Conta Digital,  Finanças

O que é o Pix e como utilizar esse meio de pagamentos?

O Pix é um meio de pagamentos que vem facilitando a vida de milhares de brasileiros.

Lançado em 2020 pelo Banco Central, o Pix vem se tornando uma das principais formas de pagamentos e transferências. No entanto, será que você sabe tudo sobre essa ferramenta?

Talvez você não se lembre, mas o Pix passou a funcionar em novembro de 2020 e, desde então, o novo meio de pagamentos passou a facilitar a vida de milhares de brasileiros.

Afinal de contas, a utilização do Pix traz consigo vários benefícios! Sendo que o principal deles seja a possibilidade de usar a ferramenta 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Você já utiliza essa nova forma de pagamentos? Se deseja saber tudo sobre o assunto, leia o nosso conteúdo até o final e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

E se quiser aproveitar o Pix, não deixe de baixar o app e crie sua conta Méliuz! Além de 100% gratuita, você pode fazer Pix de forma fácil e rápida, enquanto aproveita o saldo de cashback das melhores lojas do Brasil!

O que é o Pix?

O Pix é um meio de pagamentos no qual os usuários podem fazer operações financeiras, como pagamentos e transferências, de forma instantânea e totalmente gratuita.

Ou seja, o usuário agora pode fazer uma movimentação financeira, como uma transferência para uma outra conta, em questão de segundos. Além disso, ela pode ser feita em qualquer dia, o que inclui finais de semana e feriados.

O Pix se apresenta como uma ferramenta segura, acessível e bastante prática. Assim, você pode pagar uma conta ou transferir um dinheiro sem precisar enfrentar a fila de um banco.

Além disso, ele traz consigo diversos recursos que podem ser utilizados pelos usuários. Continue a sua leitura para entender melhor como você pode se beneficiar!

Aproveite para ler sobre: Cartão de crédito para negativado

Como funciona o Pix?

O Pix funciona por meio da sua conta bancária, possibilitando assim a realização de transações financeiras em tempo real.

Ou seja, em uma transferência, o dinheiro sai de uma conta bancária e vai de forma automática para o recebedor. A transação pode durar poucos segundos, mas é feita de forma rápida e prática.

Ele pode ser utilizado nas movimentações financeiras tanto entre pessoas físicas como também jurídicas, para realizar um pagamento em algum estabelecimento, entre outros.

Desta forma, independentemente de qual for o contexto, o Pix funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. É muita praticidade em um só lugar, não é mesmo?

O Pix é um aplicativo?

Não. O Pix não é um aplicativo. Ele é uma forma de pagamento disponibilizada na sua instituição financeira.

Sendo assim, para utilizá-lo, será necessário ter uma conta bancária, seja ela digital, corrente ou de pagamento. A solicitação pode ser feita por meio do aplicativo do seu banco.

Ou seja, você pode tanto ter um Pix Méliuz assim como também Pix Inter, entre outras instituições.

Em sua grande maioria, o Pix é uma ferramenta gratuita. No entanto, ele pode ser pago de acordo com as regras da instituição financeira, mesmo quando utilizado por uma pessoa física.

Precisa pagar para usar o Pix?

Na maioria das vezes, principalmente para pessoas físicas, o Pix é uma ferramenta gratuita. No entanto, algumas instituições podem cobrar tarifas para viabilizar a sua utilização.

O mesmo acontece com pessoas jurídicas que, dependendo do caso, também podem ter que pagar para usar o Pix.

De todo modo, lembre-se que a gratuidade varia de acordo com a instituição na qual você decide fazer o Pix. Portanto, avalie bem antes de criar sua conta digital.

Descubra qual o melhor banco digital antes de abrir sua conta!

Quais são as suas funcionalidades?

Como foi possível perceber, o Pix é um meio de pagamento que possibilita que tanto pessoas físicas quanto jurídicas façam transferências e pagamentos de forma instantânea.

De forma prática e em poucos segundos, o usuário pode fazer operações financeiras como:

  • Transferência entre duas contas bancárias, independentemente da instituição financeira;
  • Realizar o pagamento de contas;
  • Pagar suas compras em estabelecimentos físicos;
  • Fazer o recolhimento de impostos.

Posso fazer um Pix em mais de uma instituição financeira?

Sim! No entanto, é necessário que você varie as chaves que serão cadastradas em cada instituição financeira.

Por exemplo, caso tenha cadastrado uma chave Pix no Nubank com o seu CPF, não será mais possível utilizá-lo para ter uma segunda chave Pix em outro banco, plataforma ou fintech.

Posso cancelar uma operação no Pix?

Sem sombra de dúvidas, uma das principais dúvidas compartilhadas entre pessoas que utilizam o Pix é se uma operação pode ser cancelada.

Neste momento, é necessário entender que qualquer transação feita com a ferramenta não pode ser cancelada. Ou seja, o ideal é que você confira todas as informações sobre valores e recebedor antes de confirmar, ok?

O que é um Pix agendado?

Muitos não sabem, mas é possível agendar uma operação financeira para a data e horário da sua escolha. O Pix Agendado é um recurso que pode facilitar e muito a vida de pessoas que possuem a agenda cheia de compromissos.

Neste momento, vale a pena entender que se você precisar cancelar um Pix agendado, é preciso fazer o cancelamento com 24 horas de antecedência, ok?

Ah, aproveite também para tirar todas as suas dúvidas sobre se tem como cancelar um Pix?

Qual é o valor mínimo de uma transação financeira?

Você já pode fazer um pagamento via Pix a partir de R$ 0,01. No entanto, você sabe qual é o valor máximo que pode ser transferido?

Quando abordamos o valor máximo que pode ser transferido via Pix, por mais que o Banco Central não tenha estipulado um limite máximo, deve-se entender que a definição pode variar de acordo com cada instituição financeira.

Sendo assim, caso precise fazer movimentações financeiras com altos valores, o ideal é entrar em contato com o seu banco primeiro. Assim, será possível entender se ele poderá atender às suas necessidades.

Se você quer aproveitar as vantagens do Pix, baixe o app e crie sua conta Méliuz! É 100% gratuita, fácil de usar, você faz Pix, pode ter um cartão de crédito sem anuidade, comprar Bitcoin, e aproveita cashback e cupons de descontos nas melhores lojas do Brasil!

O que se sabe sobre o Pix Internacional?

Desde o lançamento do Pix, existe a discussão de quando será possível utilizar o meio de pagamentos de forma internacional. Ou seja, será que existe mesmo a possibilidade de fazer uma transferência ou pagamento para outros países de forma instantânea?

O Pix Internacional ainda não existe. No entanto, isso não significa que isso não vá acontecer em um futuro próximo. Isso porque, a possibilidade já está sendo estuada e pelo Bank International Settlements (BIS).

Sendo assim, dentre todos os desafios encontrados pelo Pix Internacional, encontra-se o processo de conversão da moeda. Com isso, é necessário ficar de olho nas novidades sobre o projeto.

Aproveite também para ler o nosso conteúdo completo sobre o Calendário PIS 2023

Quais as diferenças entre Pix, DOC e TED?

O Pix veio para facilitar a vida do usuário que, antes, para fazer uma transferência entre duas contas, encontrava diante de si algumas restrições e, em alguns casos, até mesmo taxas.

Grande parte das instituições financeiras disponibilizam duas formas de transferência, DOC e TED. Confira a seguir como ambas funcionam e descubra quais são as suas diferenças para o Pix:

Documento de Ordem de Crédito (DOC)

Quando um usuário decide fazer uma transferência via DOC, o dinheiro transferido chega na conta de destino somente no próximo dia útil. Ou seja, não se trata de uma operação instantânea.

Além disso, nas transferências feitas após às 22h, a operação pode demorar mais de um dia para ser concluída.

Por fim, é necessário entender que o valor máximo para uma transferência via DOC é de R$ 4.999,99.

Transferência Eletrônica Disponível (TED)

Uma outra opção encontrada pelo usuário é a TED, na qual o dinheiro transferido pode chegar até a conta de destino no mesmo dia, no entanto, o horário limite é às 17h.

Diferente da opção anterior, não existe um valor máximo de transferência. Ou seja, é possível transferir qualquer valor.

Em ambas as opções, as instituições financeiras podem cobrar um valor a cada operação feita. O que não acontece com o Pix, uma vez que a sua utilização é gratuita.

Descubra as melhores formas de juntar dinheiro!

O que é uma Chave Pix?

Para fazer qualquer operação por meio do Pix, você precisará de uma chave Pix. De acordo com o Banco Central, ela nada mais é do que um apelido usado como identificação de um usuário.

Desta forma, as instituições financeiras disponibilizam 4 modelos distintos de chaves:

  • CPF ou CNPJ;
  • Telefone celular;
  • E-mail;
  • Chave aleatória.

Agora, para fazer uma transação financeira, basta somente informar o Pix do recebedor e o valor que será transferido para ele.

É importante ressaltar que o cadastro de uma chave Pix não é obrigatório. No entanto, estamos falando de uma funcionalidade que torna a experiência mais prática e segura.

Além disso, cada usuário poderá registrar até 5 chaves, desde que seja pessoa física. Enquanto isso, uma pessoa jurídica pode ter até 20 chaves por conta bancária.

Por fim, deve-se entender que não é possível ter uma mesma chave em contas distintas. Ou seja, você não pode usar o seu CPF em uma conta bancária e também utilizá-lo em outra, ok?

Aproveite e descubra como ganhar dinheiro na internet

Como as operações são realizadas?

As operações podem ser feitas de 3 formas distintas dentro do Pix. A seguir, conheça melhor cada uma delas:

1. Dados bancários

A primeira forma é quando o recebedor não possui uma chave Pix. Assim, é possível somente informar os seus dados bancários para que ele receba o valor que você deseja transferir.

2. Chave Pix

Uma segunda maneira de realizar uma transação financeira é informando a chave Pix do recebedor. Aqui, o próprio sistema fará a confirmação se, de fato, aquela chave é da pessoa que você deseja transferir algum valor.

3. QR Code

Por fim, também é possível fazer uma transferência ou pagamento por meio da geração de um QR Code. Deste modo, basta somente gerar um QR Code e, assim, concluir a transação financeira com o seu smartphone.

Tem interesse em comprar Bitcoin? Veja nossos conteúdos sobre criptomoedas!

De acordo com o Banco Central, existem dois modelos de QR Codes que podem ser utilizados no Pix. São eles:

  • QR Code Dinâmico: Utilizado para o pagamento de uma compra, por ser diferente em cada transação;
  • QR Code Estático: Pode ser utilizado em diferentes transações, nas quais encontra-se a possibilidade de definir um valor a ser pago.

Quais são as vantagens do Pix?

Sem sombra de dúvidas, o Pix é um meio de pagamentos que traz consigo uma série de vantagens para os usuários. O que justifica as mais de 9 bilhões de transações já realizadas.

Portanto, que tal descobrir quais são as vantagens que você terá à sua disposição? Confira a seguir:

  • Tudo pode ser feito pelo celular;
  • O Pix se encontra sempre disponível;
  • Operações feitas de forma instantânea;
  • Gratuito para pessoas físicas;
  • Maior controle financeiro.

O Pix é uma ferramenta que poderá te ajudar no seu planejamento financeiro, uma vez que é possível ter controle sobre toda e qualquer movimentação feita na sua conta bancária.

Quais os principais golpes utilizando o Pix?

Com a popularização do Pix, começaram a surgir muitos golpes utilizando a ferramenta. Com isso, é de suma importância que todo e qualquer usuário adote algumas medidas preventivas, a fim de resguardar a sua segurança.

Deste modo, o primeiro passo é conhecer quais são os principais golpes usando o Pix. Assim, sempre que se deparar com alguma suspeita, você poderá garantir a segurança das suas finanças. Conheça a seguir alguns dos exemplos mais comuns:

  • WhatsApp clonado;
  • “Bug” do Pix;
  • WhatsApp falso;
  • QR Code falso.

Aqui, além de conhecer quais são as armadilhas do momento, também é de fundamental importância colocar alguns cuidados em prática. Para isso, selecionamos algumas das melhores medidas. Veja:

Quais cuidados devo ter?

Lidar com finanças sempre é um assunto delicado e está diretamente ligado com a segurança, né? Afinal de contas, muitas pessoas má intencionadas buscam aplicar golpes nos usuários descuidados.

Com o Pix não é diferente! Por isso, é muito importante que você tome alguns cuidados ao utilizar a ferramenta, como por exemplo:

  • Utilize senhas fortes no seu celular (biometria e reconhecimento facial também são boas alternativas);
  • Sempre confira os dados do recebedor antes de concluir uma transação financeira;
  • Quando for fazer qualquer tipo de movimentação para pessoas desconhecidas, opte por utilizar a chave aleatória.

De todo modo, o Pix é uma ferramenta segura e, seguindo todos os cuidados devidos, você não terá problemas ao utilizá-lo.

O que é e para que serve o Celular do Pix?

Você já ouviu falar no termo “Celular do Pix“? Aqui, estamos falando de uma estratégia que vem sendo adotada por vários usuários que utilizam a ferramenta.

A medida nada mais é do que ter um celular bom e barato em mãos, a fim de utilizá-lo somente para fins financeiros. Ou seja, o aparelho fica armazenado em casa e possui como finalidade principal permitir o acesso seguro ao Pix e outros apps de finanças.

Desta forma, você não corre mais o risco de ser abordado na rua por criminosos. Agora, é possível se resguardar contra crimes nos quais o principal foco é o acesso ao seu dinheiro por meio do celular.

Como fazer um Pix com o Méliuz?

Agora que você já sabe tudo sobre o Pix, que tal descobrir como usar a ferramenta dentro do app do Méliuz? Sim, é mais do que possível fazer transferências e pagamentos com a sua conta digital.

A boa notícia é que o processo é mais fácil do que você pensa. Logo, em questão de minutos, já será possível fazer um Pix com o Méliuz. Confira:

  • Acesse o app do Méliuz e faça o login;
  • Acesse a opção “Pix“;
  • Escolha a operação que deseja fazer (Pagar ou Transferir);
  • Digite a quantia desejada, de acordo com o saldo disponível;
  • Digite também a chave Pix de quem vai receber o dinheiro;
  • Confirme as informações;
  • Digite a sua senha de 6 dígitos.

O que achou do nosso conteúdo? Encontrou tudo o que você queria saber sobre o Pix? Caso tenha alguma dúvida, compartilhe conosco no campo destinado para comentários!

Conte com o Méliuz para economizar nas suas compras! Encontre os melhores cupons de desconto em centenas de lojas e ainda acumule cashback! Faça o seu cadastro e aproveite! Confira a Conta Digital Méliuz!

Leia e descubra tudo sobre os melhores aplicativos para ganhar dinheiro

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *