Finanças

Independência financeira: o que é e como alcançá-la?

Descubra como conseguir a sua independência financeira e se livrar das dívidas.

O conceito de independência financeira pode variar de pessoa para pessoa. Afinal de contas, para uns é ter recursos financeiros suficientes para realizar qualquer desejo, enquanto para outros é ficar longe das dívidas.

Quando falamos em independência, é correto associar o termo à uma maior autonomia e liberdade. No entanto, e quando o ligamos às finanças pessoais? Como se dá essa aplicação?

Sem sombra de dúvidas, a independência financeira diz respeito à correta administração do dinheiro. Ou seja, quando podemos tomar decisões inteligentes e não correr o risco de nos endividarmos.

No entanto, para conquistá-la, é necessário percorrer um longo caminho. O que passa, por exemplo, pela elaboração de um planejamento financeiro e o entendimento de como o seu dinheiro está sendo gasto.

Se você possui dúvidas sobre como alcançar a tão sonhada independência financeira, fique tranquilo! Afinal, estamos aqui para te ajudar. Portanto, leia o nosso conteúdo e descubra tudo sobre o assunto!

Antes, aproveite também para fazer o seu cadastro no Méliuz! É a sua chance de ter à disposição centenas de cupons de desconto e muito cashback para economizar em compras online!

Não deixe de conferir também a nossa lista completa com as melhores opções de cartão de crédito para negativado

Mas afinal, o que é a independência financeira?

Basta uma pesquisa rápida na internet para se deparar com diferentes conceitos por trás da independência financeira. Sendo que todas elas partem do princípio de ter controle sobre o seu dinheiro.

Deste modo, estamos falando de um termo que diz respeito à uma situação na qual uma pessoa possui recursos financeiros suficientes para manter o estilo de vida que ela deseja ter.

Ou seja, por meio da independência financeira, é possível alcançar todos os seus objetivos financeiros, sem depender, por exemplo, de uma renda fixa, como é o caso de um emprego CLT.

É isso mesmo que você leu! Uma pessoa que alcança a independência possui patrimônio e fluxos de renda que podem sustentar a sua vida, possibilitando a realização de viagens, compras e investimentos.

Mas para isso, é necessário adotar uma série de hábitos financeiros saudáveis ao longo da vida. O que vai te levar a ter uma reserva financeira suficiente para te sustentar, mesmo na existência de imprevistos.

E, se você deseja entender se está no caminho certo, não se preocupe! Afinal de contas, selecionamos algumas das melhores dicas para que seja possível alcançar a independência financeira.

Como alcançar a independência financeira?

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), cerca de 70% das famílias brasileiras estão lidando com dívidas. O que faz com que seja de suma importância falarmos sobre a educação financeira.

Ou seja, alcançar a independência financeira é um processo que envolve uma série de fatores. Sendo que o primeiro deles é a construção de um planejamento financeiro, que te dará uma visão mais clara da sua realidade atual.

Logo em seguida, será possível começar a colocar a sua casa em ordem. Para isso, será preciso, por exemplo, quitar as suas dívidas, controlar os seus gastos, construir uma reserva e fazer investimentos inteligentes.

A seguir, você poderá conhecer alguns hábitos saudáveis que, quando colocados em prática, poderão mudar a sua vida financeira! Acompanhe com a gente e tire as suas dúvidas:

1. Tenha um planejamento financeiro

Como já foi possível perceber, alcançar a independência financeira começa por um planejamento financeiro pessoal. Aqui, temos uma ferramenta essencial para a sua jornada financeira.

Afinal de contas, agora será possível identificar para onde está indo o seu dinheiro. O que abre as portas para decisões mais assertivas, como cortes desnecessários e oportunidades para economizar.

Hoje, é possível que você não possua uma correta compreensão da sua realidade financeira. Logo, você corre uma série de riscos, como gastar mais do que o necessário para viver.

Por isso, não abra mão de ter um planejamento financeiro. Logo em seguida, você poderá entender como está a sua realidade e, com isso, fazer os ajustes necessários para colocar as finanças em dia.

Ah, aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre por que é tão difícil começar a organizar a vida financeira?

2. Defina metas e objetivos financeiros

Em segundo lugar, após entender a sua realidade financeira, chega o momento de traçar metas e objetivos. Aqui, é de suma importância que elas sejam específicas, mensuráveis e realistas.

Por exemplo, não adianta estabelecer a meta de economizar muito dinheiro no mês se você não sabe o quanto gasta. Por isso, é muito importante que você leve em consideração o seu momento financeiro, ok?

Desta forma, determine o que você deseja alcançar no sentido financeiro e, além disso, não deixe de definir um prazo. Assim, será possível fazer avaliações periódicas e, se necessário, corrigir a rota.

3. Comece a controlar os seus gastos

O próximo passo será definir um orçamento mensal e controlar os seus gastos. Para isso, será preciso acompanhar de perto não somente as suas fontes de renda, como também as suas despesas.

Com isso, o ideal é definir um orçamento realista que te permita economizar uma parte da sua renda mensal. Ou seja, identifique quais são as oportunidades nas quais é possível gastar menos.

Se você tem o costume de comprar comida todos os dias, já pensou em começar a preparar a própria comida? Ou que tal colocar em prática hábitos que proporcionem uma economia na conta de luz?

Portanto, após identificar em quais áreas você pode cortar gastos desnecessários, aproveite para direcionar os recursos para quitar dívidas, construir uma reserva de emergência ou fazer investimentos.

4. Quite todas as suas dívidas

Você tem dívidas em aberto? Se a resposta for sim, é muito importante que você busque quitá-las. Assim, você dará um passo determinante para alcançar a tão sonhada independência financeira.

Desta maneira, comece identificando quais são as suas dívidas. Logo em seguida, será o momento de ir atrás de formas para pagá-las. Para isso, entre em contato com os seus credores em busca de uma negociação.

Você pode começar priorizando aquelas com as maiores taxas de juros. Enquanto você se planeja para ficar longe das dívidas, evite fazer novas e viva de acordo com a sua realidade financeira, ok?

Gosta de fazer as suas compras à prazo? Então descubra como não tornar o cartão de crédito um vilão

5. Crie uma reserva de emergência

Você sabe o que é uma reserva de emergência? Aqui, estamos falando de um fundo de dinheiro separado e acessível para lidar com emergências financeiras e possíveis imprevistos.

Ou seja, você terá à sua disposição uma quantia de dinheiro armazenada para a sua segurança. Logo, caso perca o emprego ou precise lidar com despesas médicas, não será preciso se endividar.

Hoje, muitos consideram a reserva de emergência o acúmulo de três a seis meses de despesas básicas. No entanto, o valor da sua reserva pode variar de acordo com a sua realidade e necessidades.

6. Aumente a sua renda

Um dos passos mais importantes quando falamos em independência financeira são as fontes de renda extra. Ou seja, você pode buscar alternativas assertivas para aumentar a sua renda mensal.

Controlar os gastos e aumentar a sua renda são decisões essenciais rumo aos seus objetivos financeiros. Por isso, não deixe de aproveitar as várias formas de ganhar dinheiro na internet.

Deste modo, você pode tanto buscar por uma promoção no trabalho, como também aprender novas habilidades para empreender ou prestar serviços como um freelancer. Aqui, não deixe de levar em consideração a sua realidade, ok?

7. Invista o seu dinheiro

Hoje, muitas pessoas buscam aumentar o seu patrimônio e acelerar o caminho até a independência financeira por meio de investimentos. Mas, para isso, será preciso estudar muito!

Ou seja, o primeiro passo é entender qual é o seu perfil de investidor. Logo em seguida, busque pelos melhores investimentos, como ações, títulos, fundos, imóveis, entre outros, para investir o seu dinheiro.

Contudo, não deixe de ter certeza que investir é o caminho certo para você. Se for possível, tenha o suporte e acompanhamento de um profissional financeiro, a fim de encontrar a melhor estratégia de investimento.

Quais cuidados ter na hora de buscar a independência financeira?

Buscar pela independência financeira é um caminho que precisa ser sólido e sustentável. Ou seja, você não irá alcançá-lo da noite para o dia e terá que tomar alguns cuidados essenciais.

É importante entender que estamos falando de um objetivo que leva tempo para ser cumprido. Por isso, é necessário ter paciência e disciplina em relação aos seus hábitos financeiros.

Por isso, você deverá tomar muito cuidado com decisões impulsivas e baseadas na emoção. Sabe aquelas compras por impulso? Pois bem, elas terão que ser evitadas no seu dia a dia.

Além disso, também será preciso colocar em prática alguns hábitos para alcançar a sua independência financeira. A seguir, acompanhe com a gente exemplos que serão fundamentais na sua jornada:

  • Busque cada vez mais conhecimento sobre educação financeira;
  • Elabore um planejamento financeiro sólido e siga-o à risca;
  • Controle rigorosamente os seus gastos e evite dívidas desnecessárias;
  • Não se esqueça de cortar alguns gastos e fazer renda extra;
  • Acompanhe, de forma regular, o seu progresso financeiro;
  • Desfrute o processo e não fique obcecado somente com o futuro.

Não se esqueça que a independência financeira é uma jornada pessoal e de acordo com a sua realidade. Ou seja, o que funciona para você pode não funcionar para outra pessoa. O que faz com que seja preciso se adaptar sempre ao seu momento atual.
Aproveite também para conhecer as nossas dicas de jogos para ganhar dinheiro e aplicativos para ganhar dinheiro

Quanto dinheiro preciso para ter independência financeira?

Sem sombra de dúvidas, uma das dúvidas mais comuns quando falamos em independência financeira diz respeito à quantidade de dinheiro que deverá ser armazenada em um patrimônio.

No entanto, é importante lembrar que estamos falando de uma questão individual. Afinal de contas, a jornada depende de vários fatores, como estilo de vida desejado, custo de vida, metas financeiras, entre outros.

De todo modo, a independência financeira se baseia em acumular dinheiro suficiente para cobrir suas despesas regulares e extras, proporcionando assim segurança e estabilidade.

Por isso, o ideal é fazer uma análise detalhada da sua realidade financeira. O que leva em consideração as suas despesas com moradia, alimentação, transporte, educação, entre outros vários.

Sendo assim, será possível determinar qual é o valor necessário para alcançar a sua independência. Portanto, tenha sempre as nossas dicas à sua disposição e mãos à obra!

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de economizar nas suas compras online com o Méliuz! Faça a instalação da nossa Extensão no seu navegador e tenha sempre os melhores benefícios ativados de forma automática!

Obrigado pela companhia!

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *