Variedades

Como jogar Uno? Conheça todas as regras

Confira o nosso tutorial completo sobre como jogar Uno com os seus amigos.

Sem sombra de dúvidas, uma das melhores programações com amigos ou familiares é jogar algum jogo de cartas. E, se você não sabe como jogar Uno, chegou o seu momento de tirar todas as suas dúvidas!

Muitos não sabem, mas o Uno é um jogo de cartas com mais de 50 anos de existência. Desde então, ele tem se tornado a atração principal de encontros entre diferentes jogadores.

No entanto, mesmo com tanta popularidade, é mais do que comum encontrar algumas dúvidas sobre como jogar. Afinal de contas, as regras do Uno variam de acordo com cada grupo de pessoas.

Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre como jogar Uno. Aqui, você poderá conhecer todas as cartas e suas respectivas características, como vencer e opções para comprar no mercado.

Continue acompanhando com a gente e, antes disso, não se esqueça de fazer o seu cadastro no Méliuz! Com centenas de cupons de desconto e cashback, você poderá economizar nas suas compras!

Aproveite também para conferir o nosso Guia de Compras com os melhores jogos de tabuleiro

Mas afinal de contas, como jogar Uno?

O Uno é um jogo de cartas popular em todo o mundo que é bastante fácil de aprender. Em primeiro lugar, é importante entender que, para jogá-lo, será preciso ter mais do que dois jogadores.

Deste modo, de acordo com as regras originais do Uno, cada pessoa irá receber 7 cartas. No entanto, este número pode variar de acordo com o anfitrião do jogo e do consenso dos participantes.

Quanto ao resto do baralho, as cartas são colocadas no meio da mesa, formando assim o monte de compra. Com isso, o primeiro jogador irá retirar uma carta deste monte e virá-la para cima, iniciando o jogo.

Aqui, se a primeira carta virada for um 5 vermelho, o jogador deverá jogar uma carta vermelha, qualquer carta com o número 5 (independentemente da cor) ou alguma das cartas especiais.

Logo em seguida, cada jogador deverá seguir o mesmo processo, até que encerre o seu turno. Sendo que o objetivo é descartar todas as cartas em mãos, vencendo assim a partida de Uno.

No entanto, as dúvidas começam a surgir quando falamos nas regras do Uno. Ou seja, existem algumas cartas que, quando utilizadas, levam um jogador a ter que tomar uma ação, gerando consequências em toda a partida.

Para facilitar o seu entendimento sobre como jogar Uno, vamos começar explicando a função de cada carta especial. Portanto, faça a sua leitura com atenção e tire todas as suas dúvidas.

Quais as cartas especiais do Uno?

Agora que você já sabe como jogar Uno, chegou o momento de conhecer algumas das cartas mais desejadas do jogo. Afinal de contas, com elas em mãos, você poderá ter vantagens sobre os demais jogadores.

E, se você não sabe o que faz cada carta especial, não se preocupe! Confira com a gente quais são elas:

  • Inverter: esta carta muda a direção do jogo. Ou seja, se ele está indo para a direita, passa a ir para a esquerda, e vice-versa. No entanto, ela só pode ser jogada por cima de uma carta que corresponda à cor ou por cima de outra carta inverter.
  • Pular: quando esta carta é utilizada, o próximo jogador na ordem de jogo é pulado e, assim, perde a sua vez.
  • Curinga: aqui, temos uma carta que pode ser jogada a qualquer momento, independentemente da cor que esteja no topo do monte de descarte. Ela dá o direito de escolher a cor que continua o jogo.
  • +2: quando esta carta é jogada, o próximo jogador deverá comprar duas cartas do monte e perder a sua vez. Caso ela seja jogada por cima de outro +2, a próxima pessoa come 4 cartas.
  • +4: uma das cartas mais desejadas do Uno, uma vez que ela permite ao jogador que jogou escolher a cor que continua o jogo, além de fazer o próximo jogador comer 4 cartas do monte e perder a sua vez.
  • Trocar as mãos: quando esta carta é jogada, o jogador tem o direito de trocar todas as suas cartas com outro jogador de sua preferência.
  • Carta em branco: é uma carta feita para substituir outras cartas que foram perdidas ou danificadas. Além disso, o jogador pode utilizá-la para criar as próprias regras do jogo.

Quais as regras do Uno?

Depois de descobrir quais são as principais cartas especiais e o que cada uma delas faz, é indispensável entender também quais são as regras do Uno. Aqui, estamos falando de uma etapa mais fácil do que você imagina.

Com isso, preparamos um passo a passo com todas as etapas até ter um ganhador. Confira com a gente e não deixe de reunir os seus amigos e familiares para se divertir com uma partida de Uno!

Agora, não deixe de conhecer também a nossa lista com os melhores jogos para PC de 2023

1. Distribuição de cartas

Em primeiro lugar, é necessário definir quem vai começar a partida. Para isso, cada jogador deverá tirar uma carta do baralho e quem tirar a carta de número mais alto será o primeiro a jogar.

Logo em seguida, o baralho deverá ser embaralhado e são distribuídas 7 cartas para cada jogador. Sendo que o restante delas forma um monte de compras, onde a primeira carta será virada para cima para iniciar o descarte.

2. Começando a jogar

O jogo vai continuar com a pessoa que tirou a maior carta e dará sequência com o jogador que estiver à sua esquerda. Aqui, cada um deverá corresponder à carta do topo do monte, seja por número, cor ou símbolo.

Ou seja, se a carta do topo for um 4 vermelho e, na sua vez, você não tiver nenhuma carta vermelha em mãos, será possível jogar um 4 de outra cor ou cartas especiais (curinga, +2, +4, trocar de mãos e carta em branco).

Agora, se o jogador atual não tiver nenhuma carta que possa ser jogada, ele deverá pegar uma carta no monte de compra. Se ele puder jogar a carta recém comprada, será possível jogá-la. Caso contrário, terá que passar a vez.

Confira com a gente o nosso Guia de Compras completo sobre o melhor monitor gamer

3. Gritar “Uno”

Sem sombra de dúvidas, uma das principais regras do uno diz respeito à gritar a palavra “Uno” ao descartar a penúltima carta em mãos. Se ele não fizer isso, terá que comprar outra carta e voltará a ter duas.

4. Vencendo a partida

Vence a partida quem conseguir descartar todas as cartas em mãos. Neste momento, muitas estratégias podem ser colocadas em prática, como deixar cartas especiais como o curinga, +4 entre outras, por último.

Existem outras regras para o Uno?

Como estamos falando de um jogo onde as regras podem variar de acordo com o grupo de participantes, é muito comum encontrar algumas regras exclusivas e que geram várias dúvidas.

Uma delas diz respeito à carta 7. De acordo com algumas pessoas, quando ela é descartada por algum jogador, todos devem fazer silêncio até que aquela rodada se encerre. Caso alguém fale algo, será preciso comprar uma carta do monte.

Outro exemplo muito utilizado é a carta 9. Aqui, quando um jogador descarta ela, todos devem bater na carta, sendo que a última pessoa a colocar a mão deverá comprar uma carta.

Além disso, não podemos nos esquecer dos famosos e polêmicos cortes. Estamos falando de uma regra na qual uma pessoa pode descartar uma carta igual (número e cor) à que está no monte, mesmo não sendo a sua vez.

Contudo, como a regra acima pode encurtar o caminho do vencedor, ela deve ser discutida com os outros jogadores. O fato é que jogar Uno sempre será uma experiência muito divertida!

Inclusive, ao comprar o seu baralho de Uno, não se esqueça de contar com a Extensão do Méliuz! Assim, benefícios como cupom de desconto e cashback serão ativados de forma automática!

Quais as principais polêmicas ao jogar Uno?

Ao reunir os seus amigos para jogar Uno, pode se preparar para lidar com uma série de polêmicas. Afinal de contas, questões relacionadas a como e quando utilizar as cartas especiais é tema central da maioria dos debates sobre o jogo.

Desta forma, se você também tem dúvidas sobre o uso das cartas especiais, não se preocupe! Isso porque vamos esclarecê-las para evitar dor de cabeça na hora de começar a jogar.

Posso combinar +2 com +4?

Se, na sua vez, você receber uma carta +4, não será possível jogar uma carta +2 por cima dela, fazendo assim com que o próximo jogador tenha que comprar nada menos do que 6 cartas.

Agora, se você receber uma carta +2, saiba que é mais do que permitido jogar outro +2 por cima. Assim, o próximo jogador a jogar terá que comprar 4 cartas ou jogar outra carta +2.

Não deixe de acompanhar o nosso guia com as melhores dicas de presentes para o pai

Posso combinar +4 com +4?

De acordo com as regras oficiais do Uno, não é possível jogar uma carta +4 por cima de outra carta +4, fazendo com que o próximo jogador precise comprar 8 cartas.

No entanto, existem diferentes variações do jogo espalhadas pelo mundo. E, em algumas delas, é possível sim combinar duas ou até mais cartas +4, fazendo com que os jogadores tenham que comprar muitas cartas.

Agora que você já sabe como jogar Uno, não deixe de contar com o Méliuz para fazer as suas compras com economia. Afinal de contas, são centenas de cupons de desconto e muito dinheiro de volta nas maiores lojas do país.

Até a próxima!

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *