Guia de Compras

Qual o melhor aquecedor de ambiente? Confira essas dicas e deixe sua casa quentinha neste inverno!

Tome a melhor decisão e mantenha sua casa aquecida na estação mais fria do ano!

Você sabe qual o melhor aquecedor de ambiente? Essa é uma pergunta interessante, principalmente quando a estação mais gelada do ano se aproxima, fazendo a gente querer usar o equipamento quase toda hora para vencer o frio. Né?

É verdade que as estações do ano são, às vezes, um pouco malucas aqui no Brasil, com alguns dias frios no verão e outros quentes no inverno.

No entanto, é bastante comum que o inverno, estação que vai de junho a setembro, seja aquela na qual a temperatura apresenta uma queda significativa, com dias mais frios.

De acordo com um estudo da TechNavio, que trata do mercado global de aquecedores de ambiente, entre 2017 e 2021, a taxa de crescimento anual composta (CAGR) será maior do que 5% durante os anos previstos, número que comprova como o equipamento vem sendo bastante procurado.

As temperaturas no Brasil não atingem índices tão baixos quanto em outros países, mas, mesmo as menores quedas no termômetro já nos fazem sentir aquele friozinho, não é mesmo?

Sendo assim, nada melhor do que ter um bom aquecedor para lidar como frio do inverno! Agora, continue conosco para saber qual é o melhor modelo de aquecedor para você!

Veja também: Qual o melhor secador de cabelo?

Por que devo escolher o melhor aquecedor de ambiente?

Em primeiro lugar, para escolher o melhor aquecedor de ambiente, é importante analisar um conjunto de características do equipamento, de modo que seja possível tomar a decisão ideal, de acordo com as suas necessidades.

Afinal de contas, você não deseja tomar uma decisão na qual vai se arrepender depois, né?

Diferentemente do que se pensa, nem sempre aquele que tem uma potência necessária para aquecer mais o ambiente será definitivamente o melhor. Portanto, como fazer a melhor opção?

Como escolher qual o melhor aquecedor de ambiente?

Nós já comentamos por aqui sobre qual o melhor ventilador, e agora, chegou a hora de comentar sobre o queridinho do inverno, o aquecedor.

Isso porque, o aquecedor de ambiente é capaz de aumentar em alguns bons graus na temperatura e na sensação térmica da sua casa, tornando os dias frios mais aconchegantes.

Sendo assim, confira a seguir algumas das características mais importantes, às quais você deve se atentar para chegar à conclusão de qual o melhor aquecedor de ambiente:

Aquecedor a óleo ou halógeno? Conheça os sistemas de aquecimento

Nem todos sabem, mas existem diferentes sistemas entre os aquecedores de ambiente, ou seja, métodos pelos quais eles conseguem aquecer o local desejado. 

Os mais comuns são os seguintes:

  • Termoventilador: funciona de maneira similar a um ventilador, embora o ar seja quente, aquecido por uma resistência interna que fica incorporada à hélice. Alguns modelos, inclusive, oferecem a opção de ar frio para dias de calor.
  • Incandescente: tem sua resistência aparente, a qual fica escondida atrás de uma tela de proteção. A transmissão da temperatura para o exterior se dá por meio de filamentos que existem dentro do equipamento.
  • Halógeno: além de suas resistências ficarem expostas, este sistema recorre ao gás halogênio para aumentar seu potencial de aquecimento, o que o permite atingir temperaturas geralmente mais altas.
  • Cerâmica: como o nome indica, possui uma placa de cerâmica em seu interior. Quando o aparelho é ligado, a resistência elétrica aquece essa placa e, assim, o calor é distribuído pelo ambiente rapidamente. O aparelho também não fica quente do lado de fora e o controle de temperatura se dá de uma forma bastante equilibrada.
  • Óleo: o óleo fica em um recipiente interno e é aquecido pela resistência elétrica do aparelho o que, consequentemente, aumenta a temperatura do ambiente. Uma de suas maiores vantagens é que ele não retira a umidade do ar, o que resulta em uma experiência bastante confortável. Outra informação interessante é que esse óleo não precisa ser trocado com o passar do tempo.

Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre a Shein!

Potência

Assim como é feito na escolha de um ar condicionado, ou de outros eletrodomésticos, é essencial se atentar à potência do aquecedor, já que quanto maior ela for, mais calor ele conseguirá produzir.

Isso significa que se você comparar dois modelos com as mesmas características, mas um com potência máxima de 1.200 W e outro de 1.500 W, o segundo equipamento conseguirá deixar o ambiente mais quente do que o primeiro.

Ainda assim, é importante analisar essa informação em conjunto com o sistema de aquecimento do aparelho, já que alguns deles são conhecidos por conseguirem aquecer mais o ambiente, como os halógenos e de cerâmica, por exemplo.

Consumo de energia

Quem deseja saber qual o melhor aquecedor de ambiente, não pode deixar de pensar nas contas de luz, já que este é um equipamento que pode consumir bastante energia elétrica.

Em uma comparação simples entre um aquecedor de 1.200 W e um chuveiro de 6.000 W, em tese, o consumo de energia do aquecedor ligado por uma hora será equivalente ao do chuveiro ligado por 12 minutos, o que ajuda a entender um pouco como ele consome uma quantia considerável de energia.

No entanto, o cálculo não é tão simples assim, já que há outros fatores envolvidos: quando já se atingiu a temperatura desejada, o aquecedor terá apenas que mantê-la e fazer pequenos ajustes com o passar do tempo, ou seja, o consumo de energia será menor do que quando ele foi ligado.

Além disso, sempre opte pelos modelos que possuem o Selo Procel de Economia de Energia, aquele famoso selo com o desenho de uma lâmpada que costuma acompanhar os eletrônicos e eletrodomésticos, além da melhor classificação em relação ao consumo, que vai de A (melhor) a E (pior).

Características e itens adicionais

Há outras características e itens interessantes que você pode comparar para chegar à conclusão de qual o melhor aquecedor de ambiente para a sua casa ou apartamento, o que varia de acordo com as suas necessidades e preferências.

Se a segurança é um critério essencial, então opte pelos que possuem um sistema anti-tombamento, o que evita que caiam no chão e, assim, possam iniciar acidentes.

Além disso, um outro item de segurança importante é o termostato, já que ele pode desligar o sistema automaticamente quando atinge uma determinada temperatura.

A grade de proteção para as resistências é outro item importante em termos de segurança, já que mantém o equipamento distante do que realmente o aquece internamente. Desse modo, ele evita acidentes com crianças e animais de estimação.

Alguns modelos são maiores e dotados de rodinhas para transporte, enquanto outros menores dispõem de alças para que possam ser carregados por onde você quiser. Também há aqueles que oferecem as funções de circulação e desumidificação de ar.

Portanto, atente-se aos adicionais de cada modelo e conclua qual é o ideal para você!

O que você acha de economizar na compra do seu aquecedor de ambiente? Com o Méliuz, isso é possível! Cadastre-se agora e encontre os melhores cupons de desconto e tenha uma parte do seu dinheiro de volta com o nosso cashback!

Vamos falar de finanças? Qual aquecedor gasta menos energia?

Considerando todas as especificidades dos sistemas de aquecimento citados, os que consomem menos energia são os a óleo e cerâmica.

Desse modo, eles se colocam como opções melhores para quem não quer deixar de pensar nas contas de luz, embora possam custar mais caro que os demais no momento da compra.

Como economizar energia com o seu aquecedor de ambiente?

Independentemente do modelo de aquecedor de ambiente escolhido, economizar é uma palavra que certamente fará parte da sua vida.

Ou seja, para que você não seja pego de surpresa no final do mês com valores exorbitantes na conta de luz, é possível adotar algumas medidas para garantir uma economia de energia.

Quer saber quais medidas são essas? Acompanhe a seguir e tire todas as suas dúvidas:

  • Parou de utilizar o aquecedor? Tire-o da tomada;
  • Ao ligar o aparelho, feche as portas e janelas do cômodo, aumentando assim a sua eficiência;
  • Evite deixar o aquecedor perto de portas e janelas, permitindo que o calor escape;
  • Utilize o aparelho somente quando tiver uma pessoa no cômodo.

Desta maneira, você poderá ter uma maior economia e ainda se manter aquecido nos dias frios!

Quanto custa, em média, um aquecedor de ambiente?

A variação é bem grande, o que dificulta a definição de um preço médio. É possível encontrar opções na casa dos R$ 90 (ou até menos), enquanto outros modelos custam mais de R$ 340.

Via de regra, os termoventiladores são os modelos com menor preço, enquanto os mais caros são os a óleo.

Porém, para tomar uma decisão assertiva, ao invés de considerar apenas o valor da compra, é importante analisar o custo-benefício e ver qual será o melhor a médio e longo prazo.

Se você deseja economizar na compra do seu aquecedor de ambiente, conte com o Méliuz! Afinal de contas, aqui você encontra os melhores cupons de desconto em centenas de lojas parceiras!

Qual o melhor aquecedor de ambiente?

Essa é uma questão que pode ser impactada pela preferência de cada usuário, mas existem características importantes entre os modelos que ajudam a definir qual tem mais vantagens que os outros.

Desta forma, o modelo à óleo costuma estar no topo das listas, já que é um aquecedor que não resseca o ar, e é bastante eficiente na dissipação da temperatura.

Além disso, ele também ganha em economia quando comparado aos outros modelos, embora costume demorar mais para aquecer o ambiente que os demais tipos.

É fato que todos eles te ajudarão a lidar melhor com dias frios, mas o modelo menos indicado costuma ser o incandescente, que não distribui bem o calor pelo ambiente, deixando-o concentrado, ou seja, apenas bem próximo a ele.

Veja também: O que é cashback?

Afinal de contas, qual o melhor aquecedor de ambiente?

Como vimos, existem uma série de fatores que determinam qual é o melhor aquecedor de ambiente. Sendo assim, será difícil cravar um grande vencedor nesta disputa.

Além disso, comprar um aquecedor é uma escolha que depende tanto das preferências como também das necessidades apresentadas por cada consumidor.

No entanto, existem algumas opções no mercado que merecem uma atenção especial, como por exemplo:

Ventisol AH

qual o melhor aquecedor de ambiente: Ventisol AH

Halógeno, este modelo é barato e tem três opções de aquecimento, mas não é muito indicado para quem tem crianças e/ou animais de estimação, já que a grade costuma ficar bem quente.

Com potência máxima de 1.200 W, você pode utilizá-lo para se aquecer nos dias mais frios.

Além disso, você pode economizar comprando o aparelho no Magalu, usando o Méliuz. Dessa forma, você ganha cashback e ainda pode aproveitar cupons de desconto exclusivos.

Cadence AQC400

qual o melhor aquecedor de ambiente: Cadence AQC400

Cerâmico, temos aqui um modelo que distribui bem o calor e tem um bom potencial de aquecimento.

Além disso, ele circula e desumidifica o ar e mantém as resistências quentes por algum tempo, mesmo depois de desligadas. Sendo que a sua potência máxima é de 1.500 W.

Esse modelo está disponível no Shoptime. Portanto, não se esqueça de ativar o cashback no Méliuz, antes de começar a compra, para ganhar parte do seu dinheiro de volta.

Se você ainda não fez o seu cadastro, não perca tempo e faça o seu cadastro no Méliuz agora mesmo! Assim, você poderá acumular cashback e, após R$ 20 de saldo, transferir para a sua conta, sem pagar nada por isso!

Mondial A-06

qual o melhor aquecedor de ambiente: Mondial A-06

O Mondial A-06 é um modelo à óleo, que proporciona uma sensação bastante agradável, já que não resseca o ar.

Embora seja mais pesado, este modelo dispõe de rodinhas para que o transporte seja simples e confortável. A sua potência máxima é de 1.500 W.

Desta maneira, você pode comprá-lo nas Casas Bahia, que possui o modelo disponível e ainda oferece cashback para quem iniciar a compra pelo site ou no app do Méliuz. Aproveite!

Mondial A-05

qual o melhor aquecedor de ambiente: Mondial A-05

Cerâmico, tem potência máxima de 1.500 W e aquece altas temperaturas, além de ter uma grade de proteção que ajuda a evitar acidentes.

Já sabe, né? Comprando em uma loja online parceira do Méliuz, como a Americanas, você ganha cashback e pode usar cupons de desconto incríveis. Não vai perder essa oportunidade com o Dia do Cliente chegando, hein?

Mondial A-08

qual o melhor aquecedor de ambiente: Mondial A-08

Quando o assunto é o melhor aquecedor de ambiente, o Mondial A-08 não pode ficar de fora da nossa lista. Afinal, além de barato, esse modelo ventila ar quente, te aquecendo durante o inverno.

Com 2.000 W de potência máxima e dois níveis de potência, esse modelo é portátil e ainda pode ser adquirido com cupons de desconto imperdíveis e muito cashback!

Britânia AB1500

qual o melhor aquecedor de ambiente: Britânia AB1500

O último, mas não menos importante item da nossa lista sobre o melhor aquecedor de ambiente, é o Britânia AB1500.

Aqui, temos um aquecedor à óleo, com termostato e que não resseca o ar. Com dois níveis de potência, indo até 1.500 W, o modelo é ideal para quem tem problemas respiratórios.

Além desses modelos, você pode utilizar todas as informações que aprendeu neste artigo para escolher aquele que melhor atende às suas necessidades e preferências.

Sendo assim, você estará apto a decidir pelo aquecedor de ambiente que traz um custo-benefício ideal para o que procura!

Garanta uma maior segurança com o seu aquecedor

Não poderíamos finalizar o nosso conteúdo sobre o melhor tipo de aquecedor de ambiente sem antes dar algumas dicas para você.

Isso, principalmente, quando o assunto é segurança. Se você vai posicionar um aquecedor em um cômodo com trânsito de crianças, idosos e animais, é necessário tomar alguns cuidados fundamentais.

Desta maneira, acompanhe conosco alguns dos principais cuidados que você deve tomar:

  • Não posicione o aquecedor perto de torneiras ou chuveiros;
  • Jamais cubra o aparelho enquanto ele estiver ligado;
  • Verifique sempre se a voltagem do aparelho é compatível com a rede elétrica da sua casa ou apartamento.

E agora, já sabe qual é o melhor aquecedor de ambiente para você? Já possui algum na sua casa? Acha que outro modelo deveria aparecer na nossa lista?

Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de aproveitar o cashback e os cupons de desconto do Méliuz para comprar o seu aquecedor de ambiente!

Lorena Campos é publicitária e mestranda em Comunicação Social pela PUC-MG. Atualmente, é responsável pela estratégia de conteúdo do Blog do Méliuz, sendo responsável principalmente pelo calendário editorial.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *