Presentes

Valentine’s Day: Por que comemorar o dia de São Valentim

Você sabe a origem do dia de São Valentim? Conheça como começou a celebração do Vaneltine’s Day.

Dia 14 de Fevereiro pode parecer um dia comum no Brasil, mas no resto do mundo é um dia muito especial! Afinal, é o dia de São Valentim, o famoso Valentine’s Day que tanto vemos nos filmes.

Enquanto o Dia dos Namorados é comemorado no Brasil em 12 de Junho, apenas porque dia 13 de Junho é Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, a história do Valentine’s Day é bastante comovente.

Sendo assim, que tal compreender quem foi São Valentim e qual é a origem desta data? Leia o nosso conteúdo até o fim e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Ah, não se esqueça também de conferir as nossas dicas de presentes para o namorado e presentes para namorada aqui no Blog do Méliuz!

História do Dia de São Valentim

O bispo Valentim viveu no Império Romano no século III. Na época, o Império estava envolvido em muitas guerras e poucas pessoas se alistavam como soldados para ajudar nas batalhas.

Com isso, o imperador Claudio II pensou que o problema era o fato de ninguém querer abandonar suas esposas, noivas e namoradas para se arriscar numa guerra.

Dessa maneira, o imperador decretou que o casamento fosse proibido durante as guerras! Mas o bispo Valentim não conseguiu concordar com isso e se declarou contrário a essa lei e continuou realizando casamentos, apesar da proibição.

Quando a sua prática foi descoberta, ele foi preso e condenado à morte. Durante esse período, muitas pessoas lhe enviavam cartas e flores, contando-lhe que ainda acreditavam no amor e agradecendo pelos seus atos.

Foi também na cadeia que ele se apaixonou pela filha de um dos carcereiros, que era cega. Por um milagre, foi ele que restaurou a sua visão. Mas, infelizmente, a sua condenação à morte impediu que ficassem juntos.

Porém, antes de ser executado, Valentim escreveu um recado de despedida à sua amada que terminava assim: “De seu Valentim”. E, por isso, na cultura norte-americana ser um “Valentine” de alguém no dia 14 de Fevereiro, é o mesmo que ser seu namorado ou namorada.

Dia de São Valentim: O Dia do Amor

Depois de conhecer essa história tão romântica e trágica ao mesmo tempo, é possível entender o porquê do dia 14 de Fevereiro, data da morte de São Valentim, é considerado o Dia Internacional do Amor.

Isso porque, ele foi um homem que batalhou pelo amor de todos à sua volta e infelizmente não pôde viver com o seu, mas deixou um grande legado, uma grande história e uma grande cultura!

O Dia de São Valentim não é apenas o Dia dos Namorados em outros países. É o dia que você declara seu amor para as pessoas ao seu redor: até pais e filhos trocam cartões nesse dia!

Inclusive, confira quais são as nossas dicas de presentes para o pai e surpreenda o seu paizão

Quando é o dia dos namorados no Brasil?

Diferente do Dia de São Valentim, o Dia dos Namorados no Brasil é uma data não tão romântica. Afinal de contas, o seu foco é mais comercial, movimentando assim o mercado.

O dia 12 de Junho foi implementado no calendário brasileiro em 1948, uma vez que o mês não era tão movimentado para o mercado. Ou seja, os resultados referentes às vendas não alcançavam bons números.

Deste modo, o publicitário João Dória lançou uma campanha com o foco na troca de presentes entre os namorados. Tradição que perdura até os dias atuais, onde o dia 12 de Junho é marcado por filas em restaurantes e compra de presentes.

Como o Valentine’s Day é comemorado no mundo?

O Valentine’s Day é uma data comemorada é diferentes partes do mundo, sendo que cada país tem os seus próprios costumes e tradições.

Nos Estados Unidos, por exemplo, você poderá notar uma grande movimentação tanto em restaurantes, como também em lojas. Afinal, todos estão em busca de passar um tempo de qualidade com o amor de suas vidas.

Deste modo, presentes como chocolates, flores, joias e cartas apaixonadas são mais do que comum entre os casais americanos.

Agora, na Dinamarca, é possível notar algumas mudanças nas comemorações referentes ao Valentine’s Day. Ou seja, as tradicionais rosas vermelhas são substituídas por flores brancas. Quanto aos chocolates, a tradição é presentear o seu amor com pães doces. Legal, né?

Portanto, independentemente da forma com a qual você decide comemorar o Valentine’s Day, o importante é não deixar a data passar desapercebida. Logo, já pode ir pensando em uma forma de surpreender o seu amor, ok?

Ainda tem dúvidas sobre qual jogo para ganhar dinheiro pagam pelo Pix? Confira agora com a gente!

Valentine’s Day é a mesma coisa que Dia dos Namorados?

Não! Embora tanto o Valentine’s Day quanto o Dia dos Namorados sejam uma celebração romântica, elas possuem significados distintos e, além disso, são comemoradas em dias diferentes.

Ou seja, como foi possível ver, o “Dia de São Valentim” é comemorado no dia 14 de fevereiro, sendo uma tradição mais comum nos países de língua inglesa, como nos Estados Unidos e Reino Unido.

Enquanto isso, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho em países como o Brasil. A data é, inclusive, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido por ser o santo casamenteiro.

Portanto, você pode usar ambas as datas para surpreender o amor da sua vida. Seja com presentes ou com programações especiais, aproveite para celebrar a união entre o casal.

Aproveite também para ler o nosso conteúdo com as melhores dicas de presentes para sogra

Como comemorar o Valentine’s Day no Brasil?

A nossa cultura diz que o dia mais romântico do ano é o dia 12 de junho, mas que tal aproveitar essa data para fazer uma grande surpresa para quem você ama?

Tire um tempinho pra ficar junto do seu amor, assista a um filme juntos, vá para um lugar romântico, dê um cartão, um buquê de flores, chocolates… Coisas simples que façam com que o Dia do Amor seja mais feliz!

Contudo, precisamos concordar que presentear as pessoas que amamos nem sempre é uma tarefa das mais fáceis, né? Por isso, separamos algumas dicas de presentes para o seu amor! Confira:

Dicas de presentes para o Valentine’s Day

Uma das principais dificuldades encontradas em meio ao Valentine’s Day diz respeito ao que comprar. Isso porque, quando se trata do amor da nossa vida, o desejo é acertar no presente, certo?

Contudo, com tantas opções encontradas no mercado, é comum encontrar dúvidas para comprar o presente ideal. E, se você compartilha desta mesma dificuldade, não precisa se preocupar!

Afinal de contas, separamos algumas dicas de presentes para surpreender o seu amor no Valentine’s Day. Veja:

  • Caixa de chocolates;
  • Cesta de café da manhã;
  • Canecas personalizadas;
  • Roupas e acessórios;
  • Ir jantar em um restaurante;
  • Livros;
  • Joias.

Viu como opção não falta? Além disso, existe a possibilidade também de preparar outras surpresas especiais. Inclusive, separamos algumas dicas para você surpreender o seu amor!

Não perca a oportunidade também de ler e descobrir onde comprar livros online

Dicas de surpresas para o Dia de São Valentim

Agora que você já sabe não somente qual é a história do Dia de São Valentim, como também quais são os melhores presentes para surpreender o amor da sua vida, vamos continuar apresentando algumas dicas para a data.

Isso porque, precisamos concordar que elaborar uma programação diferente é uma ótima forma de comemorar o amor de um casal. No entanto, qual surpresa fazer ainda é uma dúvida entre os românticos.

Se você é uma daquelas pessoas que encontram dúvidas no momento de elaborar uma surpresa para a pessoa amada, não se preocupe! A seguir, daremos algumas dicas valiosas para o Dia de São Valentim:

  • Visitar uma cidade histórica;
  • Fazer uma viagem surpresa;
  • Preparar um café da manhã na cama;
  • Marcar uma reserva em um restaurante;
  • Preparar um almoço ou um jantar especial;
  • Fazer um piquenique em um espaço em meio à natureza;
  • Montar um roteiro e visitar diferentes lugares especiais para o casal.

Agora é com você! Como pretende comemorar o Valentine’s Day? Esperamos que as nossas dicas de presentes e surpresas sejam úteis para você e, para quem não sabe onde ir às compras, calma que vamos te ajudar também!

Dicas de presentes para surpreender o namorado

Se a sua ideia é surpreender o seu namorado, seja no Valentine’s Day ou no próprio Dia dos Namorados, opção é o que não falta. Com isso, será mais do que possível encontrar um presente que o agrade.

Desta forma, o primeiro passo para acertar na escolha do seu presente é levar em consideração os gostos do seu namorado. Assim, você poderá encontrar uma opção que atenda às suas expectativas.

A boa notícia é que existem algumas opções de presente que são mais populares. Ou seja, maiores serão as chances do seu namorado se surpreender com o seu presente. Confira alguns exemplos:

Não deixe de descobrir como usar cupom de desconto e, desta maneira, garantir uma maneira de economizar na compra do seu presente, tornando a data ainda mais especial.

Ideias de presentes para a namorada

Agora, se você quer comprar um presente para a namorada, muita atenção! Busque observar quais são os itens que ela mais está precisando no momento. Assim, será possível acertar na sua escolha!

Além de chocolates, joias e flores, existem outras opções de presentes que poderão surpreendê-la! E, se você não sabe quais são, não precisa se preocupar! Separamos algumas ideias para você. Veja:

Outras ideias, essas mais românticas, como mensagens e cartas também não podem faltar! Afinal de contas, nada melhor do que expressar todo o seu amor por sua namorada!

Dicas de presentes baratos para o Valentine’s Day

Tá apertado financeiramente, mas não quer deixar o Valentine’s Day passar em branco? Pois saiba que existem várias opções de presentes baratinhos que, certamente, vão marcar a data!

Deste modo, se você tá em dúvida sobre o que comprar para o seu amor, não precisa mais se preocupar! Isso porque, selecionamos algumas dicas de presentes baratos para deixar o Valentine’s Day ainda mais especial:

  • Bordados;
  • Caixa com mimos;
  • Brincos e pulseiras;
  • Almofada personalizada;
  • Quebra-cabeças romântico;
  • Par de meias personalizado.

Viu como é mais do que possível comemorar o Valentine’s Day com R$ 50 reais no bolso? Então trate de colocar a sua criatividade para jogo e, assim, surpreender o seu amor com um presente especial.

Para onde viajar no Valentine’s Day?

Uma boa opção para curtir o Valentine’s Day é viajar com o seu amor. Afinal de contas, existem vários destinos românticos espalhados pelo Brasil. Basta somente de planejar financeiramente e, assim, curtir um período de descanso sem comprometer as suas finanças.

“Ah, mas eu não sei para onde viajar”. Calma que a gente pode te ajudar! Afinal de contas, vamos dar algumas dicas de destinos para aproveitar uma viagem bem romântica durante o Valentine’s Day:

  • Paraty (RJ);
  • Canela (RS);
  • Gramado (RS);
  • Monte Verde (MG);
  • Campos do Jordão (SP).

Quer organizar a sua viagem e não sabe por onde começar? Uma viagem mal planejada por trazer muitos gastos e perrengues. E, para evitar qualquer tipo de contratempo, não deixe de contar com o Méliuz Viagens!

Onde comprar presentes para o Dia de São Valentim?

Tudo bem, agora que você já descobriu quais são os melhores presentes para o Valentine’s Day, que tal compreender também em quais lojas online fazer as suas compras?

Afinal de contas, nada melhor do que comprar o presente para o seu amor em uma loja confiável e de boa reputação no mercado, certo? Por isso, separamos algumas dicas valiosas para você. Confira:

A boa notícia é que, com o Méliuz, você encontra mais de 800 lojas parceiras para comprar os seus presentes. Com cupom de desconto e cashback, você pode economizar muito!

Portanto, instale a nossa Extensão no seu navegador e tenha sempre os melhores benefícios para economizar nas suas compras! Assim, você não corre o risco de se esquecer se ativá-los.

Já sabe o que comprar de presente no Valentine’s Day?

E aí? Depois de entender tudo sobre o Dia de São Valentim, que tal surpreender o amor da sua vida? Temos certeza que será uma data muito especial e repleta de carinho e amor.

Para isso, não deixe de usar o nosso Cupom Americanas e, com isso, ter acesso à uma série de descontos e ofertas especiais. Nada melhor do que comprar o seu presente com muita economia, certo?

Caso você tenha mais alguma dúvida sobre o Valentine’s Day, não deixe de compartilhar conosco nos comentários! Será um prazer enorme poder trocar experiências com você!

Até a próxima!

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

7 Comentários

    • Lorena Campos

      Olá Viviane, tudo bem?
      Em resumo, o bispo Valentim viveu no Império Romano no século III.
      Naquela época, o Império estava envolvido em muitas guerras e poucos se alistavam, e o imperador Claudio II pensou que o problema era o fato de ninguém querer abandonar suas parceiras.
      Por isso, o imperador decretou que o casamento foi proibido durante as guerras, mas o bispo Valentim não conseguiu concordar com isso e se declarou contrário a essa lei e continuou realizando casamentos, apesar da proibição. 🥰
      Quando foi descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte.
      Na cadeia ele recebia flores e cartas de agradecimento, e acabou se apaixonando pela filha de um carcereiro, que era cega e te sua visão restaurada por ele. Legal, né? 👍

  • Fabiane

    Que linda história, senti a dor dele no final é realmente representa um amor de namorados. Deus te inspire sempre 😊 bjos!

  • Rosita

    Penso que ele insistiu em continuar realizando casamentos por causa da sua fé católica porque é um dos sacramentos da Igreja e penso que aqui a história é muito romantizada e confundiram amor de irmaos, amigos como de namorados.

  • Jussara

    Sempre quis saber a historia por trás de “Valentine”s day”, agora já sei
    e achei a coisa mais linda do mundo!!
    E viva o amor ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *