Finanças

Como evitar a compra por impulso? Dicas para se planejar e evitar o consumo impulsivo

Uma compra por impulso pode parecer inofensiva, mas pode se tornar um grande problema

“Eu, fazendo compra por impulso? Imagina!”. Se você é uma pessoa que vive utilizando essa frase, saiba que precisa urgentemente avaliar melhor a sua vida financeira.

A gente até tenta negar, mas o fato é que vez ou outra é bem comum acabar fazendo uma compra ou outra sem se planejar antes, né? Estamos falando das famosas compras por impulso.

A verdade é que estamos sempre sujeitos a esse tipo de compra, e está tudo bem – o problema é quando comprar de forma impulsiva acaba se tornando quase um hábito e prejudicando nossa saúde financeira.

Sendo assim, se você deseja compreender como cuidar das suas finanças, leia este conteúdo! Separamos todas as informações necessárias para reeducar a sua relação com o consumo! Vamos lá?

O que é a compra por impulso?

A compra por impulso é aquela compra que fazemos sem pensar muito antes, sabe?

De repente, você já comprou, sem se lembrar das consequências ou avaliar os objetivos e condições daquela compra. Muitas vezes, a compra por impulso funciona como uma forma de compensar algum sentimento negativo e de até buscar melhorar o próprio humor.

No entanto, o problema é que, muitas vezes, a compra por impulso vem acompanhada por um sentimento de arrependimento e culpa – sem falar nos possíveis prejuízos financeiros.

Além disso, aproveite para ler também sobre como organizar as finanças do casal

O brasileiro e a compra impulsiva

Mas e os brasileiros e brasileiras, como lidam com essas tentações? Bem, o cenário não é lá tão positivo, segundo algumas pesquisas.

De acordo com dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), a cada dez consumidores, seis admitem que já fizeram compras por impulso.

Entre os gastos impulsivos mais frequentes, estão as categorias de roupas e acessórios, supermercado, cosméticos e bares e restaurantes.

O SPC ainda ressalta que a facilidade de crédito, com a oferta de parcelas com valores baixos e prazos estendidos, também contribui para o cenário. A economista-chefe da instituição, Marcela Kawati, explica que essas condições levam à ” falsa sensação de comprar sem pagar nada”, o que inclusive favorece o endividamento e a inadimplência.

Como o nosso cérebro funciona quando compramos algo?

Você já deve ter notado que concluir uma compra ou receber um produto novo que você comprou pela internet traz, muitas vezes, uma enorme sensação de prazer, certo?

Em 2016, uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que 96% dos entrevistados admitiram já ter feito alguma compra apenas para se sentir melhor

E tudo isso se deve ao chamado sistema de recompensas, uma espécie de circuito no cérebro que faz com que você se sinta bem ao cumprir suas metas. Quando ativado, ele libera o neurotransmissor do prazer (a dopamina) que, por sua vez, libera a serotonina, que te faz se sentir bem.

Entretanto, esse bem-estar é bem passageiro, enquanto o prejuízo financeiro pode durar meses. Apesar de a sensação de prazer ao comprar funcionar como um refúgio, o arrependimento de uma compra mal planejada pode gerar decepção, tristeza e até vergonha.

Como educar a mente para evitar compras por impulso?

Antes de tudo, isso exige que você conheça os principais gatilhos que te levam a tomar esse tipo de decisão.

Para muitas pessoas, o excesso de promoções e descontos torna mais fácil a compra por impulso. Outras estarão mais propensas a realizar gastos impulsivos em determinados momentos do dia (de noite, após o estresse da rotina de trabalho, por exemplo) ou em determinados lugares (como shoppings, restaurantes e lojas de departamento).

Além disso, outras também acabam realizando compras por impulso ao ver outras pessoas comprando, e outras tantas também fazem essas compras em busca de uma gratificação imediata – mesmo que isso traga arrependimento mais tarde.

O mais importante mesmo, portanto, é identificar quais dessas situações mais te atrapalham a tomar decisões mais conscientes e sensatas. Ah, e também é essencial aceitar que todos nós temos alguma dessas fraquezas.

Não perca a oportunidade de ler o nosso conteúdo sobre como economizar com delivery

Como se planejar para evitar fazer uma compra impulsiva?

Aqui no blog do Méliuz a gente insiste muito no tema, mas realmente não há nada melhor para a sua vida financeira do que criar hábitos de planejamento para o seu dinheiro e compras.

Planejar todos os gastos do mês pode ser difícil para começar, mas uma solução é registrar tudo o que você gastou, semana a semana.

Sendo assim, rever cada gasto vai te ajudar (e muito) a entender quais os seus pontos fracos e as categorias de gastos com as quais você mais deve ter atenção.

Estratégias para evitar a compra por impulso

Agora a parte mais prática, pra te ajudar de vez a evitar, ou reduzir bastante, as suas compras por impulso:

1. Tenha um planejamento financeiro

Sem sombra de dúvidas, o primeiro passo para evitar comprar por impulso é por meio de um planejamento financeiro. Afinal, ele será o responsável por fazer com que você entenda a sua realidade financeira.

Dessa forma, fica mais fácil entender quando se deve evitar uma compra, por estar com o orçamento curto.

O seu planejamento também permite que você trace metas financeiras. Ou seja, caso deseje comprar um produto ou serviço, é possível traçar estratégias para comprá-lo no momento certo!

2. Saiba quais são as suas necessidades

Muitas vezes, as compras por impulso podem acabar comprometendo a vida financeira. Afinal, aquilo que deveria ser uma prioridade passa a ser tratado com displicência.

Deste modo, você deverá entender quais são os seus principais gastos fixos. Após entendê-los, é o momento de priorizá-los e colocá-los sempre à frente de qualquer compra.

Ou você prefere deixar de pagar ou atrasar o aluguel para fazer uma compra por impulso? Portanto, será necessário ter muita disciplina e autocontrole neste momento.

3. Dê uma voltinha antes de comprar

Deixar de comprar imediatamente já te ajudará muito a evitar aquele impulso de passar o cartão à primeira vista.

Se possível, nesse intervalo, tente fazer algo que te traga bem-estar, como assistir uma série, ler um livro ou fazer alguma atividade física – isso pode aliviar a tensão que te faria comprar no impulso.

4. Pesquise mais

Ative o modo Sherlock Holmes e busque oportunidades mais econômicas e vantajosas para aquela compra. Para isso, faça uma busca nas principais lojas especializadas no produto que você deseja comprar.

Mesmo que o preço esteja realmente bom, parar para avaliar sua escolha vai te ajudar a decidir melhor.

Ah, ao fazer qualquer compra, não deixe de usar o Méliuz! São centenas de cupons de desconto disponíveis nas principais lojas do país e, de quebra, você ainda ganha cashback! Cadastre-se e aproveite!

5. Cuidado com o cartão de crédito

A gente sabe que é tentador dividir a blusinha em muitas parcelas, mas cuidado com a bola de neve que isso pode se tornar!

Isso porque, comprar com o cartão de crédito, por mais que soe como inofensivo, fazendo tudo parecer mais fácil, mas, no fim do mês, a conta pode apertar.

6. Tenha seus sonhos e metas muito claros

Parte do arrependimento depois das compras por impulso chega quando a gente vê que aquele gasto deixou mais distante o sonho de uma viagem ou a meta de guardar dinheiro extra.

Sendo assim, vale até deixar um bilhete na carteira ou no plano de fundo do celular pra você não se esquecer disso, ok?

A gente também listou as 8 principais dicas para fazer compras inteligentes aqui neste outro post. Vale a leitura!

Como fugir da “terapia da compra por impulso”?

Segundo a psicóloga australiana Joanne Corrigan, quando fazemos compras por impulso, “estamos na verdade tentando controlar nossas emoções”. Por esse motivo, temos a sensação de que as compras nos ajudam a sentir bem no momento em que passamos por emoções desconfortáveis.

Nesse contexto, existem algumas ações práticas que podemos buscar para evitar os prejuízos das compras por impulso. Estudos sugerem que há ainda outros comportamentos e atitudes que ajudam as pessoas a usarem menos o consumo como forma de “terapia”.

Uma dessas chaves é exatamente o autocontrole. Como falamos acima, autocontrole tem muito a ver com a capacidade de enxergar gratificações menos imediatas, como sonhos e objetivos a médio e longo prazo.

Além disso, outro ponto que pesquisas mostraram ser um forte auxílio contra a impulsividade nas compras é a gratidão.

Em estudos da universidade americana de Northeastern, pesquisados que se sentiam agradecidos mais vezes ao longo do experimento eram mais capazes de resistir a compras por impulso. Descobriram, ainda, que a gratidão também faz as pessoas se sentirem bem, assim como quando elas realizam uma compra.

Agora é com você! Antes de tudo, lembre-se: compras por impulso não são motivo de vergonha ou culpa. Elas são apenas algo a se buscar evitar aos poucos, tanto para sua saúde financeira quanto seu bem-estar ao longo do tempo.

Portanto, coloque em prática as dicas e nos conte nos comentários o que mais funcionou pra você!

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *