Guia de Compras

As melhores panelas? Guia Definitivo de Compra

Comprar panelas vai ser mais fácil ainda quando você ler este artigo e descobrir as melhores opções para alegrar a sua cozinha

Quando o assunto são as melhores panelas para comprar, você deve ter dúvidas diante de tanta possibilidade. Mas, não se preocupe, com este artigo a gente vai esclarecer todas os seus questionamentos e te ajudar a escolher melhor. 

Se você acompanha ou já assistiu algum programa de culinária na TV, já deve ter tido vontade de trocar todas as panelas. 

Afinal de contas, aquelas cozinhas lindas e práticas, cheias de acessórios e muito bem decoradas, normalmente, são o sonho de quem aprecia cozinhar, mas também pode ser uma tentação até mesmo para quem não tem muita intimidade com o fogão.

Mas, antes de sair comprando todas as panelas e acessórios que vir pela frente, confira o nosso guia – com dicas de como escolher os melhores modelos de cada tipo, bem como um guia completo de itens básicos que você precisa ter em casa.

Além de conhecer as melhores marcas de panelas e modelos, aproveite também para descobrir qual é a melhor panela de pressão elétrica aqui no nosso blog!

Quais as melhores marcas de panelas?

Definir a melhor marca de panela é uma missão que pode variar de acordo com uma série de fatores. O que passa pelas necessidades do consumidor, tipo de panelas encontradas no mercado, entre outros.

No entanto, basta uma rápida pesquisa de mercado para encontrar diferentes fabricantes de panelas, sendo que algumas possuem uma boa aceitação de mercado. O que as tornam boas escolhas para os consumidores.

Deste modo, selecionamos para você algumas marcas de panelas de destaque que devem ser levada em consideração na sua compra. Acompanhe a seguir:

  • Tramontina;
  • KitchenAid;
  • Rochedo;
  • Mônaco;
  • Brinox.

Contudo, onde encontrar as melhores marcas de panelas? Você consegue encontrar essas panelas em diversas lojas de departamento, como Ponto Frio, Extra e Casas Bahia.

Quais são os principais tipos de panelas?

Agora que você já conhece algumas das melhores marcas de panelas, é importante entender que cada material dos tipos de panelas tem os seus prós e contras. O cobre é o melhor condutor de calor, mas é caro e difícil de limpar. 

A próxima melhor escolha para o desempenho é o alumínio, mas, já que o metal pode fazer a comida grudar, é quase sempre revestido com um acabamento antiaderente, ou feito com alumínio anodizado.  

O aço inoxidável é um mau condutor de calor, mas muito durável e atraente. Porém, tende a manchar com facilidade e essas manchas só saem com muito esforço.

1. Antiaderente tradicional: Teflon

Produzidas com Teflon, material que também é chamado de PTFE, essas panelas são as únicas que podem realmente ser chamadas de antiaderentes – já que o Teflon funciona de maneira semelhante a uma película, que possibilita que os alimentos não grudem. Esse material é seguro, porém, só até atingir 260 graus Celsius.

Alguns modelos de panelas antiaderentes eram produzidas com PFOA – um material que é potencialmente carcinogênico. Por isso, sempre procure por antiaderentes que sejam livres de PFOA.

as melhores panelas

Marcas como Polishop e Tramontina são destaque quando o assunto é panela antiaderente e a Panela Sauté Grand é uma ótima pedida. Independente da sua escolha, use Méliuz e economize hoje mesmo!

Quais as vantagens das panelas antiaderentes?

As panelas antiaderentes são conhecidas pela sua capacidade de evitar que os alimentos grudem em sua superfície, facilitando tanto o cozimento quanto a limpeza.

Além disso, a sua propriedade antiaderente permite cozinhar com menos óleo, promovendo uma alimentação mais saudável. Elas também são uma ótima opção para cozinheiros iniciantes, devido à sua facilidade de uso e manutenção.

as melhores panelas
as melhores panelas

2. Panelas de Cerâmica

Embora sejam menos resistentes que as antiaderentes convencionais, as panelas de cerâmica são uma boa opção quando usadas de maneira adequada.

A sua grande vantagem é o fato de que as panelas de cerâmica não interferem no sabor ou no valor nutricional das suas receitas. Além disso, esse modelo mantém o calor por mais tempo, contribuindo para que esse produto faça parte da lista de melhores panelas.

as melhores panelas

Com o Méliuz você compra os melhores conjuntos, de marcas como Ceraflame e La Cuisine, com muito cashback e cupom de desconto. As panelas de cerâmica da Ceraflame são uma boa pedida. Portanto, acesse Americanas e aproveite!

Quais as vantagens das panelas de cerâmica?

As panelas de cerâmica se destacam por serem extremamente versáteis e seguras para a saúde, pois não liberam substâncias tóxicas mesmo sob altas temperaturas. A cerâmica também retém calor por mais tempo, mantendo os alimentos aquecidos.

Além de suas qualidades culinárias, as panelas de cerâmica costumam ter um design atrativo, podendo servir como itens decorativos na cozinha.

as melhores panelas
as melhores panelas

3. Panelas de Porcelana

Outra opção bem vantajosa de panelas antiaderentes são as de porcelana. Elas são cobertas por uma camada de porcelana, que pode durar uma vida inteira – claro, se cuidadas de forma correta. 

A porcelana é quebradiça, então deve-se ter cuidado na hora de lavar, secar e usar essas panelas.

as melhores panelas

Gostou? Então acesse o Méliuz para comprar panelas de porcelana com mais economia! A nossa dica é investir em conjuntos ou peças únicas, como a Panela Oval da Le Creuset, disponíveis em sites como Fast Shop – com direito a muito cashback!

Quais as vantagens das panelas de porcelana?

Panelas de porcelana são elegantes e ideais para apresentar pratos diretamente à mesa. Isso porque elas têm uma superfície lisa e não porosa, o que facilita a limpeza e a manutenção.

Essas panelas são resistentes a arranhões, não absorvem odores nem sabores e são geralmente seguras para uso em micro-ondas e fornos. O que acaba aumentando a sua durabilidade.

as melhores panelas
as melhores panelas

4. Panelas de Alumínio

Modelos mais comuns na cozinha – esquentam com facilidade. Não podem ser lavadas em máquinas de lavar-louça, pois costumam manchar e ficar grudentas.

Vale a pena investir em uma panela maior, como a Caçarola Alumínio Fortaleza. E, na hora de comprar, acesse o Magazine Luiza com o Méliuz e economize em suas compras com muito cashback e cupom de desconto Magalu. Portanto, aproveite!

Quais as vantagens das panelas de alumínio?

Panelas de alumínio são leves, conduzem o calor rapidamente e são relativamente baratas, tornando-as uma escolha popular em muitas cozinhas.

No entanto, é importante estar atento às panelas de alumínio revestidas, pois o revestimento pode se desgastar com o tempo. Os modelos não revestidos não são recomendadas para cozinhar alimentos ácidos, pois podem reagir com o metal.

as melhores panelas
as melhores panelas

5. Panelas de Inox

São muito duráveis e têm boa condutibilidade. Entretanto, a comida pode grudar com facilidade caso sejam usadas em temperaturas mais altas.

as melhores panelas

Se a panela de inox é a sua escolha, indicamos os conjuntos da Via Inox Tramontina, o maior revendedor da Tramontina no Brasil.  Se preferir, compre apenas uma panela, como a Panela Aço Inox BRAVA, um dos melhores modelos do mercado.

Quais as vantagens das panelas de inox?

As panelas de inox são duráveis, resistentes à corrosão e fáceis de manter. Elas não reagem com alimentos, o que significa que não alteram sabores nem liberam substâncias tóxicas.

Elas são versáteis, adequadas para uma variedade de técnicas de cozimento, e muitas vezes vêm com fundos encapsulados que distribuem o calor de maneira uniforme, evitando pontos quentes.

as melhores panelas
as melhores panelas

6. Panelas de Cobre

São excelentes, esquentam bastante e esfriam com facilidade. Entretanto, não podem ser usadas com alimentos muito ácidos, pois tendem a soltar o cobre na comida.

Quando o assunto é panela de cobre, a Shoptime é uma das melhores lojas para você realizar as suas compras. Invista em panelas de marcas conhecidas, como a Tramontina Trix Cobre.

Portanto, aproveite opções para todos os bolsos e economize em suas compras com muito cashback e cupom de desconto!

Quais as vantagens das panelas de cobre?

Panelas de cobre são valorizadas pelos chefs devido à sua excelente condução térmica, que permite um controle preciso da temperatura.

Além de sua funcionalidade, as panelas de cobre possuem uma estética clássica e elegante. No entanto, requerem manutenção regular para manter seu brilho e evitar a oxidação.

as melhores panelas
as melhores panelas

O que deve ter no seu kit básico das melhores panelas?

Cada cozinha deve ter três frigideiras, sendo elas:

  • pequena, de 20 cm, e rasa, para omeletes pequenos, ovos e frituras menores – como o famoso pão na chapa.
  • grande, de 30 cm, e funda, para preparar pequenos pratos ou fritar/grelhar itens maiores. Você também pode usá-la para esquentar porções de comidas ou mesmo pratos inteiros.
  • grande, de 30 cm, e rasa, para preparo de panquecas e semelhantes.

Além disso, o seu kit básico deve conter uma ou duas caçarolas para cozinhar legumes, arroz e sobremesas. O tamanho deve variar entre 20 e 30 centímetros também.

Como encontrar a melhor panela para a minha cozinha?

A escolha da melhor panela para a sua cozinha passa pela análise de alguns pontos, como quais são as suas necessidades individuais. Ou seja, deve-se levar em consideração suas preferências e qual o tipo de culinária deseja fazer.

Neste momento, muitos consumidores podem apresentar algumas dúvidas, o que é super normal, ok? E, para te ajudar a comprar as melhores panelas do mercado, separamos quais considerações fazer na sua decisão:

1. Material

Como foi possível perceber, existem várias opções de materiais para uma panela, como é o caso do Inox, cobre, cerâmica, revestimento antiaderente, entre outros. Por isso, este ponto não pode passar batido por você!

Afinal de contas, cada material possui os seus prós e contras. Por exemplo, as panelas antiaderentes são mais fáceis de limpar, porém podem arranhar com maior facilidade.

Portanto, é preciso entender quais são as suas necessidades e, assim, identificar qual tipo de panela é a mais ideal para atendê-las.

2. Tamanho e tipo de panela

No momento de escolher o tamanho de uma panela, é muito importante entender o tamanho do fogão da sua cozinha. Além disso, não se esqueça de avaliar também quais tipos de alimentos pretende fazer.

Por exemplo, se você pretende fazer caldos e outros pratos para servir mais pessoas, uma panela grande poderá te atender. Agora, se você mora sozinho ou com mais uma pessoa e gosta de fritura, uma opção antiaderente é a ideal.

3. Qualidade e durabilidade

A qualidade de uma panela está diretamente associada à sua durabilidade. Por isso, caso não queria ter que trocar de panelas de forma constante, busque por opções que podem durar por muitos anos, ok?

Aproveite e conheça por meio do nosso Guia de Compras quais são as melhores facas para churrasco

4. Preço

Por fim, chegou o momento de avaliar o preço das panelas que você pretende comprar. Aqui, o ideal é, em primeiro lugar, definir um orçamento limite para fazer a sua compra.

Para isso, tenha a ajuda de um planejamento financeiro, que poderá te dar uma visão mais ampla da sua vida financeira. Logo em seguida, será possível ter o entendimento do valor que poderá ser gasto.

Quais cuidados ter com uma panela?

Quem não quer comprar uma panela que vai durar por bastante tempo? Pois bem, é necessário entender que a durabilidade de um utensílio está diretamente associado aos cuidados que você tem com ele.

Por exemplo, caso você tenha optado por uma panela de aço inoxidável, deve-se ter o cuidado de evitar usar utensílios de metal, uma vez que eles podem arranhar a sua superfície. Logo, para fazer a limpeza, o ideal é usar esponjas não abrasivas.

Em contrapartida, se estivermos falando de uma panela antiaderente, além dos cuidados citados acima, também é importante não aquecê-la vazia, já que isso pode danificar a camada antiaderente.

Por fim, lembre-se de sempre deixar a panela esfriar antes de fazer a sua lavagem. Assim, você evita choques térmicos que possam danificar o seu material.

Não deixe de ler o nosso Guia de Compras completo sobre o melhor forno elétrico

Dicas Extras para as melhores panelas do mercado

Agora que você já sabe quais são as melhores marcas de panelas do mercado, chegou o momento de tirar algumas dúvidas. Afinal de contas, quem nunca se questionou como se utiliza um utensílio que atire a primeira pedra, né?

Sendo assim, separamos alguns dos principais questionamentos encontrados pelos consumidores na hora de usar uma panela pela primeira vez. Vamos conhecê-los?

Devo avaliar o tipo de fogão?

Sim, o tipo de fogão que você tem em casa influencia diretamente no tipo de panela que você deve comprar. Por exemplo, se você tem um cooktop, panelas de fundo chato são as ideais. 

Por sinal, as panelas de aço inox (de preferência magnéticas) são os modelos mais indicados, pois aderem bem ao fogão. Mas, para os demais tipos de fogão, praticamente qualquer modelo funciona.

Posso comprar as melhores panelas online?

Sim, mas é claro! Por sinal, ao comprar online, você consegue aproveitar diversos cupons de desconto e Cupom Camicado e ainda recebe cashback em suas compras!

Mas, antes de comprar, procure visitar lojas que possuem panelas em exposição – é importante você sentir o peso, checar as alças e até mesmo acabamento.

Aliás, outro ponto importante é conferir se as panelas podem ir à máquina de lavar louças, ou mesmo se podem ser lavadas com esponja de aço ou outros materiais abrasivos.

Posso comprar conjuntos de panelas?

Os conjuntos são muito econômicos – mas só se você precisa de todas as peças. Ou seja, se você já possui várias panelas em casa, considere comprar apenas aquelas que não tem, separadas.

Agora, se você estiver considerando trocar todas as panelas da sua cozinha, os conjuntos se apresentam como excelentes opções.

Devo optar por panelas pesadas ou leves?

De forma geral, panelas mais pesadas conduzem calor de forma mais uniforme e melhor, facilitando o seu trabalho na cozinha.

No entanto, você não precisa comprar panelas muito pesadas para obter um bom desempenho na cozinha. Apenas evite peças excepcionalmente finas e leves.

Posso levar panelas no forno?

Se você está considerando usar suas panelas também no forno, é essencial verificar o material de que é feito o cabo e a tampa. Pois, mesmo que o corpo da panela possa ir ao forno, também é necessário que a tampa e cabo também possam.

Portanto, agora que você já sabe tudo sobre as melhores panelas, chegou o momento de fazer a sua compra! Para isso, faça a instalação da Extensão do Méliuz no seu navegador e tenha todos os benefícios à sua disposição.

Não deixe de conhecer com a gente quais são as melhores lojas de roupas online e saiba onde fazer as suas compras em 2023!

As melhores panelas na Black Friday 2023

Você é uma daquelas pessoas que gosta de economizar? Se a resposta for sim, aproveite para comprar na Black Friday 2023! O evento reúne anualmente milhares de descontos e ofertas especiais nas melhores lojas do país.

Por isso, é muito importante se planejar! Logo, não deixe de marcar a data da Black Friday na sua agenda: 24 de novembro! A última sexta-feira de novembro é o dia oficial para economizar nas suas compras.

No entanto, os consumidores mais atentos podem aproveitar todo o mês de novembro para poupar seu dinheiro na compra das melhores panelas. Vai que você também encontra a chance de comprar produtos como uma geladeira nova para a sua cozinha com preços mais acessíveis?

Portanto, não deixe de levar as nossas dicas sobre as melhores marcas de panelas e acerte em cheio nas suas compras! Além disso, tenha sempre o Méliuz ao seu lado como parceiro oficial!

Até mais!

Acho que dinheiro é uma ferramenta sensacional para aproveitar ao máximo a vida! Por isso sempre procuro descontos, dinheiro de volta e formas de fazer o meu dinheiro render muito! Não abro mão de conforto, excelentes experiências e comprar o que quero - e quero compartilhar como consigo isso com vocês!

21 Comentários

  • Aline

    Já tive algumas marcas de panela e com certeza a pior delas é a Tramontina!! Não são baratas, mas estragam estremamente rápido, descascam com facilidade, muito finas e envergam. Com certeza a pior delas.

    • Thais Silva

      Oi Aline!
      A Tramontina é uma marca super popular aqui no Brasil. Uma pena que não tenha dado certo com você.

      Qual marca você gostou?

      Um abraço!

    • Jesus

      A Tramontina tem panelas para todos os bolsos. A durabilidade das linhas mais populares é obviamente menor. Quem quer Tramontina com eficiência, beleza e durabilidade, terá que abrir a mão. Zelo no manuseio ajuda na durabilidade de qualquer delas, das mais baratas às mais caras.

    • Guilherme

      Aline, bom dia. A Tramontina possui panelas desde as mais baratas até as mais caras. Minha mãe possui um jogo de panelas inox a 25 anos e continua intacto. Depende muito do material, do manuseio, do cuidado. Eu particularmente adoro os produtos em inox da Tramontina.

    • Glauber

      Concordo plenamente. Tivemos em minha casa Rochedo, Tramontina e Mônaco e de longe a Rochedo foi a melhor, a primeira panela a se quebrar do jogo foi com 8 anos de uso. Não recomendo panela Tramontina pra ninguém, forte deles é talher e acessórios pra cozinha, panela não.

  • simone Mariotti

    Olá, gostaria de saber se a panela La Bouteille de aço e porcelana é conhecida e se pode ser uma marca boa. Ofereceram para mim e vi no mercado livre, mas não tem nenhum site ou informação

    • Thais Silva

      Oi Simone!
      Também não encontramos informações da marca.
      Mas, é sempre bom buscar opiniões de quem já utilizou antes de comprar.

      Um abraço!

  • Helena

    A melhor é Rochedo. Digo isso pq tenho tds essas panelas, das marcas citadas acima e a conclusão sem dúvidas é a Rochedo e até a segunda linha da Rochedo que é a Panelux é excelente.

  • Jéssica santos dias

    Olá acabei de adquirir duas caçarolas da marca Fratelli de cerâmica.. gostaria de saber se são realmente boas… Por que lindas são demais.

    • Lorena Campos

      Olá Jéssica, tudo bem? 😁
      Tenho uma dica para você! Quando tiver em dúvidas sobre algum produto ou marca, pesquisar sobre a sua reputação na internet pode te ajudar a tomar a melhor decisão possível! O Reclame Aqui costuma ser um bom guia nesses momentos!
      Infelizmente, não consigo te garantir se as caçarolas da Fratelli são boas, mas tenho uma dica sobre panelas de cerâmica: evite usar talheres normais para cozinhar e compre colheres de silicone para não estragá-las, ok?
      Abraços!

  • André

    Existe alguma frigideira antiaderente saudável, que não solte elementos químicos nocivos à saúde? Qual marca/modelo?

    • Lorena Campos

      Olá André, tudo bem? 😁
      Alguns modelos da Tramontina e da Polishop são super indicados quando o assunto é panela antiaderente. Você já pesquisou sobre essas marcas?
      Abraços!

    • Lorena Campos

      Bom dia Angela, tudo bem? 😃
      De acordo com o Reclame Aqui, a marca Goldchef não é confiável.
      Os comentários sobre as panelas não são positivos. Ok?
      Abraços!

  • Oldency Soares

    Olá! Tenho panelas Tramontina, linha Solar há mais de dez anos. Uso-as diariamente. Nunca tive nenhum problema com minhas panelas Tramontina. Adoro. São excelentes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *