadores de cabelo

4. Presépio

A tradição conta que o presépio foi criado por São Francisco de Assis. Ele criou um presépio (do latim praesepium, que significa estábulo) e recriou o nascimento de Jesus com atores e animais de verdade!

Esse cenário serviu para uma missa de Natal. O presépio ganhou a admiração dos fiéis e, em pouco tempo, todas as famílias faziam o seu presépio em casa.

Sendo assim, utilizam-se o presépio como uma das principais opções de decoração de Natal, seja em casa, em shoppings, entre outros.

5. Coroa de Natal ou Guirlanda

Feita de galhos verdes entrelaçados com cipreste, a coroa de Natal, também conhecida como Guirlanda, era usada pelos romanos antigos.

Eles a colocavam na porta de suas casas como sinal de saúde para seus moradores. Hoje, a coroa é decorada com 4 velas, cada uma para representar um domingo do advento. A cada domingo que se passa, uma vela é acesa.

6. A Estrela de Belém

Ela é colocada no alto da árvore natalina para representar a estrela que levou os três magos até o local de nascimento de Jesus.

Dessa maneira, ela possui quatro pontas que representam os pontos cardeais e uma cauda luminosa que lembra uma estrela cadente.

7. Os Três Reis Magos

A devoção aos três reis magos começou na Idade Média. Eles são mencionados no Evangelho de São Mateus: cada um dos magos trouxe um presente diferente para Jesus.

Belchior trouxe ouro, presente concedido aos reis, Gaspar trouxe incenso, presente concedido aos sacerdotes e Baltazar trouxe mirra, presente concedido aos profetas.

Desse modo, os magos reconheceram a realeza de Jesus, sua divindade e sua imortalidade.

8. Poinsétia ou Flor de Natal

Ela é comum no hemisfério norte por nascer no solstício de inverno nos meses de novembro e dezembro.

A Poinsétia é vermelha e tem origem no México. É associada ao natal devido a uma lenda mexicana, que conta a história de uma menina a caminho da missa de 25 de dezembro.

Ela estava triste por não ter nenhum presente para oferecer a Jesus. No caminho, foi pegando ramos secos de plantas. Quando chegou à igreja, chorou por ver a pobreza do seu presente.

Com as lágrimas da menina, os  ramos secos se transformaram em lindas flores vermelhas e brilhantes. Viu como as tradições de Natal são repletas de simbolismos e histórias?

9. O Azevinho

É um arbusto de folhas firmes cujos ramos verdes possuem espinhos afiados que contrastam com as bagas.

Ele é usado como enfeite natalino devido a sua utilização pelos povos antigos para afastar espíritos malignos.

Dessa maneira, o azevinho representa o amor e também a esperança. Geralmente é colocado nas portas das casas para dar proteção.

10. O Postal de Natal

O costume de mandar cartões com mensagens natalinas para amigos e familiares começou com Sir Henry Cole, um inglês muito rico que escrevia diversas cartas para seus entes na época de natal.

Como tinha pouco tempo para escrever as cartas, ele teve a ideia de criar um cartão postal com uma mensagem natalina e uma foto ilustrativa de uma ceia de Natal em família.

Portanto, conhecer as tradições de Natal é importante para que possamos compreender o real valor de seus simbolismos e de sua história. Assim poderemos manter essas tradições vivas, por muitos e muitos anos!

Ao investir na compra de decoração para o Natal, não deixe de fazer a instalação da Extensão do Méliuz no seu navegador! Assim, benefícios como cupom de desconto e cashback são ativados de forma automática, direto do site da loja.

Qual a origem da Ceia de Natal?

Já que estamos falando sobre tradições de Natal e sobre como o espírito natalino é celebrado no Brasil, que tal falar sobre um dos momentos mais esperados pelos brasileiros? 

Embora seja atribuída ao nascimento de Cristo na tradição católica, a origem da Ceia de Natal remonta a tempos bem anteriores à Jesus e aos registros bíblicos do Novo Testamento.

Relata-se que essa tradição tem origem na cultura Pagã, onde os banquetes natalinos eram preparados em comemoração ao solstício de inverno entre os cidadãos da aldeia e também como forma de presentear os entes queridos.

Além disso, um antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos que confraternizavam junto a família hospedeira influenciou a origem da Ceia de Natal. Interessante, né?

No Brasil, os pratos típicos da Ceia têm diferentes origens. A lentilha e o pernil, por exemplo, são dois alimentos considerados supersticiosos no seu uso na Ceia de Natal, pois acredita-se que esses pratos trazem sorte para o novo ano.

o Peru, um dos alimentos mais comuns na data, tem origem nos nativos norte-americanos, que o consideravam um símbolo de fartura, por ser uma ave grande e capaz de alimentar muitos.

Como preparar uma Ceia de Natal?

O Natal é a época do ano em que se faz uma grande festa entre as famílias e com uma mesa repleta de pratos típicos

Agora que você já sabe a história e a origem da Ceia de Natal, listamos o que não pode faltar no Natal, para te ajudar a aproveitar a data e suas tradições. Confira:

  • Panetone e chocotone;
  • Frutas frescas e secas;
  • Peru ou Chester;
  • Mesa de frios;
  • Nozes;
  • Maionese;
  • Rabanada.

Esses e outros pratos costumam compor a mesa dos brasileiros durante o Natal. Porém, é importante lembrar que a maior importância do Natal não está baseada em suas tradições e símbolos, mas sim na união familiar e na prática do afeto ao próximo.

Qual a origem da árvore de Natal?

Já que estamos falando de tradições de Natal, não podemos deixar de falar sobre um dos maiores símbolos da data: a árvore de Natal.

A tradição de decorar árvores surgiu em algum lugar entre o segundo e terceiro milênio antes de Cristo, quando uma grande variedade de povos indo-europeus, em sua expansão pelos territórios europeus e asiáticos, tornaram conhecida sua consideração de que as árvores eram uma expressão de energia da fertilidade da Mãe Natureza.

Mas a difusão da árvore de Natal moderna surgiu oficialmente na Alemanha, durante o natal de 1846 quando o príncipe Albert, marido alemão da rainha britânica Vitória, montou uma árvore de natal no palácio real britânico, difundindo assim o costume pelo resto do planeta.

No século XIX, Inglaterra, França, Estados Unidos e Porto Rico já tinham seu costume de montar árvores de Natal, e, no século XX, a tradição já era praticada na Espanha e na maior parte da América Latina.

Este contexto é o que faz com que, hoje, todos nós tenhamos a diversão clássica de montar uma bela árvore de natal em nossas casas.

Dicas de presentes de Natal 

Agora que você já sabe tudo sobre as tradições de Natal, separamos dicas para te ajudar a surpreender a sua família e amigos nesta data tão especial.

Para te ajudar a comprar presentes de Natal, listamos ideias de presentes para diferentes ocasiões, dicas para economizar e, é claro, para fazer um amigo secreto criativo e divertido. Fique de olho nas nossas dicas!

No entanto, antes de fazer a compra de presentes de Natal, é preciso tomar alguns cuidados. Sendo que o primeiro deles é levar em consideração os gostos e preferências da pessoa que você deseja presentear.

Além disso, você também pode pedir dicas do que ela está precisando! Mas, cuidado para não entregar de uma vez que está pensando em comprar um presente para ela, ok?

O que dar de presente de Natal para crianças?

Os maiores fãs do Natal e do Papai Noel, os presentes são a parte preferida das crianças quando o assunto são as melhores tradições de Natal.

Pensando nisso, listamos ideias incríveis de presentes de Natal para o seu filho ou crianças da família. Temos certeza de que seu presente fará o maior sucesso:

Crianças de 3 a 4 anos:

  • Moto elétrica;
  • Bichinhos e conjuntos da Sylvanian Families;
  • Galinha Pintadinha Divertida.

Confira também: Escolhendo presentes para crianças de 2 a 3 anos

Crianças de 5 a 6 anos:

  • Helicóptero de controle remoto;
  • Boneca Monster High;

Crianças de 7 a 8 anos:

  • LEGO;
  • Quebra-cabeças;
  • Kit Escolas Furby.

Crianças de 9 a 10 anos:

  • Livros infantis;
  • Diário mágico Frozen;
  • Laptop Vingadores.

Dicas de presentes de Natal para a mãe

Quer ir além das tradições de Natal e surpreender a sua mãe durante a data? Então acompanha a gente que listamos dicas incríveis de presentes de Natal para a mãe:

  • Eletrônicos;
  • Smartwatch;
  • Tablet;
  • Acessórios;
  • Cosméticos;
  • Enfeites para a casa.

Aproveite as melhores ofertas e promoções e não se esqueça de usar cupons de desconto nas suas lojas preferidas para economizar em suas compras.

O que dar de presente de Natal para a namorada?

Quer surpreender a pessoa amada e não sabe como? Listamos ideias de presentes de Natal para a namorada. Confira: 

  • Viagem;
  • Livros;
  • Cerveja;
  • Roupas;
  • Sapatos;
  • Cartão Personalizado;
  • Maquiagem;
  • Perfumes.

Veja também o nosso Guia de Compras completo com os livros mais vendidos de 2023

Como presentear com perfumes no Natal?

Uma ótima opção de presente para homens e mulheres de todas as idades! Trouxemos opções incríveis para você presentear com perfumes no Natal.

Quando o assunto é perfume feminino, o Nº 5, de Chanel, e Trésor, de Lancôme, se destacam. Com essências marcantes, os perfumes são excelentes opções de presentes de Natal.

Já para perfumes masculinos, o destaque fica para Allure Homme, também de Chanel, e o Polo, de Ralph Lauren. Versáteis e com excelente fixação, esses perfumes são aposta certeira na hora de comprar presentes de Natal.

Livros ideais para presente de Natal

Se você achou que as dicas de presente de Natal tinham acabado, você está enganado! Afinal de contas, opção é o que não falta, né?

Deste modo, para te ajudar a surpreender quem você ama na data, trouxemos livros incríveis para você presentear parentes e amigos no Natal que adoram uma boa história.

Você pode, inclusive, fazer a compra dos exemplares durante o Dia Nacional do Livro, uma vez que é possível encontrar descontos e ofertas especiais.

Por isso, você pode aproveitar para fazer a compra dos seus livros nos principais sites do mercado. E, se você não sabe quais são, calma! Selecionamos algumas das melhores opções:

Na hora de comprar livros para presente de Natal, não se esqueça de usar cupom Amazon para aproveitar as melhores ofertas, ok?

Melhores games para o Natal

Consoles e jogos de videogame são excelentes presentes para o Natal. Com o lançamento recente do PS5 então, é provável que os games estejam na lista dos produtos mais vendidos neste Natal!

Sendo assim, para te ajudar a escolher o melhor presente de Natal para os seus amigos e familiares, nós listamos 5 dos jogos que mais bombaram nos últimos anos. Confira:

  • The Last Of Us Part II;
  • Final Fantasy VII Remake;
  • Call Of Duty: Warzone;
  • Resident Evil 3;
  • Snowrunner.

Na hora de comprar os seus games para o Natal, não se esqueça de utilizar o Cupom de Desconto Americanas e Cupom de Desconto Submarino para economizar muito!

Dicas de presente para o amigo secreto

O amigo secreto (ou amigo oculto) é uma das principais tradições de Natal no Brasil, principalmente entre amigos, apesar de ser comum nas famílias também!

Pensando nisso, listamos algumas opções de presentes para você inovar e surpreender o seu amigo secreto nesta data, com opções para todos os bolsos e gostos. Confira:

  • Presentes personalizados, como canecas;
  • Vinho;
  • Cerveja artesanal;
  • Chocolate;
  • Agenda/Planner;
  • Jogos para PS5.

Com o Cupom de Desconto Magazine Luiza e Cupom de Desconto Casas Bahia, você encontra os melhores cupons de desconto e ofertas para economizar nas suas compras.

Os melhores filmes para assistir no Natal

Para muitos, assistir filmes natalinos é uma das principais tradições de Natal. Dos clássicos aos  novíssimos filmes de Natal, listamos 8 opções para você assistir no mês de dezembro. Aproveite:

  • Os Fantasmas de Scrooge (2009);
  • Operação Presente (2011);
  • Titio Noel (2008);
  • A Origem dos Guardiões (2012);
  • Um Natal Bom pra Cachorro (2012);
  • O Grinch (2000);
  • Esqueceram de Mim (1990);
  • Crônicas de Natal (2020).

Inclusive, se você pretende assistir filmes com os seus amigos e familiares durante o Natal, aproveite para conhecer mais sobre o Amazon Prime e Disney+.

As melhores músicas de Natal

Tão importante quanto os filmes, as músicas de Natal são um sucesso. Com músicas para todos os gostos, listamos um Top 5 das melhores músicas natalinas! Confira:

  1. Jingle Bells – Sem dúvida é a mais tocada, a mais esperada e a mais pedida de qualquer festa de natal! Tem até algumas versões e paródias bem populares na boca do povo. Isto só demonstra a força desta linda canção de natal;
  2. Anoiteceu (Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel) – Dispensa maiores comentários, não é mesmo?;
  3. Noite feliz – Clássico dos clássicos, você pode encontrar as mais belas ou até mesmo inusitadas versões desta canção em uma simples pesquisa pela internet. Para quem quer inovar, há uma versão punk rock gravada pelo grupo paulistano Patife Band em 1985;
  4. Simone com “Então é Natal” – Embora clichê, esta canção é certeira e indicada para toda festa natalina: não tem erro!;
  5. Elvis Presley com “Blue Christmas” – O rei do rock é praticamente uma unanimidade, agradando dos mais jovens aos mais experientes. Bela canção natalina para curtir com toda a família.

Portanto, você poderá montar a sua playlist de Natal e deixar o momento entre você e os seus familiares muito divertido.

Quais as melhores roupas para combinar com as tradições de Natal?

Agora que você já sabe tudo sobre o Natal, de tradições a pratos típicos, passando por dicas de presentes, que tal decidir que roupa usar no Natal e arrasar na sala de casa?

Separamos dicas de roupas e maquiagem para você usar no Natal! Portanto, não deixe conferir com a gente as melhores soluções para a noite natalina:

1. Vestidos

Fresquinhos e confortáveis, os vestidos são uma excelente opção de roupa para o Natal.

A cor vermelha faz sucesso na época e pode ser incorporada tanto nas peças de roupa quanto na maquiagem, com o clássico batom vermelho.

2. Shorts e Bermudas

Os shorts podem (e devem!) ser utilizados por todo mundo! Com isso, lembre-se que eles podem ser tanto em jeans quanto em tecidos de malha ou alfaiataria.

Com a combinação certa de blusa e calçado, o shorts pode ser uma opção prática e te deixar elegante para aproveitar a data.

Aproveite também para conhecer quais são as principais lojas de roupas online

3. Macaquinhos e jardineiras

Os macaquinhos e as jardineiras são confortáveis, despojados e uma ótima opção para o Natal.

Você pode escolher entre os coloridos, os jeans e os de cores sólidas. Os de tecidos leves, como viscose e algodão, são ideais para esse dia – que costuma ser bem quente por aqui!

4. Calças

As calças sempre estiveram com tudo! Você pode usar tanto com um sapato mais arrumadinho, como um sapato social ou um salto, quanto com sapatilhas, tênis, botas e rasteiras.

O importante é sempre compensar o look. Se estiver muito calor no dia, não se esqueça de usar uma blusa ou camisa bem fresquinha para não passar a noite transpirando.

Independente da roupa escolhida, não se esqueça de usar e abusar de acessórios, como brincos e anéis, e capriche na make, lembrando sempre que conforto é o mais importante, ok?

Como decorar a casa de acordo com as tradições de Natal?

Agora que você já sabe as melhores roupas para usar no Natal, que tal conferir também as nossas dicas para decorar a sua casa?

Afinal de contas, colocar luzinhas e decorar a árvore também são tradições de Natal.

Vale investir em guirlandas, móbiles com tema natalino, copos com suporte de velas e bonecos, Papai Noel e Mamãe Noel, além de renas e outros símbolos que compõem as tradições de Natal.

Como decorar uma árvore de Natal?

A nossa primeira dica para decorar uma árvore de Natal é inovar. Misture cores e objetos, coloque fotos, sentimentos, cartões e muito mais, para deixar a árvore a cara da sua família. Mas cuidado com o excesso, ok?

Não se esqueça das luzinhas! Elas dão um charme para a sua árvore. Mas, antes de mais nada, defina o local onde a sua árvore de Natal ficará, para que a decoração orne com o ambiente.

Dicas para decorar a mesa de Natal

A Ceia de Natal é um dos momentos mais importantes da noite e, por isso, a decoração da mesa é muito importante. Defina uma cor para a sua decoração, invista em acessórios como guardanapos decorados e toalhas de mesa. 

Na hora de dispor a mesa, posicione os talheres, use velas e castiçais, além de arranjos com frutas, para tornar a sua mesa mais elegante.

Lugares para viajar no Natal

Algumas famílias têm como tradição de Natal viajar, para aproveitar o final de ano fora de casa, respirando novos ares e conhecendo novos destinos.

Se esse for o seu caso, fique ligado nos destinos incríveis que separamos para você viajar no Natal, assim que possível:

  • Canela, RS;
  • Gramado, RS;
  • Petrópolis, RJ;
  • Curitiba, PR;
  • Monte Verde, MG;
  • Campos do Jordão, SP.

Black Friday ou Natal: quando fazer as minhas compras?

Uma dúvida comum entre as pessoas que estão planejando fazer compras no final do ano é: vale mais a pena comprar na Black Friday ou Natal?

A boa notícia é que ambas as datas são marcadas por várias ofertas e promoções em centenas de produtos. Logo, é de suma importância se planejar com antecedência, entendendo assim quais são as suas principais necessidades.

Ou seja, já tenha definido quais são os produtos e presentes que você deseja comprar. Assim, logo que achar um desconto considerado imperdível, você pode aproveitá-lo e, com isso, economizar nas suas compras.

Além disso, outra data que pode ser aproveitada é a Cyber Monday 2023. Realizada no dia 27 de novembro, três dias após a Black Friday, estamos falando de um evento que reúne várias promoções em eletrônicos.

Portanto, independentemente de quando você decidir fazer as suas compras, não deixe de aproveitar as chances para economizar, ok?

Como economizar nas tradições de Natal?

Você já pensou em economizar nas suas compras para o Natal? Desde os presentes até itens de decoração, é possível gastar menos nas suas compras.

Se você deseja saber como poupar dinheiro durante as compras para o Natal, continue a sua leitura!

1. Black Friday

A Black Friday é, sem sombra de dúvidas, uma das principais oportunidades para fazer as suas compras gastando pouco. Afinal, a data é repleta de descontos e ofertas especiais.

Deste modo, você poderá encontrar peças de roupas custando menos que o normal, itens e acessórios de decoração e até mesmo alimentos mais baratos.

A nossa dica é que você fique de olho nas melhores lojas para comprar na Black Friday, que acontece dia 25 de Novembro, e faça as suas compras com muita economia!

2. Cupom de Desconto

Uma outra forma de economizar nas suas compras de Natal é utilizando Cupom de Desconto nas principais lojas do mercado.

Aqui, estamos falando de códigos promocionais que, quando utilizados em uma loja online, permitem que você pague um valor inferior ao original. E, precisamos concordar: quem não gosta de economizar?

Com o Méliuz, você encontra os melhores cupons de desconto para fazer as suas compras em mais de 800 lojas. Basta escolher a sua preferida e comprar!

3. Cashback

O cashback, também conhecido como dinheiro de volta, é uma das principais maneiras de economizar e, de quebra, ainda ganhar dinheiro.

Isso porque, por meio do cashback Méliuz, após você fazer uma compra, parte do valor que foi investido acaba voltando para o seu bolso.

Sendo assim, após completar R$ 20 de saldo disponível no extrato da sua conta no Méliuz, você pode decidir como utilizar o seu dinheiro, seja fazendo uma transferência para a sua conta digital ou até mesmo comprando bitcoin.

Da Ceia até a troca de presentes, aposto que você já está mais do que preparado para aproveitar as melhores tradições de Natal, né?

Compre árvore de natal, itens de decoração, presentes e muito mais nas nossas mais de 800 lojas parceiras e descubra a magia do cashback!

Portanto, não deixe de fazer o seu cadastro no Méliuz e, assim, garantir que as compras de Natal sejam feitas com muita economia para o seu bolso!

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *