Finanças

Inflação hoje: o que é e como ela afeta as suas finanças?

Entenda de uma vez por todas como a inflação interfere na sua vida.

Você já se deparou com o aumento do preço de produtos ou serviços básicos? Muitos não entendem o motivo, mas o preço das coisas que costumamos comprar no dia a dia é influenciado pela inflação.

A inflação nada mais é do que o aumento geral e contínuo de produtos e serviços dentro de uma economia. Consequentemente, ela é a responsável por diminuir o poder de compra dos consumidores.

No entanto, é muito comum encontrar dúvidas sobre como está a inflação hoje e como ela interfere na vida financeira das pessoas. Para isso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto!

Sendo assim, acompanhe com a gente até o final e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! É o seu momento de descobrir como se manter precavido contra o aumento dos preços. Vamos lá?

Não se esqueça também de fazer o seu cadastro no Méliuz! Assim, você encontra os melhores benefícios, como cupom de desconto e cashback, para economizar em compras online à sua disposição!

Ah, aproveite também a oportunidade para entender como elaborar um planejamento financeiro pessoal

Inflação hoje

É muito importante acompanhar como está a inflação hoje, uma vez que ela afeta de forma direta o poder de compra dos brasileiros. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, no dia 12 de maio, ela está em 0,61%.

Desta forma, quando analisamos os quatro primeiros meses de 2024, a inflação acumulada está em 4,07%. 

O que é a inflação?

Como você já pode entender, a inflação é a responsável pelo aumento do preço de diferentes tipos de bens e serviços. O que, consequentemente, leva à queda do poder de compra de um país.

No entanto, é necessário entender que não estamos falando de um aumento uniforme. Ou seja, os preços podem aumentar de acordo com cada categoria de produtos e serviços, podendo variar.

Hoje, o IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo) é o principal indicador da inflação no país. O seu cálculo é feito de forma mensal pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nas principais metrópoles brasileiras.

Ela pode acarretar em diferentes efeitos negativos na economia de um país. Além da redução do poder de compra por parte dos consumidores, ela também afeta os investimentos.

Por isso, é de suma importância entender melhor o que causa a inflação e como lidar com a sua vida financeira. Mas fique tranquilo que ainda vamos abordar todos esses tópicos relevantes, ok?

O que causa a inflação?

Para entender melhor como a inflação influencia o seu dinheiro, é importante compreender também as suas causas. Nesse momento, vale a pena ressaltar que ela pode ser causada por diferentes fatores.

Ou seja, existem causas distintas que acarretam na inflação de curto prazo, assim como também podemos encontrar uma justificativa para a inflação de longo prazo, onde o preço pode aumentar ao longo de todo o ano.

Desta forma, selecionamos algumas das principais causas por trás da inflação. Acompanhe com a gente:

1. Aumento da demanda

O primeiro motivo da inflação se encontra na relação entre oferta e demanda. Ou seja, quando a demanda por bens e serviços acaba excedendo a capacidade de produção do país.

Quando ocorre este tipo de desequilíbrio, os preços começam a subir, uma vez que não será possível garantir o fornecimento para todas as pessoas. Logo, a demanda passa a ser maior que a oferta.

2. Custos de produção

Outra causa da inflação são os custos de produção. Aqui, ela pode aparecer e, com isso, afetar o seu dinheiro, quando o valor necessário para oferecer um serviço ou produzir um bem aumenta.

Desta forma, com os custos de produção maiores, a produção de um bem ou serviço é reduzida, fazendo com que os preços de venda aumentem, a fim de cobrir todo e qualquer gasto extra.

Acompanhe também o nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre o Calendário PIS 2023

3. Política monetária

Você sabia que a emissão de dinheiro também pode afetar a inflação? Quando o governo sente a necessidade de gerar mais dinheiro, o preço dos produtos e serviços também aumenta.

Afinal de contas, com mais dinheiro disponível na economia, os consumidores possuem uma maior capacidade de compra, aumentando a demanda e, consequentemente, os preços também.

4. Taxa de juros

A taxa de juros também é um fator que influencia na inflação de um país. Isso porque quando o governo decide diminuir a Selic, os investimentos e títulos públicos começam a render menos que o esperado.

Consequentemente, a procura de crédito aumenta, uma vez que eles se tornam mais baratos. O que também pode fazer com que a demanda aumente e, com isso, a inflação também.

Vai fazer uma compra online? Não deixe de contar com o Méliuz como o seu parceiro oficial! Para isso, faça a instalação da nossa Extensão no seu navegador e tenha os melhores benefícios ativados de forma automática!

Como a inflação afeta o meu dinheiro?

A inflação pode afetar a sua vida financeira de diferentes formas. De forma resumida e prática, ela faz com que o seu dinheiro perca valor, diminuindo assim o seu poder de compra.

Isso significa que a quantidade de dinheiro disponível na sua conta bancária hoje representa um poder de compra menor no futuro. Afinal de contas, a inflação fará com que eles aumentem.

Além disso, se você é uma pessoa que gosta de fazer investimentos e ver o dinheiro render, é necessário tomar cuidado. A inflação pode sim ter impacto sobre poupanças, títulos ou ações.

Nesse caso, se o retorno sobre o seu investimento não for capaz de superar a taxa de inflação, o seu dinheiro perde valor. Consequentemente, o seu poder de compra também vai diminuir.

Sendo assim, você terá um maior desafio no momento de elaborar o seu planejamento financeiro. Aqui, todo cuidado será pouco para não acabar fazendo dívidas e complicar o seu orçamento mensal.

É muito importante levar a inflação em consideração no momento de tomar decisões financeiras. Assim, será possível proteger o seu dinheiro contra todo e qualquer efeito negativo que ela tenha sobre ele.

A inflação é sempre ruim?

Por incrível que pareça, a inflação nem sempre é ruim. No entanto, é necessário que ela seja controlada, fazendo com que a economia cresça de forma saudável.

Ou seja, existem algumas situações onde a inflação pode ser considerada desejável e até mesmo necessária para um país, principalmente em tempos de recessão ou baixo crescimento.

No entanto, precisamos reforçar que a inflação descontrolada pode ter efeitos negativos na economia e na vida das pessoas, significando aumento da incerteza, desequilíbrio dos preços, entre outros.

Que tal descobrir o que é e quais são as melhores dicas para alcançar a sua independência financeira?

Como proteger a minha vida financeira?

Manter a sua vida financeira protegida em tempos de inflação envolve tomar uma série de medidas com o intuito de preservar o valor do seu dinheiro. O que passa, por exemplo, em investir o seu dinheiro da maneira certa.

Um exemplo muito comum é investir o seu dinheiro em ações. Mas, para isso, é necessário, em primeiro lugar, conhecer o seu perfil de investidor e, logo em seguida, buscar por empresas sólidas e bem estabelecidas no mercado.

Além disso, outra opção viável para proteger o seu dinheiro da inflação é investir em ativos reais. É o caso, por exemplo, de imóveis, que possuem a capacidade de manter seu valor ao longo do tempo.

Outras formas de proteger o seu dinheiro é fazendo ajustes certeiros no orçamento, aumentando assim a consciência sobre os seus gastos e buscar formas de fazer renda extra.

De todo modo, você deve entender que todas as estratégias para proteger o seu patrimônio envolvem riscos e, por isso, exigem planejamento. Logo, se necessário, busque ter o auxílio de um profissional especialista no assunto!

E aí, deu para entender melhor a inflação hoje?

Agora que você já sabe o que é a inflação e como ela afeta o seu dinheiro, chegou o momento de colocar a sua vida financeira em ordem. Para isso, comece dando pequenos passos!

Ou seja, monte o seu planejamento financeiro e tenha uma visão mais assertiva da sua realidade atual. Assim, será possível tomar decisões cada vez mais estratégicas quanto à administração do seu dinheiro.

Caso seja preciso, não perca a oportunidade de aumentar a sua renda mensal, seja por meio de aplicativos para ganhar dinheiro ou até mesmo com jogos para ganhar dinheiro, beleza?

Muito obrigado pela companhia até aqui e até o próximo conteúdo!

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *