Finanças

Inadimplência e endividamento: qual a diferença?

Muitas pessoas podem se confundir sobre a diferença entre inadimplência e endividamento.

Você sabe qual é a diferença entre inadimplência e endividamento? Muitos não sabem, mas estamos falando de termos diferentes e que, por isso, possuem as suas várias diferenças.

De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cerca de 28,7% das famílias brasileiras se encontram endividadas.

Em contrapartida, segundo dados do Serasa, 31% da população está inadimplente. No entanto, será que todas as pessoas que possuem ao menos uma dívida é considerada inadimplente?

Como já foi possível compreender, existe sim uma diferença entre inadimplência e endividamento. E, para que você não tenha mais dúvidas sobre ambos os termos, preparamos este conteúdo!

Portanto, confira com a gente o significado dos dois termos, quais são as suas principais diferenças e, além disso, aproveite para descobrir como colocar a sua vida financeira em ordem!

Não perca a oportunidade de baixar o app do Méliuz no seu celular de forma gratuita! Assim, você tem acesso a vários serviços financeiros, além de uma maior liberdade para administrar as suas finanças.

Qual a diferença entre inadimplência e endividamento?

Já adiantando: nem todo mundo que tem uma dívida em aberto é considerado inadimplente, ok? Afinal de contas, a inadimplência não é a mesma coisa do que endividamento.

E, se você sempre confundiu os termos, não se preocupe! Saiba que esta é uma confusão cometida por muitas pessoas. E, por isso, preparamos um material com tudo o que você precisa saber.

Sendo assim, vamos conhecer as diferenças entre inadimplência e endividamento juntos? Faça a sua leitura até o final e saiba como diferenciar ambos os termos e também como evitá-los.

Leia também a nossa lista completa com opções de cartão de crédito para negativado 2022

O que é inadimplência?

A inadimplência nada mais é do que não arcar com os seus compromissos financeiros. Ou seja, quando existe uma data de vencimento e o pagamento não é feito até essa mesma data.

Deste modo, quando você possui vários pagamentos vencidos ou atrasados, você é considerado um inadimplente.

A inadimplência pode ter diferentes origens. Com isso, é possível estar inadimplente com uma imobiliária, com o condomínio do seu prédio, com pessoas físicas e até mesmo com o governo federal.

Independentemente da instituição, basta atrasar ou deixar de arcar com os seus compromissos financeiros para ser enquadrado no conceito que acompanha a inadimplência.

Uma pessoa inadimplente está com o nome sujo?

Não. No entanto, ter o nome sujo é uma das principais consequências por trás da inadimplência.

Ou seja, uma pessoa inadimplente pode vir a se encontrar com o nome sujo ou negativado. O que faz com que ela tenha dificuldades na hora de contratar empréstimos ou solicitar um cartão de crédito.

Isso porque, ao estar no status negativado, órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC, podem restringir o CPF ou CNPJ em questão. Por isso, é de suma importância arcar com os seus compromissos financeiros, ok?

Aproveite para ler e entender tudo o que você precisa saber sobre empréstimo para negativado

Quais são as demais consequências?

Uma vez que uma pessoa é considerada inadimplente, é fundamental que ela busque colocar a sua vida financeira em dia. Caso contrário, ela poderá se comprometer ainda mais.

Isso porque, quanto maior for o tempo no qual ela está inadimplente, maior também será a taxa de juros cobrada sobre a sua dívida. Ou seja, será cada vez mais difícil quitar o valor.

Além disso, existem também outras complicações que podem colocar em risco a vida financeira. Confira a seguir quais são:

  • Ter o seu score de crédito baixo;
  • Restrições para abrir uma conta bancária;
  • Dificuldades para financiar um imóvel ou carro.

Neste momento, caso você precise de um empréstimo para limpar o seu nome, não deixe de contar com o Méliuz Empréstimos. Assim, você conhece quais são as melhores opções de crédito do mercado!

Como sair da inadimplência?

Sem sombra de dúvidas, o maior sonho de uma pessoa inadimplente é colocar a sua vida financeira em dia. Para isso, o primeiro passo será ter em mãos um planejamento financeiro.

Aqui, estamos falando de uma ferramenta que proporciona uma visão mais ampla da sua vida financeira. Logo, é possível traçar os melhores caminhos para colocá-la em ordem e, assim, quitar o seu débito.

Deste modo, você pode, por exemplo, entender em quais áreas da sua vida é possível economizar dinheiro. Sendo que o foco principal é juntar a quantia necessária para sair da inadimplência.

Além disso, é necessário entender que boa parte das empresas costumam oferecer condições mais favoráveis para quem deseja quitar os seus pagamentos atrasados. Por isso, não deixe de negociar com elas.

O que é endividamento?

Para entendermos melhor a diferença entre inadimplência e endividamento, também é necessário compreender do que se trata o segundo termo. Que tal descobrirmos agora mesmo?

O endividamento acontece quando uma pessoa se compromete a arcar com pagamentos e parcelas no futuro. Ou seja, a cobrança será feita no futuro, não no momento atual.

Neste caso, quando as parcelas chegarem, caso o pagamento não seja feito dentro da data de vencimento, a pessoa é considerada inadimplente, estando sujeita a ficar com o nome sujo.

Logo, por mais que exista uma diferença entre inadimplência e endividamento, ambos os termos se relacionam.

Como o endividamento acontece?

Vamos supor que você pretende fazer a compra de uma geladeira na Black Friday e vai fazer o pagamento com o cartão de crédito.

No momento de escolher a quantidade de parcelas e digitar a sua senha na máquina de cartão, você automaticamente está adquirindo uma dívida com a instituição por trás do cartão de crédito.

Dessa forma, para quitar a dívida feita na Black Friday, será necessário arcar com todas as parcelas feitas. Caso contrário, você se tornará um inadimplente e poderá ficar com o nome sujo.

Ah, aproveite para ler o nosso conteúdo sobre como não tornar o cartão de crédito um vilão

Como evitar o endividamento?

Assim como acontece no caso da inadimplência, a estratégia mais eficaz para evitar o endividamento é elaborar um planejamento financeiro pessoal. Assim, você fará as suas compras com maior responsabilidade.

Caso o cartão de crédito não seja utilizado da forma correta, ele pode trazer uma série de problemas. Para isso, é necessário seguir algumas boas práticas financeiras, como por exemplo:

  • Conheça a sua realidade financeira;
  • Estabeleça um orçamento limite;
  • Acompanhe todos os seus gastos;
  • Se necessário, compre à vista;
  • Pague a fatura dentro do vencimento.

Portanto, ao utilizar o cartão de crédito de forma responsável, ele pode se tornar um aliado da sua vida financeira. Afinal, ele permite que você faça compras com valores mais altos de forma parcelada.

E aí? Já sabe qual é a diferença entre inadimplência e endividamento? Aproveite para garantir uma maior economia no momento de fazer as suas compras online! Para isso, faça o seu cadastro no Méliuz e aproveite todos os benefícios.

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *