Ofertas

Dia do Cliente 2024: saiba tudo sobre a data que é comemorada no Brasil!

Comemorado em setembro, o Dia do Cliente surgiu no Rio Grande do Sul. A data, que é celebrada desde 2003, tem o objetivo de movimentar o comércio em setembro, mês sem datas comemorativas e, por isso, uma época fraca de vendas.

Estreitando a relação entre as lojas e os consumidores e aderida por diversas empresas do país, a celebração deste dia é uma excelente oportunidade para aproveitar descontos e promoções.

Ou seja, o Dia do Cliente é a data ideal para você encontrar ofertas incríveis para comprar aquele item que sempre sonhou em ter.

Portanto, quer saber tudo sobre o Dia do Cliente e como aproveitá-lo da melhor forma possível? Então acompanhe a gente!

Aproveite para fazer o seu cadastro no Méliuz e encontrar os melhores cupons de desconto para economizar nas suas compras! Além disso, você também garante parte do seu dinheiro de volta!

Como surgiu o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente foi criado pelo empresário João Carlos Rego, gaúcho especialista em marketing e recursos humanos.

Com o intuito de homenagear os clientes, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e comerciantes, o empresário gaúcho criou a data, que já é comemorada em 14 estados do país.

Mais do que oferecer benefícios e boas condições de compra, a data é focada na valorização do cliente – que é o centro de toda relação de consumo, não é mesmo?

Por isso, no Dia do Cliente, muitas lojas e marcas oferecem mimos e focam suas campanhas em dar destaque à história e ao relacionamento com os seus clientes. 

Mas é claro que as promoções também têm um papel especial na data, afinal, nada agrada mais um consumidor do que economizar, né?

Falando em economizar, para ganhar cashback e aproveitar cupons de desconto exclusivos, faça o download do app do Méliuz e tenha parte do seu dinheiro de volta!

Quando é comemorado?

O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro, 6 meses após o Dia do Consumidor.

A data, que também é marcada por descontos e promoções para atrair o comprador, impulsionando o comércio, é celebrada entre duas datas importantes: o Dia dos Pais e o Dia das Crianças.

Embora o Dia do Cliente seja focado no consumidor, de acordo com pesquisa de intenção de compra realizada no ano passado pela Opinion Box, a data ainda não é tão conhecida pelos brasileiros.

Entretanto, o dia é considerado uma grande oportunidade para lançar ações com foco no cliente do seu negócio e, para nós, enquanto clientes, é uma chance de economizar nas nossas compras.

Aproveite também para ler sobre a Shein!

Qual a importância da data?

Assim como no Dia do Consumidor, que celebra os nossos direitos com promoções e condições especiais incríveis, o Dia do Cliente é uma data com foco em todos nós.

Com empresas cada vez mais focadas no cliente, a data tem crescido muito. De acordo com o Google, ela já chegou a ser até mais pesquisada do que o Dia do Consumidor. Incrível, né?

Portanto, se você é uma daquelas pessoas que não perde nenhuma oportunidade de economizar, não deixe de aproveitar o Dia do Cliente!

Dia do Cliente ou Dia do Consumidor?

Não tem como falar do Dia do Cliente sem falar do Dia do consumidor, né? Celebradas em dias diferentes, as duas são um excelente momento para economizarmos muito na hora de comprar.

Contudo, você sabia que, embora usadas como sinônimos, as palavras “cliente” e “consumidor” não significam a mesma coisa?

O cliente possui uma relação de confiança e lealdade com uma marca. Enquanto, por outro lado, o consumidor tem foco no produto ou serviço final, sem fidelização com a empresa escolhida.

O conceito de consumidor é, inclusive, previsto por lei. De acordo com o artigo 2º da Lei nº 8.078/1990, o consumidor “é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”.

Ou seja, enquanto uma data tem foco em você, com o intuito de te transformar em um cliente, por meio da fidelização, a outra data comemora os seus direitos, defendidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

De qualquer modo, as duas datas celebram você e, consequentemente, se tornam um ótimo momento para comprar!

Como aproveitar o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para fazer as suas compras com uma maior economia. Afinal de contas, as maiores e melhores lojas do país aproveitam a data para vender mais.

No entanto, para aproveitar a data comemorativa da melhor forma possível, é preciso adotar algumas estratégias. Com isso, que tal descobrir como acertar nas suas compras?

1. Procure por descontos e ofertas

O primeiro passo é buscar descontos e ofertas exclusivas do Dia do Cliente. Assim, você poderá encontrar os seus produtos preferidos à preços mais acessíveis.

Como mencionado anteriormente, muitas lojas aproveitam a data para fazer o estoque girar. Deste modo, consequentemente, elas conseguem vender mais e fidelizar clientes.

Sendo assim, não deixe de fazer uma pesquisa nas principais lojas do mercado e ter à sua disposição as melhores ofertas e descontos para fazer as suas compras com economia.

Além disso, aproveite para descobrir como usar cupom de desconto e, com isso, pagar menos nas suas compras.

2. Aproveite o frete grátis

Uma das principais estratégias adotadas pelas lojas durante eventos como o Dia do Cliente é o frete grátis. Assim, você não paga o valor referente à entrega das suas compras.

No entanto, é de suma importância analisar quais são as condições deste benefício em uma loja.

Isso porque, algumas lojas podem oferecer o frete grátis mediante compras a partir de um determinado valor. Logo, tome cuidado para não ser surpreendido depois que fizer a sua compra, ok?

Aproveite também para conhecer alguma das melhores opções de lojas de roupa online

3. Receba notificações de sites

Para não perder nenhuma oportunidade de economizar ao fazer compras online, você pode se colocar à disposição para receber notificações das maiores e melhores lojas.

Deste modo, basta somente assinar a newsletter das suas lojas preferidas. Com isso, sempre que houver uma promoção disponível, você será notificado via e-mail.

Uma outra forma de ficar por dentro de todas as condições exclusivas do Dia do Cliente é acompanhar as redes sociais. Afinal, muitas lojas compartilham suas ofertas por lá.

4. Participe de campanhas especiais

O Dia do Cliente é uma data comemorativa na qual centenas de lojas fazem campanhas especiais. O intuito é oferecer condições especiais para atrair novos clientes.

Deste modo, se você deseja economizar na internet, não perca nenhuma campanha! Afinal, quem não gostaria de pagar menos na compra dos seus produtos favoritos?

Fique de olho nas principais lojas do mercado e veja quais delas estão com campanhas especiais no Dia do Cliente.

Como encontrar as melhores ofertas no Dia do Cliente?

Como você pode compreender, o Dia do Cliente é uma data repleta de descontos e promoções imperdíveis para você economizar!

No entanto, como aproveitar as melhores ofertas? A seguir, confira algumas dicas valiosas para economizar muito nas suas compras:

Não desperdice a oportunidade de instalar a Extensão do Méliuz e, assim, garantir os melhores benefícios em compras online! São centenas de cupons de desconto e, de quebra, você recebe cashback!

Dia do Cliente ou Black Friday?

O Dia do Cliente é uma data que se assemelha à Black Friday. Isso porque, o objetivo principal de ambas as datas é movimentar o mercado com ofertas e condições especiais.

A Black Friday é um evento bastante conhecido que acontece na última sexta-feira de novembro. No entanto, é possível encontrar promoções e ofertas ao longo de todo o mês.

Sendo assim, você pode aproveitar ambas as datas para economizar nas suas compras. O que permite, por exemplo, comprar o presente da namorada ou para presentear pessoas queridas.

Não deixe de conferir todas as condições especiais das suas lojas favoritas e, desta maneira, encontrar as melhores oportunidades para economizar nas suas compras.

Veja também: Amazon Prime Day

O que comprar no Dia do Cliente 2024?

Agora que você já sabe que existe uma diferença entre o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor, também é importante entender quais são as principais oportunidades de compra da data. Afinal, você não vai perder a chance de economizar dinheiro, né?

Deste modo, separamos alguns produtos que podem ser encontrados com um preço mais em conta. Contudo, não se esqueça de definir, de forma prévia, quais são as suas necessidades de compra.

Veja a seguir quais são os produtos que vale a pena ficar de olho durante o Dia do Cliente

1. Eletrônicos

Você pode aproveitar o Dia do Cliente para encontrar ofertas e condições especiais na compra de eletrônicos! O que passa, por exemplo, por uma Smart TV e até mesmo uma caixa de som bluetooth.

Ou seja, neste momento, são vários os produtos que podem ser encontrados nas principais lojas do mercado! A boa notícia é que você pode seguir as nossas dicas para garantir uma maior economia.

2. Eletrodomésticos

Muitas pessoas aguardam ansiosamente por datas como o Dia do Cliente e Black Friday para fazer as suas compras. Com isso, você pode encontrar preços mais acessíveis ao investir em eletrodomésticos.

Deste modo, produtos como fritadeira elétrica, geladeira e máquina de lavar podem ser encontrados com condições especiais. O que faz com que você tenha produtos novos sem precisar investir um alto valor.

3. Móveis

Uma das várias oportunidades disponíveis no Dia do Cliente é renovar os móveis da sua casa. Afinal de contas, você encontra a chance de poupar dinheiro na compra de um rack para TV ou de uma cama box.

No entanto, estes não são os únicos produtos que podem ser encontrados com uma maior economia. Ou seja, também é possível investir na compra de produtor para a sua casa, itens de decoração, entre outros.

4. Roupas e acessórios

Se você sente a necessidade de renovar o seu guarda-roupas, aproveite o Dia do Cliente para comprar as melhores peças de roupas. Assim, será possível andar sempre no estilo, sem precisar investir um valor alto.

Aqui, a boa notícia é que são várias as lojas nas quais você pode encontrar roupas e acessórios. Portanto, não perca a chance de comprar roupas de academia, looks para sair ou até mesmo os melhores modelos de tênis.

5. Celulares e smartphones

Você está precisando de um celular novo? Sem sombra de dúvidas, estamos falando de um desejo que é compartilhado por centenas de consumidores.

Isso porque, nada melhor do que encontrar um celular bom e barato, capaz de atender todas as suas necessidades, certo? Sendo assim, faça a sua busca durante o Dia do Cliente e encontre as melhores ofertas do mercado!

Além disso, uma dica que não pode faltar no momento de compra é encontrar as melhores lojas do mercado. Assim, maiores serão as chances de se fazer uma escolha assertiva.

Dicas de produtos para comprar no Dia do Cliente

Agora que você já sabe quais categorias buscar no Dia do Cliente, o que acha de conhecer também alguns produtos que vale a pena ficar de olho?

Desde eletrodomésticos como um freezer até móveis como um rack para TV, são várias as opções que podem ser encontrada por preços mais em conta.

E, se você não sabe por quais produtos buscar, não se preocupe! Afinal de contas, selecionamos alguns exemplos que podem ser uma boa aposta para o Dia do Cliente. Confira com a gente:

Aproveite também para ler o nosso conteúdo com as melhores dicas sobre como economizar dinheiro

Quais são as melhores lojas no Dia do Cliente?

A fim de encontrar o melhor preço do mercado no Dia do Cliente, o ideal é fazer uma pesquisa entre as principais lojas. Ou seja, aquelas que podem oferecer descontos e ofertas especiais durante a data.

Sendo assim, se você deseja entender onde procurar por promoções nos seus produtos preferidos, confira algumas das nossas dicas:

Ainda existem outras diversas lojas que vale a pena conferir no Dia do Cliente. Por isso, não deixe de contar com o Méliuz! São centenas de cupons de desconto em mais de 800 lojas. Confira!

E aí, quem aqui já conhecia o Dia do Cliente? Já aproveitou a data para economizar? Portanto, anote na sua agenda o dia 15 de setembro e não deixe de aproveitar!

Lorena Campos é publicitária e mestranda em Comunicação Social pela PUC-MG. Atualmente, é responsável pela estratégia de conteúdo do Blog do Méliuz, sendo responsável principalmente pelo calendário editorial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *