Shopping

Feriados 2024: calendário completo com todas folgas do ano

Quer programar uma viagem? Então é bom conhecer os feriados de 2024.

Quem não gosta de um feriado prolongado para curtir uns dias na praia ou para programar uma viagem com os amigos? Se você é assim, já é bom ficar de olho na lista de feriados 2024.

Contudo, a notícia ruim é que serão poucos feriados prolongados em 2024. Deste modo, é mais do que essencial já separar quais datas você poderá visitar outra cidade.

Mas, para isso, é necessário se planejar, né? É de suma importância analisar o período do ano no qual deseja fazer uma programação diferente. Neste momento, são vários os detalhes que devem ser levados em consideração.

Isso porque, dependendo do feriado de 2024, muitas pessoas vão ter que pegar uma folga no trabalho. Logo, nada melhor do que já deixar acordado com a sua gerência, não é mesmo?

Sendo assim, chegou o momento de montar o seu planejamento! Afinal, preparamos um conteúdo completo sobre feriados em 2024, com todas as datas disponíveis para o seu descanso. Acompanhe!

Inclusive, aproveite para curtir o seu feriado com o Méliuz! Assim, você encontra à sua disposição os melhores cupons de desconto e muito cashback para economizar nas suas compras online.

Ah, não deixe de ler também o nosso conteúdo completo sobre passagem aérea em promoção

Feriados 2024: calendário completo

A primeira data comemorativa de 2024 que não pode passar despercebida no nosso calendário de feriados é o carnaval 2024. Sendo que ele será comemorado nos dias 12 e 13 de fevereiro.

No entanto, não se engane! É muito importante entender que o carnaval é considerado ponto facultativo. Ou seja, cabe à cada empresa decidir se os trabalhadores serão liberados ou não.

Desta forma, se você está pensando em curtir o Carnaval 2024 em outra cidade, é melhor se organizar. Para isso, converse com o seu chefe e analise quais são os destinos mais procurados pelos turistas.

Agora, acompanhe com a gente a lista completa de feriados em 2024 e saiba em qual deles será possível tirar uns dias de folga:

DataDia da semanaFeriados 2024
01/01/2024Segunda-feiraAno Novo
12/02/2024Segunda-feiraCarnaval
13/02/2024Terça-feiraCarnaval
14/02/2024Quarta-feiraQuarta-Feira de Cinzas
29/03/20224Sexta-feiraSexta-Feira Santa
31/03/2024DomingoPáscoa
21/04/2024DomingoTiradentes
01/05/2024Quarta-feiraDia do Trabalho
30/05/2024Quinta-feiraCorpus Christi
07/09/2024SábadoIndependência do Brasil
12/10/2024SábadoNossa Srª da Aparecida
02/11/2024SábadoDia de Finados
15/11/2024Sexta-feiraProclamação da República
25/12/2024Quarta-feiraNatal

Em 2024, serão poucas oportunidades para fazer uma viagem no feriado. Afinal de contas, boa parte deles será realizado aos finais de semana ou em dias nos quais não é possível emendar.

Quais serão os feriados prolongados em 2024?

Sem sombra de dúvidas, as melhores datas para viajar com os amigos ou com o amor da sua vida são os feriados prolongados. E, em 2024, serão várias as chances de curtir uma viagem de poucos dias.

Como você já pode perceber, serão 9 feriados prolongados ao longo de todo 2024. Não conseguiu perceber quais são eles? Fica tranquilo que a gente está aqui para poder te ajudar! Confira:

Data OficialDias prolongadosFeriados 2024
10/02 à 14/02/2024Sábado até quarta 14hCarnaval
29/03/2024Sexta até domingoSexta-Feira Santa
30/05/2024Quinta até domingoCorpus Christi
15/11/2024Sexta até domingoProclamação da República

No entanto, sempre é bom lembrar que, em algumas datas, será preciso combinar com a sua empresa com antecedência. Nada de deixar para avisá-los faltando somente alguns dias para o feriado, ok?

Ah, aproveite também para ler o nosso Guia de Compras sobre a melhor mala de viagem

Qual é o primeiro feriado de 2024?

O primeiro feriado de 2024 será o ano novo. O dia 1º de janeiro de 2024 será comemorado em uma segunda-feira. Por isso, se você pretende viajar para curtir o ano novo em outra cidade, uma boa ideia é sair na sexta-feira e voltar na segunda-feira.

Logo em seguida, o próximo feriado em 2024 será o carnaval. Aqui, estamos falando de uma data na qual será possível viajar na sexta-feira e voltar para casa somente na quarta-feira.

Para isso, é muito importante se planejar com muita antecedência, ok? O que envolve combinar com a sua empresa, definir um destino, comprar passagens, reservar hospedagens, etc.

Quando é o feriado da Independência do Brasil em 2024?

Em 2024, o feriado da Independência do Brasil será realizado em um sábado. Por incrível que pareça, boa parte dos feriados de 2024 cairão no final de semana, reduzindo assim as chances de fazer uma viagem prolongada.

Além disso, aproveite também para acompanhar o nosso conteúdo sobre como organizar as finanças do casal

Vale a pena viajar na Sexta-feira Santa?

Vale a pena sim! Isso porque você poderá aproveitar uma viagem de 3 a 4 dias. Caso seja possível, pegue a estrada ou compre as suas passagens para um dia anterior (28/03), que será uma quinta-feira.

Ou seja, você pode chegar no seu destino na quinta à noite ou na sexta-feira de manhã, voltando para casa somente no domingo que, inclusive, é a Páscoa. Portanto, com a escassez de feriados prolongados, não deixe de aproveitar.

Dia 15 de agosto é feriado?

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto aos feriados regionais. Por exemplo, dia 15 de agosto é feriado em Belo Horizonte devido á celebração da Assunção de Nossa Senhora.

Deste modo, vale ressaltar que estamos falando de uma cidade que tem como uma das suas principais igrejas dedicadas a Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da cidade. Com isso, a população de Belo Horizonte poderá descansar no dia 15 de agosto.

Dia dos Pais é feriado?

Em 2024, o Dia dos Pais será comemorado no dia 11 de agosto (domingo). Diferente dos que muitos pensam, a data não é um feriado, ok?

Sendo assim, você poderá aproveitar a data para comprar um presente para o pai, preparar um café da manhã especial ou até mesmo levá-lo para almoçar fora. Na hora de surpreender o seu paizão, são várias as possibilidades!

O que fazer no feriado?

Não sabe o que fazer no feriado? Com um calendário repleto de dias para curtir uma folguinha, é bem comum encontrar algumas dúvidas quanto à definição da melhor programação, né?

Contudo, você não precisa se preocupar! Isso porque, selecionamos algumas das melhores dicas para você aproveitar cada feriado de 2024 à sua maneira. Veja:

  • Não fazer nada e descansar;
  • Aproveitar para ir ao clube;
  • Fazer passeios ao ar livre;
  • Programar uma sessão de cinema;
  • Viajar para uma cidade histórica;
  • Curtir uma cachoeira ou praia.

Ou seja, opção é o que não falta, não é mesmo? Seja você solteiro, namorando ou casado, são várias as programações para curtir os feriados ao longo de 2024!

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

Muitos não sabem, enquanto outros cometem a mesma confusão de sempre, mas feriado nacional e ponto facultativo não são a mesma coisa. Ou seja, existem diferenças claras entre os dois termos.

Em primeiro lugar, temos o feriado. Aqui, estamos falando de uma data que já está decretada no calendário tanto nacional, como também estadual e municipal, dando o direito do descanso aos trabalhadores.

Agora, o ponto facultativo funciona de uma forma bem diferente. Afinal de contas, estamos falando de uma data na qual o empregador tem o poder de decidir se dará ou não folga aos seus funcionários.

Viu o motivo pelo qual estamos reforçando o hábito de se planejar com antecedência? Assim, é possível identificar desde já quais são as principais oportunidades para organizar a sua viagem.

Quais são os pontos facultativos de 2024?

Não sabe qual é o calendário de ponto facultativo em 2024? Não precisa se preocupar! Nós separamos todas as datas disponíveis para negociar uma folga com o seu chefe. Confira:

DataDia da semanaFeriado
12/02/2024Segunda-feiraCarnaval
13/02/2024Terça-feiraCarnaval
14/02/2024Quarta-feiraQuarta-Feira de Cinzas
28/10/2024Segunda-feiraDia do Servidor Público

Aqui, é importante entender que muitas empresas costumam a trabalhar a partir de 12h na Quarta-Feira de Cinzas. Logo, caso queira negociar uma folga, ela deverá ser a partir deste horário, ok?

O que são feriados locais?

Atualmente, tanto municípios quanto os estados podem determinar em lei que alguns pontos facultativos sejam considerados feriados locais.

É o que acontece, por exemplo, com o Carnaval ou com o Corpus Christi que, para servidores públicos, já são datas consideradas feriados. Com isso, é possível descansar ou planejar uma viagem com os amigos e familiares.

Qual é o melhor feriado para viajar?

Tá, agora que você já sabe qual é calendário oficial de calendários para 2024, chegou o momento de se planejar, né? Logo, se o seu desejo é, por exemplo, viajar, é muito importante definir quais são as datas mais favoráveis.

Como foi possível perceber, os melhores feriados para viajar são os prolongados. Afinal de contas, eles são compostos por mais dias. Por exemplo, no feriado de Corpus Christi, você pode viajar na quarta à noite e retornar para casa somente no domingo.

Sendo assim, você poderá se programar para aproveitar cada dia do feriado, independentemente do seu destino! O que conta, no final das contas, é ter um tempo de descanso e renovo antes de voltar a trabalhar.

Para onde viajar nos feriados 2024?

Já que estamos falando sobre viagens, nada melhor do que conhecer alguns dos melhores destinos para descansar e curtir muito, né?

A boa notícia é que estamos falando do Brasil. Ou seja, o que não falta são cidades turísticas para conhecer e passar um tempo com a família, amigos ou com o amor da sua vida.

Deste modo, selecionamos alguns pontos turísticos que vale a pena ser levados em consideração. Acompanhe com a gente e confira para onde você poderá viajar nos feriados 2024:

  • Ouro Preto (MG);
  • Monte Verde (MG);
  • Arraial do Cabo (RJ);
  • Praia do Forte (BA);
  • Ubatuba (SP);
  • Gramado (RS);
  • Canela (RS);
  • Jericoacoara (CE);
  • Campos do Jordão (SP);
  • Jalapão (TO);
  • Bonito (MS).

Aqui, você pode ter somente uma prévia de como o nosso país possui uma grande variedade de destinos turísticos. Existem outras centenas de cidades nas quais vale a pena conhecer!

Portanto, não se esqueça de viajar com o Méliuz! No momento de fazer as suas compras para a sua viagem, você pode contar com a nossa Extensão no seu navegador e, assim, garantir de forma automática benefícios como cashback e cupom de desconto.

Como me programar para um feriado?

A chegada de um feriado é, sem sombra de dúvidas, um dos momentos mais esperados da semana, né? No entanto, sem o devido planejamento, você pode acabar perdendo a oportunidade de descansar.

Por isso, é muito importante que você se programe para aproveitar a folga do trabalho. Seja para viajar ou até mesmo ficar em casa sem fazer nada, confira algumas dicas fundamentais:

  • Defina quais são as suas prioridades (sair de casa, viajar, descansar, maratonar uma série etc);
  • Monte um planejamento detalhado, com tudo o que você pretende fazer no feriado;
  • Certifique-se de que está deixando o trabalho em ordem para quando voltar;
  • Esteja aberto para possíveis imprevistos e mudanças de planos.

Além disso, não se esqueça de fazer uma lista de verificação. Aqui, o intuito é garantir que você não vai se esquecer de nada, como arrumar a mala, comprar as suas comidas favoritas, organizar transporte etc.

Como organizar uma viagem?

Planejar uma viagem não é uma tarefa tão fácil como muitos imaginam. Afinal de contas, depois de decidir o seu destino, será preciso correr atrás de vários detalhes, como as passagens e hospedagem.

Deste modo, se você não quer deixar tudo para a última hora e, assim, correr o risco de esquecer de algum item importante na sua mala, comece a se programar com muita antecedência.

E, se por acaso você não sabe sequer por onde começar, calma que a gente vai te ajudar! Isso porque, preparamos um passo a passo completo para você viajar nos feriados 2024 com muita segurança:

  • Defina os dias da sua viagem;
  • Decida o destino da sua viagem;
  • Tenha todos os documentos em mãos;
  • Faça um planejamento de todos os gastos;
  • Pesquise pelas passagens com antecedência;
  • Faça a reserva da sua hospedagem;
  • Monte a sua mala;
  • Faça a sua viagem.

Claro que existem alguns pequenos detalhes que devem ser levados em consideração, né? Por exemplo, será necessário definir se o transporte vai ser por meio de uber ou se vocês vão alugar um carro.

Sendo assim, não deixe de ter em mãos um planejamento financeiro para controlar todos os seus gastos! Nada de fazer loucuras e, assim, complicar a sua vida financeira por conta de uma viagem, ok?

Além disso, aproveite para usar também benefícios como Cupom de Desconto Booking e Cupom de Desconto Hoteis.com

Como encontrar passagens aéreas baratas?

Encontrar passagens aéreas baratas é o sonho de todo e qualquer pessoa. Afinal de contas, quem não quer fazer uma viagem gastando pouco?

Desta forma, para economizar na compra de uma passagem aérea, é necessário seguir algumas práticas que costumam não falhar. E, se você tem dúvidas sobre como gastar menos, calma que a gente te ajuda! Veja com a gente quais são as melhores dicas:

  • Compre com antecedência;
  • Utilize um comparador de preços;
  • Compra as passagens com milhas;
  • Busque por aeroportos alternativos.

Toda e qualquer viagem requer muito planejamento! Portanto, para economizar nas passagens aéreas, você deve ficar de olho no nosso calendário e encontrar as melhores datas para fazer a sua viagem.

Qual é o melhor destino para viajar no Carnaval?

O Carnaval é um período que divide opiniões. Isso porque, enquanto muitos buscam por um destino para curtir a folia e aproveitar cada bloquinho, outros preferem uma viagem mais sossegada.

Desse modo, se você se enquadra na primeira categoria, algumas das cidades que chamam a atenção por conta dos dias de festa são Salvador, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Agora, caso queira fugir das aglomerações e buscar um lugar mais tranquilo para descansar, saiba que existem vários destinos também. É o caso, por exemplo, das praias de São Paulo, como Ubatuba.

Além disso, outros destinos também chamam a atenção por serem pontos turísticos mais tranquilos no início do ano. Logo, que tal aproveitar o feriado para conhecer cidades como Gramado ou Campos do Jordão?

Para onde viajar na Sexta-feira Santa?

Durante o mês de abril, você encontra a oportunidade de programar uma viagem na Sexta-feira Santa! Aqui, estamos falando de um feriado que pode te proporcionar um passeio de até 3 dias.

Desta forma, você pode aproveitar o período para, quem sabe, alugar um sítio e curtir com os seus amigos ou familiares. Outra opção é buscar por cachoeiras nas quais é possível acampar.

Logo após a Sexta-feira Santa (29/03/2024), vem a Páscoa (31/03/2024). Com isso, você possui a opção de viajar para um dos destinos mais procurados em datas festivas, como Gramado.

Onde ir no feriado de Corpus Christi?

Em maio, você tem à sua disposição outro feriado para fazer uma viagem. Isso porque, como foi possível compreender, o dia 20/05 marca o dia de Corpus Christi, considerado um feriado nacional.

Em 2024, o feriado vai cair na quinta-feira, o que te dá direito a fazer uma viagem de até 5 dias. Logo, nada melhor do que curtir o período para fazer um passeio para o interior ou uma casa no campo, né?

Os mais animados podem aproveitar a data para fazer uma viagem para a praia. No entanto, não se esqueça de planejar bem o seu passeio antes de colocá-lo em prática, tudo bem?

Vale a pena viajar no Dia do Trabalhador?

Infelizmente, não. Diferente de 2023, onde o dia 1º de maio foi realizado em uma segunda-feira, em 2024 a data cairá em uma quarta-feira. Ou seja, fica difícil conseguir uma folga para viajar, né?

Para onde ir no feriado de 7 de Setembro?

Como o mês de agosto não possui nenhum feriado, depois do Corpus Christi, a próxima possibilidade para curtir um momento de descanso é o Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro.

Aqui, estamos falando de mais um feriado que será comemorado no final de semana. Ou seja, você terá à sua disposição a chance de fazer uma viagem de 2 ou 3 dias, dependendo do dia que sair de casa.

Sendo assim, destinos como Búzios e Cabo Frio, ambos no estado do Rio de Janeiro, são uma boa opção. Isso, principalmente se você for uma daquelas pessoas apaixonadas por praias.

Posso viajar no 12 de Outubro?

No mês de outubro, temos o Dia de Nossa Sr.ª Aparecida, comemorado no dia 12/10. Mais uma vez, temos um feriado no sábado.

Deste modo, é possível programar uma viagem com os amigos, familiares ou com o namorado (a) para uma casa no campo ou cidade próxima.

Dá para viajar no mês de novembro?

O mês de novembro traz consigo nada menos do que dois feriados nacionais. Estamos falando tanto do Dia de Finados (02/11), como também do Dia da Proclamação da República (15/11).

Aqui, pode parecer brincadeira, mas o Dia de Finados será em um sábado. No entanto, o dia 15 de novembro será na sexta-feira, possibilitando assim uma viagem de 3 dias.

Portanto, você pode aproveitar cada um dos feriados para fazer uma programação diferente, seja ela ir para uma cachoeira, tirar o dia para descansar ou até mesmo reunir os amigos e familiares para fazer aquele churrasco.

Melhores viagens para fazer em dezembro

Chega o final do ano e, com isso, milhares de pessoas começam a tirar férias do trabalho. Desta forma, com os feriados do Natal e Ano Novo, surge também a oportunidade de viajar.

Sendo assim, destinos como Campos do Jordão e Gramado são os preferidos dos viajantes durante o Natal. Já no Ano Novo, muitas pessoas buscam passar a virada do ano nas melhores praias do país.

É possível aproveitar os feriados de 2024 com pouco dinheiro?

Se você estiver com o orçamento apertado perto de algum feriado, não se preocupe! Ou seja, é mais do que possível aproveitar uma data comemorativa com pouco dinheiro.

Afinal de contas, quem disse que feriado prolongado é sinônimo de viajar? Você pode, por exemplo, ficar em casa e maratonar a sua série favorita ou até mesmo juntar os amigos para um churrasco.

O que vale mesmo é curtir cada feriado ao longo de 2024 à sua maneira! Portanto, não deixe de contar com o Méliuz como o seu parceiro oficial para economizar.

Nada melhor do que ter à sua disposição os melhores benefícios para gastar menos nas suas compras online, né?

Como organizar um churrasco no feriado?

Uma das programações mais típicas do brasileiro é reunir os amigos e familiares para um churrasco. Com isso, nada melhor do que aproveitar um feriado em 2024 para fazer jus à nossa cultura, certo?

No entanto, antes é preciso ficar atento para alguns detalhes. Ou seja, para que tudo saia conforme o esperado, é muito importante que você e os seus convidados se programem com antecedência.

Desta forma, separamos algumas dicas que vão te ajudar a organizar o seu churrasco no feriado. Acompanhe com a gente:

  • Escolha a melhor data e defina o lugar;
  • Faça uma lista de convidados para a ocasião;
  • Defina o cardápio e faça a precificação das bebidas, carnes e acompanhamentos;
  • Certifique-se que as carnes estão sendo assadas da maneira correta, de acordo com as preferências dos convidados.

Para deixar o seu churrasco impecável, não deixe de conferir o nosso guia sobre as melhores facas para churrasco.

Já sabe como aproveitar os feriados de 2024?

Ao longo do nosso conteúdo, você teve acesso exclusivo a várias dicas de como aproveitar os feriados 2024. Mas a verdade é que cada pessoa tem a sua própria forma de curtir o descanso.

Ou seja, enquanto algumas pessoas vão, de fato, viajar para a praia ou para uma cidade turística, outras vão aproveitar o feriado prolongado para descansar em casa ou tirar do papel aquelas tarefas que estão esquecidas.

Sendo assim, não deixe de ter este conteúdo sempre com você ao longo de 2024! É a oportunidade que você estava esperando para começar a se programar para os próximos meses.

Ah, e não se esqueça: pensou em economia, conte com o Méliuz! Afinal de contas, você encontra à sua disposição centenas de cupons de desconto e muito cashback nas melhores lojas do país.

Até mais!

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *