Guia Méliz de informática: quando comprar um desktop ou um notebook

Variedades
UPDATED: dezembro 12, 2017

Refrigerante ou suco? Campo ou cidade? Senhor dos Anéis ou Game of Thrones? Seja qual for o assunto, cada pessoa tem sua escolha, certo? Pois na hora de decidir entre comprar um notebook ou comprar um computador desktop não poderia ser diferente!

Mas a verdade é que são vários os fatores que precisam ser considerados antes de efetivamente se escolher um dos lados. E foi pensando nisso que resolvemos trazer, no post de hoje, um apanhado de dicas que certamente ajudarão — e muito! — os indecisos a tirar suas dúvidas quando o assunto for o melhor tipo de computador. Então vamos lá?

Vantagens de um desktop

Atualizações

Com gabinetes mais espaçosos e uma quantidade maior de peças e componentes do que os notebooks, os computadores de mesa são mais simples — ou menos complicados — de se fazer atualizações com o tempo. Simples e também baratos, já que achar mão de obra para eles costuma ser mais fácil.

Potência

Com processadores, memórias e placas maiores, os desktops costumam ter mais potência na hora de gerar gráficos e fazer cálculos do que seus colegas compactos. Além disso, todas as grandes empresas de hardware têm como costume lançar novos modelos primeiramente para os computadores de mesa.

Montagem

Qualquer pessoa que se interesse minimamente também pode montar seu próprio computador com uma certa facilidade, ao contrário do que normalmente acontece com os notebooks.

Desvantagens de um desktop

Imobilidade

Como na maioria dos casos os desktops são pesados e cheios de peças, tirar seu computador de cima da mesa e levar para outro cômodo pode ser uma tarefa bastante complicada. Levar para uma viagem então, nem se fala.

Espaço

Gabinete, monitor, teclado, mouse, impressora: para ter tudo isso você vai precisar de espaço. Sem contar os fios! Logo, ter um desktop em casas e apartamentos apertados pode não ser sempre uma boa ideia.

Consumo

Em épocas de crise hídrica é bom pensar no que pode ser mais econômico na hora de calcular sua conta de luz, não é mesmo? Nesse caso, os computadores de mesa não ajudam muito, já que podem gastar até 3 vezes mais energia do que um notebook.

Modelos e marcas mais populares

Apple

Apesar de serem mais caros do que os PCs convencionais, os iMacs da Apple já vêm com um apanhado bastante interessante de peças e placas que não se deterioram com facilidade.

Alienware

Se você quer jogar os games mais recentes ou precisa trabalhar com softwares pesados, os desktops da Alienware — como o X51 Gaming Desktop, por exemplo — foram feitos pra você. Montados apenas com peças recentes e robustas, seus computadores são as máquinas mais rápidas e poderosas do mercado.

HP

Essa gigante, famosa por suas impressoras, também não faz feio quando o assunto é desktop. Com sua linha All in One, com um ótimo custo-benefício, a HP é, hoje, uma das melhores saídas para quem precisa de uma boa máquina, mas não quer desembolsar uma nota preta para isso.

Computador Desktop

Vantagens de um notebook

Mobilidade

Precisa redigir um texto na sala? Tudo bem. Teve que levantar e ir para a copa? Não tem problema. Um dos pontos mais favoráveis de se ter um notebook é justamente a sua mobilidade.

Praticidade

Leves e atualmente bastante finos, os notebooks também são fáceis de colocar em qualquer lugar, passando de uma mochila ao cantinho do guarda-roupa sem nenhum problema. E para quem vive viajando, nada melhor do que contar com um equipamento que nem sequer precisa ser despachado com a bagagem, não concorda?

Durabilidade

A menos que você seja viciado em games ou trabalhe com vídeos e imagens — aí, para esse pessoal, o computador desktop é a melhor pedida —, dificilmente terá que fazer um upgrade das peças do seu notebook. Logo, esses pequenos computadores têm uma vida útil maior do que a dos seus primos maiores, que rotineiramente precisam de placas mais modernas.

Desvantagens de um notebook

Desempenho

Se você trabalha com planilhas, textos ou só quer navegar na internet, não vai precisar de um processador de última geração. Mas caso tenha que fazer algum trabalho mais elaborado — como alguma arte no Photoshop ou editar um vídeo —, aquele seu notebook pode não aguentar muito bem. Isso acontece porque seus processadores, suas memórias e placas de vídeo normalmente têm uma potência menor do que as mesmas peças dos desktops. Por isso, às vezes nem com upgrade é possível arrumar.

Atualizações

Ao contrário dos desktops, as atualizações dos notebooks são mais difíceis — e caras! Isso acontece porque contam com peças mais específicas, assim como um menor espaço para a fixação do hardware.

Bateria

As baterias, que são exatamente as responsáveis pela mobilidade dos notebooks, também costumam ser as grandes vilãs da tecnologia móvel. E motivo é simples: não duram tanto quanto deveriam. O tempo de vida útil de uma bateria normal gira em torno de 2 ou 3 anos, sendo que, a partir daí, ou o dono do aparelho tem que providenciar uma nova ou sempre procurar a tomada mais próxima.

Modelos e marcas mais populares

Apple

Assim como no caso dos desktops, os MacBooks — os notebooks da Apple — vêm com uma ótima seleção de peças que até levam mais tempo para se desatualizarem.

Asus

Famosa por suas poderosas placas-mães, a Asus foi uma das primeiras empresas a levar as placas aceleradoras de gráfico também para o mundo dos notebooks, algo que antes era restrito apenas para computadores maiores. Por causa disso, seus modelos costumam ser mais robustos do que os de outras marcas. Vale dar uma pesquisada no Vivobook S451LA-CA047H!

HP

Com uma vasta gama de opções, a HP é, hoje, uma das melhores marcas quando o assunto é notebook. E está aí o Pavilion 14-v063br que não nos deixa mentir.

notebook

Onde encontrar?  

Como você viu, são vários os pontos a serem considerados antes de levar um notebook ou um desktop para casa. Mas com nossas dicas o processo de escolha entre a mobilidade de um e a potência do outro certamente ficará mais fácil, não é verdade?

Mais fácil de resolver até do que se o certo é bolacha ou biscoito! Então parta já para as pesquisas e só não se esqueça de voltar aqui para nos contar o que escolheu no fim das contas, ok?

 

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!
Recommended For You