Conta Digital,  Finanças

Internet Banking: o que é e como se manter seguro?

Descubra como utilizar o Internet Banking e realizar transações financeiras sem precisar sair de casa

Você também é uma pessoa que vive fugindo das filas de banco? Se a resposta for sim, é bem provável que você já conheça ou até mesmo já se beneficie da utilização do Internet Banking.

Estamos falando de uma forma totalmente online de acessar, por meio de um computador ou smartphone, todas as informações da sua conta bancária.

Com o Internet Banking, você não precisa mais se deslocar até uma agência bancária para fazer uma transferência, pagar um boleto, consultar o seu saldo ou solicitar um empréstimo. Fácil e prático, né?

O mesmo contexto se aplica, por exemplo, na decisão de abrir uma conta digital sem taxas. Como o próprio nome indica, todo o processo é feito de forma online.

No entanto, assim como todo serviço feito pela internet, é comum que surjam algumas dúvidas entre os usuários, como por exemplo: “O Internet Banking é seguro?”.

Se você deseja conhecer melhor esta ferramenta e saber se ela é segura ou não, leia o nosso conteúdo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

Antes, aproveite para fazer o download do app do Méliuz! Afinal de contas, você encontra muita praticidade e segurança para decidir como usar o seu dinheiro!

Em primeiro lugar, o que é Internet Banking?

O Internet Banking é uma forma rápida e prática de ter acesso à sua conta bancária por meio da internet. Nele, você pode realizar uma série de operações bancárias, sem precisar sair de casa.

Hoje, você pode acessá-lo tanto por meio de um computador, como também utilizando um smartphone ou tablet.

Isso porque, boa parte dos bancos e instituições financeiras disponibilizam aos usuários a possibilidade de fazer o download dos seus apps. O que permite ter o controle da sua conta bancária na palma da sua mão.

Veja quais os melhores cartões de crédito sem anuidade!

Quais serviços podem ser feitos?

Por meio da utilização do Internet Banking, um usuário pode fazer uma série de operações, como por exemplo:

  • Transferências entre contas de uma mesma instituição;
  • TED ou DOC para outros bancos;
  • Pagamentos de contas e boletos;
  • Consulta de saldo ou de extrato;
  • Aplicação em investimentos;
  • Entre outros.

A seguir, aproveite para conferir como é o processo para acessar e, assim, começar a utilizar o Internet Banking! Vamos lá?

Conheça qual o melhor cartão para negativado

Como acessar o Internet Banking?

Uma das principais dúvidas encontradas pelos usuários diz respeito à como acessar o Internet Banking. Afinal de contas, este é um processo que pode variar de acordo com a instituição financeira.

Desta forma, em alguns casos, será necessário comparecer presencialmente até alguma agência bancária e, assim, liberar o seu acesso.

Em contrapartida, os bancos digitais permitem que você crie e, assim, tenha a sua senha de acesso de forma totalmente online. Basta somente acessar o site ou app e solicitar!

Como desbloquear o meu acesso?

Ao decidir utilizar o Internet Banking no seu computador, será necessário, na maioria das vezes, seguir algumas regras. Sendo que a principal delas é a instalação de um software da sua instituição financeira.

Quando solicitado, é de fundamental importância que você instale o programa no seu computador e, assim, desbloqueie o seu acesso.

Somente após a instalação é que você poderá se beneficiar da utilização do Internet Banking!

Falando em benefícios, aproveite para baixar o app e crie sua conta Méliuz! É 100% gratuita, fácil de usar, você pode fazer Pix, pedir seu cartão sem anuidade e aproveitar o cashback das melhores lojas do Brasil!

Por que utilizar o Internet Banking?

Ao utilizar o Internet Banking, você terá à sua disposição uma série de facilidades e vantagens. Veja a seguir e tire as suas próprias conclusões de vale a pena ou não usar esta ferramenta:

1. Facilidade para organizar as suas finanças

Você também é uma daquelas pessoas que possuem dificuldades em organizar as finanças pessoais?

Ao utilizar o Internet Banking, você poderá ter uma maior facilidade para administrar a sua vida financeira. Afinal, o próprio sistema se encarrega de registrar todas as informações referentes às suas finanças.

Sendo assim, desde comprovantes de pagamentos à extratos bancários, tudo poderá ser armazenado no seu computador ou smartphone, permitindo acessá-las a qualquer hora e momento.

2. Maior praticidade para controlar a sua vida financeira

Precisamos concordar que se deslocar até uma agência bancária toda vez que precisar de um comprovante ou extrato ficou no passado, né? Com o Internet Banking, ficou muito mais fácil controlar a sua vida financeira.

Deste modo, independentemente da hora ou do lugar que você estiver, será mais fácil ter acesso aos seus dados financeiros. O melhor: sem precisar sair de casa!

Para ter o controle das suas finanças na palma da sua mão, basta somente ter acesso à internet.

3. Aumento da segurança

Se você entrou aqui querendo entender se o Internet Banking é seguro, chegou o seu momento! Afinal de contas, estamos falando de uma ferramenta que proporciona uma maior segurança ao usuário.

No entanto, para utilizá-la sem se preocupar com roubos de dados, é necessário tomar alguns cuidados. Com isso, que tal entendermos melhor como usar o Internet Banking com segurança?

Aproveite para ver como montar um planejamento financeiro

4. Maior economia

O Internet Banking também é uma ferramenta que oferece uma maior economia aos usuários. O que envolve tanto tempo, como também dinheiro.

Afinal de contas, como você pode compreender, não é necessário mais sair de casa para pagar uma conta ou emitir um extrato bancário. Todo o processo é feito de forma simples, no conforto do seu lar.

Inclusive, o Internet Banking surge como uma ótima solução para as empresas. Isso porque, agora os empresários podem realizar o pagamento dos seus funcionários e fornecedores com muita praticidade.

O Internet Banking é seguro?

O Internet Banking é uma ferramenta segura. No entanto, é necessário que o usuário tome certos cuidados na hora de utilizá-lo.

Afinal de contas, estamos falando de uma plataforma que, em 2018, segundo o Banco Central, já era responsável por 66% das operações bancárias feitas em todo o país.

Com isso, ao longo dos anos, foram surgindo alguns golpes, fraudes e roubos que estão associados a pequenos descuidos cometidos por um usuário no Internet Banking.

Acompanhe a seguir alguns cuidados que devem ser tomados para garantir uma maior segurança na utilização desta ferramenta:

1. Verifique a segurança do site

Sempre quando for acessar o site de uma instituição financeira, verifique se antes do seu endereço, aparece um cadeado verde, além do https.

Se sim, significa que a conexão é criptografada, o que proporciona assim uma maior segurança para realizar as suas operações. Afinal de contas, o site que está sendo acessado é confiável.

2. Sempre utilize tokens de segurança

O token de segurança é uma ferramenta de fundamental importância na utilização do Internet Banking. Inclusive, alguns bancos já o oferecem para que os seus usuários façam um acesso seguro.

Por meio de combinações distintas, o token de segurança permite que você faça as suas operações de forma segura, minimizando assim os riscos de roubos de informações.

Leia também sobre: como economizar dinheiro

3. Evite redes públicas

Um descuido muito comum e que deve ser evitado ao se utilizar o Internet Banking é a conexão com redes públicas e computadores compartilhados.

Isso porque, redes de Wi-Fi públicas podem armazenar as suas informações pessoais. Por isso, sempre opte por utilizar uma rede de Wi-Fi própria, se precavendo contra possíveis riscos.

Ah, além disso, nada de utilizar computadores compartilhados, ok? O ideal é que sempre que você for acessar o Internet Banking, faça o seu acesso de um computador pessoal.

4. Tenha sempre um bom antivírus

Por último, mas não menos importante, a instalação de um antivírus faz toda a diferença no uso do Internet Banking.

Os antivírus funcionam como barreiras que impedem que o seu computador seja atacado por spywares e malwares.

Sendo assim, por mais que soe como uma dica boba, jamais ignore a instalação de um bom antivírus para utilizar o Internet Banking com segurança.

5. Cuidado com o que você recebe

Constantemente, recebemos diversos e-mails suspeitos. Com isso, é fundamental que você se atente às mensagens que estão chegando até você.

O primeiro passo é sempre desconfiar de e-mails que possuem links que te direcionem para outras páginas. Busque confirmar qual é o canal de comunicação oficial da sua instituição financeira e certifique se aquela mensagem é confiável ou não. 

Ao seguir cada uma destas dicas, você poderá realizar as suas operações bancárias de forma prática e segura, se certificando que os seus dados estão protegidos!

Saiba como evitar fraudes no pagamento por contactless!

6. Considere ter um celular do Pix

Você já ouviu falar do celular do Pix? Aqui, estamos falando de uma solução adotada por aquelas pessoas que buscam uma maior segurança no momento de utilizar serviços financeiros online.

A lógica é mais simples do que você imagina: basta comprar um celular bom e barato, a fim de utilizá-lo somente para operações financeiras, como na realização de transferências, emissão de extratos etc.

Sendo assim, deve-se deixar o celular do Pix em casa, aumentando ainda mais a sua segurança. Isso porque, agora você não corre mais o risco de, por exemplo, ser assaltado.

Posso utilizar o serviço pelo meu celular?

Sim! Inclusive, é mais fácil do que você pensa! Basta acessar a loja de aplicativos do seu celular (Android e iOS) e fazer o download do app do seu banco. Após fazer o seu cadastro, com login e senha, é possível ter controle sobre as suas finanças.

No entanto, utilize o Internet Banking somente no seu celular, ok? Cuidado com diversos acessos em aparelhos diferentes! Isso pode acabar colocando a sua vida financeira em risco.

Dicas para utilizar o Internet Banking no celular

É mais do que comum se sentir inseguro ao utilizar serviços financeiros no celular. Isso, principalmente ao levar em consideração a quantidade de golpes e fraudes que vêm sendo aplicados.

No entanto, existem algumas dicas que, quando colocadas em prática, contribuem para utilizar o Internet Banking com segurança no seu celular. Confira conosco algumas delas:

  • Não guarde a senha do seu celular no bloco de notas;
  • Esconda o aplicativo;
  • Não se esqueça de ativar o Pin do seu chip.

Além disso, que tal ter um celular específico para serviços financeiros? Assim, ele pode ser armazenado em casa, aumentando a segurança no momento de acessar o Internet Banking.

Internet Banking e Open Banking: Quais as diferenças?

Você já ouviu falar no Open Banking? Muitas pessoas podem acabar confundindo o sistema financeiro com o Internet Banking. Deste modo, que tal compreendermos quais são as suas diferenças?

Em primeiro lugar, o Open Banking é um sistema no qual as instituições financeiras encontram a possibilidade de oferecer serviços e produtos financeiros para os seus clientes.

Já o Internet Banking, como já foi possível compreender, permite a realização de transações bancárias com maior facilidade. Agora, o usuário pode, por exemplo, fazer uma transferência via TED sem precisar se deslocar de casa.

Veja nossa lista e conheça qual a melhor conta digital em 2022

Vale a pena utilizar o Internet Banking?

Como você pode compreender, utilizar o Internet Banking é uma decisão que oferece uma série de benefícios aos usuários. Por isso, não pense duas vezes antes de começar a usá-lo!

Afinal de contas, além de ter o conforto de não precisar se deslocar até uma agência bancária para cuidar da sua vida financeira, você também dispõe de uma maior segurança!

Ou seja, desde que você tome todos os devidos cuidados, não será necessário se preocupar ao utilizar o Internet Banking!

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *