Como comprar um Celular ou Smartphone? Guia de Compra Méliuz

Dicas de compra
UPDATED: dezembro 26, 2016

Sempre que chega o momento de comprar um celular ou smartphone novo, a maioria de nós fica em dúvida sobre qual escolher, afinal de contas, são tantas opções de modelos e recursos que sempre fica a dúvida: qual seria o modelo de smartphone mais adequado para minhas necessidades?

Para te ajudar a resolver esse dilema, montamos um guia de compra de smartphones. Confira!

Dicas Gerais

1. Preço não é tudo

Escolher o seu smartphone apenas pelo preço é um dos erros mais comuns – tanto quando você apenas procura pelo mais barato ou pelo mais caro. Lembre-se sempre que mais importante que o preço do aparelho, são suas funcionalidades e características que vão te atender melhor.

Por exemplo: se você está preocupado com economia e não está considerando trocar de aparelho por alguns anos, ao invés de simplesmente escolher o modelo mais barato, pode ser interessante checar a qualidade da bateria, tela e problemas comuns que podem ocorrer com os aparelhos que você está pesquisando. Afinal, no seu caso é interessante que seu smartphone dure muito tempo.

2. Quais recursos são essenciais para você?

Saber classificar o que é essencial, do que é importante e do que é opcional, não só é uma dica essencial na hora de escolher o modelo de smartphone mais apropriado para você, mas também vale como dica para a vida (hehe). Mas, voltando à vaca fria, considere sempre quais são aqueles recursos essenciais para que o smartphone consiga te atender. Para descobrir os recursos, faça uma breve análise do seu perfil de uso:

  • Você usa o celular como GPS? (se sim, internet e gps são essenciais)
  • Você usa aplicativos de jogos no celular? (se sim, processador e memória são recursos que você deve priorizar)
  • Você responde e-mails pelo celular? (se sim, internet é essencial. Considere processador e memória também)
  • Você costuma ler no celular? (ebooks e outros materiais maiores. Se sim, uma tela maior pode ser interessante)

Para entender todos os recursos que serão essenciais para o seu uso, procure fazer uma análise de como você utiliza o celular – é importante você listar quais tarefas o smartphone deverá desempenhar. Uma vez que você tem a lista de recursos importantes, você vai ver como a escolha fica mais simples e alguns itens de layout ou recursos adicionais se tornam menos relevantes na sua escolha.

Tipos de telefone celular

Smartphones

Nessa categoria estão os modelos com mais recursos e mais adaptáveis. Como possuem processadores e sistemas operacionais, suportam o download e instalação de aplicativos que expandem suas funcionalidades. Vale lembrar que os smartphones são usualmente mais caros que os celulares convencionais graças à sua flexibilidade e recursos extras. Normalmente, vêm com suporte para wi-fi e planos de dados, GPS e bluetooth, e são ideais para quem precisa estar o tempo inteiro conectado.

Celulares convencionais

Os celulares convencionais são fortes nos recursos essenciais – SMS e telefone. Algumas variações podem vir com acesso à internet, teclado que ajudam na digitação de mensagens (tipo QWERTY) e navegadores simples para acesso básico à rede. Essa categoria de celulares costuma ter um custo bem inferior aos smartphones e são relativamente flexíveis. É ideal para quem procura um celular apenas com os recursos básicos, que não utiliza GPS, música, câmera e outras ferramentas com muita frequência.

Principais recursos de celulares e smartphones

No momento de comprar seu futuro aparelho, talvez seja interessante levar em conta esses recursos técnicos.

Tamanho da tela

Telas grandes (5,5 polegadas ou mais)

Os smartphones estão ficando maiores, é inegável. A tela de 5 polegadas (diagonal) costumava ser considerada enorme, mas se avaliarmos a quantidade de modelos disponíveis no mercado, esse tamanho de tela pode ser considerado até normal. Por sinal, em inglês, os smartphones com telas iguais ou maiores a 5 polegadas costumam ser chamados de phablets (uma mistura de smartphone com tablet).

Alguns modelos recomendados:

    • iPhone 6 Plus
    • Google Nexus 6
    • Nokia Lumia 1320
    • LG G Vista
    • Samsung Galaxy Note 5

Telas médias (5 a 5,4 polegadas)

Telefones deste tamanho tendem a medir exatamente 5 polegadas ou ser ligeiramente maiores. Enquanto nos “phablets” é mais comum encontrar aparelhos ultra avançados, nessa categoria você consegue encontrar uma grande variedade de modelos – desde os mais modestos até os mais modernos. Conheça alguns modelos bem recomendados dessa categoria:

        • Galaxy S6
        • Motorola G

telas pequenas (4,5 a 4,9 polegadas)

Podem ser chamados de compactos dada à quantidade de celulares e smartphones gigantes que encontramos nas prateleiras. Por causa da popularidade dos modelos com telas de 5 ou mais polegadas ser maior que dos aparelhos menores, essa categoria acabou sofrendo uma queda de variedade no número de aparelhos. Mas é possível encontrar modelos bem acessíveis e com um bom portfólio de recursos. Alguns destaques dessa categoria são:

        • Motorola moto e
        • Motorola moto 4G LTE

Tipos de Tela

LCD

As telas de LCD (ou cristal líquido) são bastante comuns, inclusive em outros tipos de dispositivos – relógios, monitores, televisões, etc. Possuem cores mais naturais e sua resolução evoluiu bastante ao longo do tempo chegando até HD e 4K (essa última, no smartphone Sony Xperia Z5 premium).

Tela Retina

Os aparelhos da apple utilizam essa tecnologia que é basicamente LCD, mas com uma resolução altíssima – cerca de 326 pixels por polegada.

AMOLED

Anunciada como a tecnologia capaz de substituir o LCD, as telas de AMOLED possuem melhores cores e contraste.

Câmera

No quesito câmera, é possível encontrar os mais diversos modelos – e para analisar esse recurso é essencial que você, primeiro, tenha em mente quais suas necessidades com relação a esse assunto. Se você é do tipo que gosta de registrar todos os momentos, considere um smartphone com câmera de qualidade superior.

Lembre-se que a qualidade das fotos é medida em megapixels, ou seja, quanto mais megapixels, melhor a qualidade das fotos (e consequentemente, o tamanho dos arquivos de foto).

A qualidade da lente também influencia (e muito) na qualidade final das fotos. Além disso, o processamento da imagem pelo aparelho também colabora. Aliás, duas marcas que possuem excelentes processadores de imagens são HTC e Nokia (agora Microsoft).

Alguns aparelhos que possuem câmeras interessantes para usuários comuns:

        • Sony Xperia C4
        • Motorola Moto X Edição Pure

Bateria

Quanto mais recursos o seu celular possui, mais bateria você vai precisar – essa é uma verdade inquestionável. Quanto mais os smartphones avançaram, mais os fabricantes procuraram aprimorar esse recurso e hoje já é possível encontrar smartphones bem completos em recursos e com baterias que chegam a durar de 1 a 7 dias dependendo do uso.

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!
Recommended For You