Cartão de Crédito,  Finanças

Como não tornar o cartão de crédito um vilão; veja dicas

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil, mas também aparece como uma das principais causa para dívidas. Dessa forma, você sabe como não tornar o cartão de crédito um vilão?

O maior destaque dessa ferramenta é a possibilidade de você comprar e se preocupar em pagar só no futuro. No entanto, sem um planejamento financeiro, a fatura pode virar um preço fora da sua realidade.

Assim, é preciso adotar alguns cuidados com o uso do cartão de crédito. Confira nosso conteúdo até o fim e veja nossas dicas para economizar com o cartão de crédito! Qualquer dúvida, mande nos comentários!

Conheça as melhores opções de cartão para negativado

O que é o cartão de crédito?

O cartão de crédito é um tipo de empréstimo oferecido pelas instituições financeiras. Ele se encaixa como um empréstimo pois o banco disponibiliza um certo valor para o cliente utilizar, com o pagamento no fim do mês.

Esse limite mensal é baseado em diversos fatores, como seu score de crédito e a sua média de renda mensal. E assim como os empréstimos mais comuns, o cartão de crédito também tem juros.

Dessa maneira, planejar o quanto você vai gastar do seu crédito para conseguir pagar a fatura em dia é essencial. Com isso, você não paga juros e esses valores não vão se acumulando com o tempo.

Outra semelhança com os empréstimos mais populares é que há diversos tipos de cartões. Você pode optar por um cartão sem anuidade, por exemplo, se a prioridade for ser isento de taxas.

Quer criar uma conta digital? Veja as melhores opções de banco digital!

Quais as vantagens do cartão de crédito?

Antes de conferirmos ao que se atentar com o cartão de crédito, vamos conhecer as vantagens que fazem essa forma de pagamento uma das mais populares do país.

A principal vantagem do cartão de crédito é a possibilidade de comprar e só se preocupar com o pagamento no fim do mês. Isso também dá a opção de parcelar uma compra, aliviando o preço.

Junto com o cartão, existem também as bandeiras de cada instituição financeira. Essas bandeiras muitas vezes têm benefícios exclusivos para seus usuários, como descontos especiais ou programas de pontos.

Essas várias vantagens tornam as compras ainda mais atraentes, né? Mas isso pode acabar resultando em dívidas se você comprar por impulso. Então, vamos saber como não tornar o cartão de crédito um vilão.

Tem interesse em comprar Bitcoin? Veja nossos conteúdos sobre criptomoedas!

Como controlar gastos no cartão de crédito?

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais confortáveis, já que você paga sem alterar seu saldo da conta.

Cada vez mais o pagamento vai se tornando automático, com os cartões de aproximação e alguns pagamentos por QR code.

Apesar de isso ser um benefício, já que torna tudo mais simples na hora de comprar, pode virar um estímulo para gastar. E isso sem um controle financeiro pode resultar em dívidas.

Saiba como pagar boleto com cartão de crédito

Assim, vamos ver algumas dicas de como controlar seus gastos no cartão de crédito:

Acompanhe seus gastos

O primeiro passo para não tornar o cartão de crédito um vilão é saber com o quê você está gastando. Então, confira e faça um controle de todas as compras do seu extrato.

Você pode anotar sempre que fazer uma compra, detalhando se foi à vista ou parcelado, numa planilha, por exemplo. Existem também alguns apps de finanças pessoais para te ajudar na organização.

Com isso, você já consegue prever a fatura final antes do fim do mês e assim entender qual a sua realidade.

Confira as melhores dicas de como juntar dinheiro!

Evite os juros no parcelamento

Muitas vezes um produto mais caro pode ser comprado com o parcelamento, um dos maiores benefícios do cartão de crédito. Porém, ele pode fazer seu cartão virar o vilão da história.

O parcelamento é uma boa ideia para aliviar a fatura de um mês e ter mais poder de compra. Além disso, você só precisa realmente pagar o preço cheio do produto quando somar todas as parcelas.

No entanto, isso vira um ponto negativo quando você se compromete com juros ou pagamentos que vão pesar no fim das contas.

Os juros vão só aumentar o preço daquele produto, enquanto pagamentos à vista muitas vezes oferecem descontos. Assim, evite ao máximo parcelar com juros, pois você está perdendo dinheiro na compra.

Além disso, não se comprometa com um valor cheio só por estar diluído em 24 vezes, por exemplo. Ter esse gasto recorrente na sua fatura pode prejudicar num momento inesperado.

Confira os gastos ‘automáticos’

Outro ponto é checar o seu extrato dos últimos meses e compreender como são seus gastos. Está utilizando muito aplicativos de transporte? É assinante de muitos serviços de streaming?

Este tipo de gasto pode parecer pouco na hora, mas quando você junta todos na fatura, eles se transformam num único gasto. E isso pode pesar na hora de pagar em dia.

Além disso são os tais ‘gastos automáticos’, que você nem chega a passar o cartão na maquininha. Serviços de streaming ou transporte privado muitas vezes cobram diretamente no uso ou na data de renovação.

Dessa forma, você pode analisar a frequência desses gastos e já se planejar para os próximos meses. Se for diminuir gastos com uma coisa específica, dividir o preço nas semanas pode ser uma boa ideia.

Assim, você consegue prever os gastos do resto do mês, sabendo se vai cumprir esse teto de custos.

Veja 5 dicas de como economizar com o delivery

Pague a fatura em dia

Uma das maiores dicas para economizar com o cartão de crédito é sempre tentar pagar a fatura em dia. Os juros por atrasar a conta vão piorando a sua situação financeira e aumentando os gastos.

Assim, seu planejamento tem sempre que considerar o máximo que você pode pagar mensalmente. Lembre de considerar também reservar um espaço para emergências, mas não utilizar o crédito para isso.

Se você está tendo dificuldades para pagar a fatura em dia, talvez o cartão pré-pago seja uma solução. Nele, o usuário deposita um saldo para utilizar durante o mês, e fica limitado a isso.

Diminua o número de cartões

Se você tem mais de um cartão de crédito e está com dificuldade de acompanhar seus gastos, considere reduzir o seu número de cartões.

Além de facilitar seu controle de despesas, você também evita que haja a possibilidade de pagar taxa em todos eles. Dessa forma, os cartões não se acumulam como dívidas.

Então, vamos ver no detalhe como não tornar seu cartão de crédito um vilão:

  • Acompanhe seus gastos;
  • Fique de olho no extrato do cartão;
  • Evite juros no parcelamento;
  • Não se comprometa com parcelas longas;
  • Cuidado com gastos automáticos (delivery, transporte, etc);
  • Pague a fatura em dia para evitar juros;
  • Reduza o número de cartões.

E aí, você já utilizava algumas dessas dicas? Com elas, você pode aproveitar ao máximo as melhores vantagens do cartão de crédito e assim não considerar ele um vilão!

Se você gosta de economizar, aproveite para baixar o app e crie sua conta Méliuz! Além de 100% gratuita e fácil de usar, você terá cupons de desconto e cashback nas melhores lojas do Brasil!

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *