Gift Card,  Shopping

O que é um Gift Card? Entenda para que serve o Cartão Presente e aprenda a usá-lo em suas lojas preferidas!

Você sabe o que é um Gift Card? Aposto que você já ouviu esse termo ao menos uma vez na vida e, muito provavelmente, não fez ideia do que ele significa, não é mesmo?

Também conhecido como ‘Cartão Presente’, o Gift Card surge como uma ótima opção, por exemplo, para presente de Dia das Mães ou, porque não, até mesmo como presente para o  Dia dos Pais.

No entanto, não precisa se preocupar, preparamos este conteúdo para resolver os seus problemas e te ajudar a entender tudo sobre Gift Card!

Portanto, acompanhe conosco e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto! Vamos lá?

Além disso, não perca a oportunidade de baixar o app do Méliuz! Assim, você encontra as melhores ofertas e cupons de desconto para fazer as suas compras online.

O que é um Gift Card e como ele funciona?

Os serviços digitais mudaram a nossa vida completamente, né? É incrível pensar que a forma como consumimos inúmeros produtos, como filmes, séries e músicas, mudou tanto nos últimos anos.

O Gift Card surge junto com esses novos serviços e as novas formas de consumi-los, se tornando uma opção de formas de pagamento, ao lado dos famosos boletos, cartões de crédito e débito.

O que é um Cartão Presente?

O Gift Card ou, em português, Cartão Presente, é um cartão pré-pago, que pode ser utilizado para pagar produtos e serviços que aceitam esse método de pagamento.

Hoje, o cartão presente pode ser encontrado no mercado em duas versões: física e online, ficando a seu critério escolher qual é mais conveniente, seja para você ou para dar de presente.

Além de ser uma nova forma de pagamento, ele também é uma excelente opção para presentear quem a gente gosta, principalmente quando a gente não faz a mínima ideia do que comprar – o que acontece mais vezes do que a gente gostaria, né?

Ou seja, que tal comprar um Gift Card para o Dia do Amigo ou até mesmo como presente de aniversário da namorada? São várias as possibilidades para utilizá-lo no momento de presentear alguém.

O mais legal do Cartão Presente é que quem recebe pode usá-lo para comprar o que desejar, desde que a loja escolhida aceite essa forma de pagamento. Muitas lojas também oferecem sua própria opção de Cartão Presente (por exemplo, o Cartão Presente da Centauro).

Nestes casos, o presenteado pode usar o cartão em compras naquela loja específica. É uma ótima opção, principalmente, em lojas com grande variedade de produtos.

Como fazer um Cartão para dar de presente?

Adquirir um Gift Card é simples e fácil! Basta procurar por ‘Gift Card’ ou ‘Cartão Presente’ no site ou app de uma loja. Lá você encontra Cartões Presente de uma série de serviços online.

Hoje, é possível utilizá-los em serviços como Spotify e Netflix, dentre muitas outras opções, como por exemplo Uber, Uber Eats e Xbox Game Pass. Incrível, né?

Quanto custa um Gift Card?

O Cartão Presente é emitido com um valor pré-determinado pelo comprador e, como a gente já disse, ele nada mais é do que um cartão pré-pago. Por isso, pode custar diferentes valores, de acordo com o valor creditado por quem comprou.

Vamos supor que você compre um Cartão Presente de R$25 da Uber. Ao inserir o código do Cartão Presente no app da Uber, você terá um crédito de R$ 25 que será consumido à medida que você for usando o serviço.

Desse modo, você não terá susto na fatura do seu cartão de crédito ao somar seus gastos com a Uber porque você já vai saber exatamente quanto gastou.

Ou seja, o Gift Card é uma ótima ferramenta para quem gosta de planejar se financeiramente! Afinal de contas, ele permite controlar melhor todos os seus gastos, evitando surpresas na hora de receber a fatura.

Aproveite e confira: Cupom iFood

Mas então, como funciona o Gift Card?

Quem aqui já usou, ou usa um plano pré-pago de celular? Pois é, a vantagem do pré-pago está ligada ao maior controle que você passa a ter sobre o valor que será investido no produto ou serviço que você irá comprar. Essa é a mesma lógica do Gift Card!

Embora não exista um valor fixo para a compra, como no caso dos planos de celular, geralmente, as empresas e lojas definem um valor mínimo e um valor máximo para o cartão.

Como resgatar um?

Muitas pessoas, ao comprar um Cartão Presente pela primeira vez, tem uma dúvida: como resgatá-lo?

Todo Gift Card, seja ele online ou físico, possui um código que será utilizado para o resgate. Após esse resgate, o valor do cartão será adicionado ao seu saldo.

Por exemplo, ao comprar um Gift Card da Google Play Store você encontrará, dentro do app, uma aba de resgate onde você digita o código do seu Cartão Presente e, logo em seguida, o valor do cartão é creditado na sua conta! Facinho, né?

Onde usar um Gift Card?

O Gift Card pode ser utilizado em diversos serviços. O que o torna uma excelente opção de presente.

Inclusive, ele também se apresenta como uma oportunidade para as empresas que atuam em home office presentearem os seus colaboradores. Afinal, o Cartão Presente é uma opção prática e capaz de agradar a todos os gostos.

Sendo assim, confira algumas dicas de plataformas que aceitam a utilização de um Gift Card:

  • Spotify;
  • Netflix;
  • Microsoft;
  • Uber Eats;
  • IFood Card;
  • PlayStation Store.

Viu como são diversas as opções para utilizar um Cartão Presente? Com isso, presentear algum amigo ou familiar com um não é uma má ideia, não é mesmo?

O que comprar com um Gift Card?

Hoje em dia, com tantas formas de pagamentos disponíveis, aumentaram-se as chances de você fazer uma compra e pagar com um Gift Card.

São várias as lojas que aceitam o cartão presente como pagamento e, por isso, você pode comprar uma série de produtos, como por exemplo:

  • Livros;
  • Roupas;
  • Calçados;
  • Eletrônicos;
  • Alimentos e bebidas;
  • Produtos de pet shop;
  • Entre outros.

Portanto, aproveite para utilizar um Gift Card para comprar presentes de aniversário, para celebrar datas comemorativas ou até mesmo para você!

Além disso, não deixe de acompanhar o nosso conteúdo com as melhores dicas de presentes de Natal

Por que comprar um Cartão Presente?

Usar um Gift Card é uma estratégia acompanhada por uma série de benefícios, os quais você ainda vai conhecer. Deste modo, vale muito a pena utilizá-lo para presentear amigos e até mesmo funcionários de uma empresa.

Pensa bem, ao dar um Gift Card para alguém, você dá uma maior liberdade para o presenteado escolher o que bem entender.

Agora, no caso dos funcionários de uma empresa, é possível estimulá-los à produzir mais e com maior qualidade. Afinal de contas, nada melhor do que mantê-los sempre motivados, certo?

O que é um e-Gift Card?

Já ouviu falar no e-Gift Card? Aqui, estamos falando da versão física de um Gift Card. Ao comprar um, você pode enviar diretamente para o endereço de quem for recebê-lo.

Inclusive, alguns serviços, como a Amazon, por exemplo, permite que você personalize o cartão presente com a mesma identidade visual do Gift Card. Logo, as suas chances de presentar aquelas pessoas que você ama aumentam ainda mais!

Posso comprar um Gift Card como presente de Natal?

Com o final do ano batendo à porta e, chegam as várias festas comemorativas. E, uma das principais tradições de Natal é, sem sombra de dúvidas, dar presentes para amigos e familiares.

Seja presente de amigo secreto, para o melhor amigo ou até mesmo aquele conhecido do trabalho, o Gift Card surge como uma ótima opção!

Isso porque, você não vai precisar quebrar a cabeça em busca dos melhores presentes, dando a liberdade para o seu presenteado escolher o que ele quer. Bem mais fácil, né?

Neste momento, não se esqueça de levar em consideração os gostos e preferências de quem vai receber o Gift Card, ok? Ou seja, se ele gosta de videogames, uma boa opção é presenteá-lo com um Cartão Presente da Xbox ou PlayStation.

Quais são as vantagens de um Gift Card?

Você já pode perceber que utilizar um Gift Card proporciona uma maior praticidade na compra de determinados produtos e serviços. O que o torna, inclusive, uma boa opção de presente.

Desse modo, é certo que ele traz consigo algumas vantagens, que o tornam uma excelente forma de pagamento. Confira a seguir!

1. Pagamento no débito

Hoje, muitas pessoas, por diferentes razões, acabam optando por não possuírem um cartão de crédito. Logo, o Gift Card surge como uma alternativa simples e rápida de realizar os seus pagamentos no débito.

2. Maior segurança

Sabemos que a internet facilitou e muito a realização de movimentações financeiras, como os pagamentos. No entanto, é comum se sentir inseguro em fornecer os dados do seu cartão em diferentes plataformas.

Dessa forma, ao utilizar um Cartão Presente, você não precisa mais fornecer as informações da sua conta bancária. Basta somente optar por realizar os seus pagamentos como o seu cartão presente.

Leia também sobre a Shein

3. Melhora o controle financeiro

Sem sombra de dúvidas, um dos maiores receios de quem possui cartão de crédito é extrapolar na hora de fazer as suas compras. A falta de controle financeiro é um dos principais inimigos de quem utiliza um cartão.

No entanto, com o Gift Card, você pode controlar de forma fácil e rápida quais são os seus gastos mensais com serviços. Agora é possível ter um controle financeiro mais eficiente, evitando surpresas no final do mês.

4. Opção fácil de presente

Sabe quando você esquece de comprar um presente ou não tem tempo para sair de casa e comprar um? Neste momento, o Gift Card surge como uma ótima opção para surpreender quem você gosta.

Além da praticidade oferecida ao comprar um, você dá ao presenteado a liberdade de escolher como vai utilizá-lo. Assim, menores são as chances de comprar um presente que a pessoa não vai gostar, né?

5. Aproveitar o cashback

Você já imaginou ter parte do seu dinheiro investido na compra de um Gift Card voltando para o seu bolso?

Na compra de um Gift Card, isso é mais do que possível! Assim que a sua compra for confirmada, uma porcentagem do seu dinheiro é convertido em cashback, voltando diretamente para a sua conta!

Mas, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, não se preocupe, a gente te ajuda! Pode mandar aqui nos comentários que vamos responder tudinho!

Não se esqueça também de fazer o seu cadastro no Méliuz e, assim, garantir cashback nas suas compras! Não perca a oportunidade de ver o seu dinheiro voltando para o seu bolso!

Como ganhar cashback com a compra de um Gift Card?

Como foi possível compreender, uma das principais vantagens por trás de um Gift Card é a possibilidade de ganhar cashback. Ou seja, o famoso dinheiro de volta também está disponível no Cartão Presente.

O primeiro passo será completar o seu cadastro com a gente. Para isso, abra o app do Méliuz, vá no seu perfil e clique em “Minha Conta“, depois em “Complete seu cadastro” e siga as demais instruções.

Deste modo, caso você tenha dúvidas sobre como ganhar cashback do Méliuz após comprar um Gift Card, confira o nosso passo a passo:

  1. Selecione o menu ‘Gift Card’ no app do Méliuz;
  2. Escolha qual Cartão Presente você quer comprar (iFood, Uber, Spotify, etc);
  3. Defina qual o valor que será colocado;
  4. Selecione a melhor forma de pagamento para a sua compra;
  5. Logo após a confirmação de compra, você vai receber o código PIN;
  6. Aguarde o cashback ser creditado – de forma automática – no seu extrato do Méliuz.

Logo em seguida, você poderá aproveitar o seu Gift Card e, além disso, ter o cashback confirmado no seu extrato.

Como garantir o meu cashback?

Ao utilizar o app do Méliuz para comprar um Gift Card, você encontra a oportunidade de garantir cashback. O famoso “dinheiro de volta” é um dos principais benefícios disponíveis em compras online.

Deste modo, para se certificar de que o cashback estará disponível no extrato, é necessário seguir alguns passos. Confira quais são:

  • Compre o Gift Card pelo app do Méliuz;
  • Autentifique o aparelho utilizado como confiável.

Pronto! Após seguir cada um dos passos citados anteriormente, você terá não somente o seu Cartão Presente, como também o cashback no seu extrato!

Leia sobre: Conta Digital Méliuz

Como usar um Gift Card?

Depois de comprar um Gift Card e receber o cashback, chegou o momento de utilizá-lo. Neste momento, basta somente copiar o código PIN que você recebeu e, logo após, fazer o seu resgate no serviço de sua preferência.

Por exemplo, se você comprou um Cartão Presente no iFood, confira quais são os passos que devem ser seguidos:

  • Acesse o app e clique em ‘Perfil’;
  • Acesse a sua carteira e selecione a opção ‘Resgatar iFood Card’;
  • Digite o código PIN que você recebeu (não inclua espaços);
  • Espere o saldo do iFood Card ficar disponível na sua conta.

Onde encontrar o código PIN?

Após realizar a compra do Gift Card, você recebe o código PIN. No entanto, é possível encontrar algumas dúvidas sobre como encontrá-lo.

O processo é mais simples do que você imagina. Para isso, será preciso seguir um passo a passo dentro do app do Méliuz. Confira:

  • Acesse o app do Méliuz;
  • Selecione o menu ‘Meus Cards’;
  • Acesse o Gift Card que deseja copiar o código PIN;
  • Copie ou compartilhe o código PIN.

Logo em seguida, já será possível utilizá-lo na plataforma escolhida. Portanto, não se esqueça de ter o app do Méliuz no seu celular, ok?

É possível cancelar a compra de um Gift Card?

Se, logo após fazer o pagamento da compra de um Gift Card, você pensar duas vezes e desistir, não é possível solicitar a sua compra, ok?

Deste modo, pense sempre duas vezes antes de fazer uma compra! Neste momento, é de suma importância levar em consideração as suas necessidades e finanças!

Quais cuidados devo ter com um Gift Card?

O mundo virtual é repleto de ameaças, certo? Por isso, no momento de comprar e usar um Gift Card, é muito importante tomar alguns cuidados, se prevenindo contra golpes e fraudes.

Deste modo, o primeiro deles é não confundir um Gift Card com um cartão de crédito. Isso porque, enquanto a segunda opção oferece um alto limite para a realização de compras, o Cartão Presente já possui um limite mais baixo.

Além disso, no momento de comprar um Cartão Presente, o ideal é se manter atento para alguns sinais suspeitos. É o caso, por exemplo, de erros de gramática em mensagens, vantagens excessivas e a solicitação de dados pessoais.

Pagamento via Pix no app do Méliuz

O que era bom ficou ainda melhor. Agora é possível realizar o pagamento de um Cartão Presente via Pix no app do Méliuz. Tudo de bom, né?

Ah, vale destacar que você não tem custo para usar o Pix como forma de pagamento. Veja como é fácil:

  1. Para concluir a compra, selecione a opção PIX
  2. Copie o código informado
  3. Cole o código no app do seu banco, na seção “Pix Copia e Cola” – caso queira pagar por meio de outro aparelho, é só escanear o QR Code
  4. Pronto! Em poucos minutos o pagamento é confirmado e a transação concluída

Caso você tenha alguma dúvida sobre essa forma de pagamento, não se esqueça de consultar nosso post sobre o que é Pix, ok?

Aposto que agora você já sabe tudo sobre Gift Card, né? Veja também código promocional Uber.

Links úteis: Cashback do Gift Card não apareceu, Não consigo concluir a compra de Gift Card e Recarga de Celular, Não encontro a opção de recarregar meu celular ou comprar Gift Cards usando o Méliuz e Como comprar Gift Card. Ficou alguma dúvida? Saiba mais aqui.

Lorena Campos é publicitária e mestranda em Comunicação Social pela PUC-MG. Atualmente, é responsável pela estratégia de conteúdo do Blog do Méliuz, sendo responsável principalmente pelo calendário editorial.

30 Comentários

  • Dílson Renato Ferreira Gonçalves

    Boa noite Lorena, estou encantado com seus artigos, e eles tem fervilhado minha cabeça com suas ideias. Sendo assim fiquei interessado em oferecer o Gift Card e o cashback para meus clientes. Tenho uma loja infantil e atendemos de 0 a 16 anos,localizada em Bento Gonçalves/RS, estamos a + ou – 8 anos no mercado, mas sou da geração analógica, se e que vc me entende,e temos por vezes algumas dificuldades com novidades tecnológicas, mas isso não e um impossibilitador para que possamos implanta-las, pois temos muita força de vontade. Sendo assim como posso me aprofundar sobre a implantação dessas ferramentas na pratica mesmo? Desde já agradeço pela forma como vc compartilha seus conhecimentos, e parabenizo pela sua forma de pensar na terceira pessoa, pois isso torna seus textos e ideias para leigos como eu, fácil e estimulante entendimento. Ats. Dil Ferreira.

    • Lorena Campos

      Boa tarde Dílson, tudo bem?
      Muito obrigada pelo feedback e pelas palavras, fico feliz em saber que o meu conteúdo tem contribuído.
      Que tal conversar com a gente e entender um pouquinho mais sobre o cashback? Quem sabe você pode se tornar parceiro do Méliuz! Você pode acessar a nossa landing para novos parceiros através desse link: https://landing.meliuz.com.br/parceirosmeliuz/ 😄
      Abraços!

  • Niander Bellon

    Boa tarde!
    Realizei a compra de um cartão presente e o mesmo consta como entregue após poucos minutos que confirmei a compra. Mas até agora não recebi o código ou talvez não saiba onde devo procura-lo, uma vez que, o site não solicitou um e-mail para envio do código do cartão presente. Poderia, por favor, me ajudar?

    • Lorena Campos

      Olá Niander, tudo bem? 😁
      Você comprou o cartão presente virtual, certo?
      Dá um conferida nos seus e-mails, vale olhar spam também, ok?
      Abraços!

  • Yuri oliveira

    (Por favor me responda) Bom dia lorena eu comprei um GG credits no app da pic pay, ja foi creditado o valor de 30 reai da minha conta más eu não recebi codigo nem ePin nem nada como faço pra resgatar esse gg credits?

    • Lorena Campos

      Bom dia Yuri, tudo bem? 😁
      O resgate é feito através do site da GG credits, com o número disponível no seu cartão.
      Acho válido você checar os seu e-mail, se a compra tiver sido online. Afinal, o cartão pode ter caído na caixa de spam.
      Mas, caso você não tenha recebido esse número, te aconselho a entrar em contato com eles, ok?
      Abraços!

  • Lucca

    Eu queria saber se ao comprar um gift card online, se terá um limite de tempo para resgatar o codigo, ou ñ? E qnt tempo demora pra receber o codigo?

    • Lorena Campos

      Ola Lucca, tudo bem? 😃
      Depende de qual Gift Card você comprar e em qual loja comprar, ok?
      Vale a pena conferir antes de finalizar a sua compra.
      Abraços!

    • Laura

      Boa noite!
      Comprei um gift card com valor de 50,00. Quando esse crédito acabar e possível colocar mais crédito com o mesmo código ou o cartão fica invaludo?

  • Irene Conceição

    Gostaria d saber algo sobre o cartão presente, sem querer entrei em algo no face inclusive falava d uma live da Ivete Sangalo, dizia q vc ganharia um cartão presente no valor d 15 mil ou uma reforma na sua casa.pouco tempo recebi msg q eu tinha ganhado esse cartão, entro no link tem cartão Santander, caixa econômica, aí tô com medo d golpe me ajudem por favor, todo dia me mandam msm pedindo p resgatar o prêmio

    • Lorena Campos

      Boa tarde Irene, tudo bem?
      Não sei te dizer com certeza se é um golpe ou não, mas se te pedirem informações pessoais, não passe. Ok?
      O Gift Card pode ser usado eventualmente como forma de premiação, mas não consigo checar a sua segurança para você, sinto muito.
      Abraços!

  • bruno mattos

    Lorena eu acabei de comprar um gift card na loja da meliuz, até agora eu não chegou nada no meu email, nem no spam, nem na mensagem. Não min notificaram de nada sobre ah comprar

    • Victória Roberta

      Oi Bruno, aqui é a Victória.
      Lamento pelo problema em sua compra, ainda persiste o problema?
      Peço que dê uma olhadinha nesse link para ver o que pode ter acontecido, e você pode entrar em contato com o atendimento do Méliuz, para que assim, possamos te ajudar.

      Um abraço!

    • Alana Schmidt

      Olá, Vitor!
      Agora, a opção aparece em seu aplicativo Méliuz?
      Caso ainda não apareça não se preocupe estamos atualizando nossos serviços para que apareçam para todos os usuários.

  • Daniela

    Acessei o app hoje pela primeira vez depois de um bom tempo que me cadastrei, porem nao aparece a opcao gift card. Como proceder?

    • Lorena Campos

      Oi Daniela, tudo bem?

      O Gift Card já apareceu no seu app? Se não, o seu aplicativo é a versão mais atualizada?

      Com essas respostas conseguirei verificar para você o que pode ter acontecido, ok? Abraços!

    • Lorena Campos

      Oi Landa, tudo bem?

      A opção já apareceu no seu app? Se não tiver aparecido, vou te pedir para verificar se você está com a versão mais recente baixada, ok?

      Se precisar, é só entrar em contato com a gente de novo. Abraços!

  • Caroline

    Boa noite, no caso então eu consigo resgatar o valor do cartão para minha conta bancária? Se eu tiver um cartão de mil reais, eu consigo ter esse dinheiro em conta?

    • Lorena Campos

      Oi Caroline, tudo bem?

      O Gift Card é um cartão presente, você compra um valor pré-definido para um serviço específico e resgata ele. Por exemplo, se você comprou um Gift Card de R$50 do iFood, o resgate e o uso será no app de delivery, ok?

      Abraços!

  • Rodrigo

    Eu tenho uma dúvida, um jogo q eu jogo tem como pagar com dinheiro pra comprar coisas, antes era 50 reais, eu já até tinha comprado gift card, mas agora aumentou pra 54,90( n sei se é exatamente esse valor ), eu ia amanhã pra comprar outro, mas estou com medo de o gift card n ser válido, porque o valor aumentou no jogo, só q o gift card continua 50, será q se eu comprar o gift card de 50 reais ainda vai valer se eu botar no jogo mesmo tendo aumentado um pouco o valor no jogo ?

    • Lorena Campos

      Olá Rodrigo, tudo bem?

      O Gift Card seguirá valendo o valor comprado e, provavelmente, a diferença de preço precisará ser completada.

      Abraços!

  • Manoella

    Bom dia

    Gostaria de saber quais lojas aceitam esse Cartão aqui em Natal, se tem algum lugar que possamos consultar.

    • Lorena Campos

      Bom dia Manoella, tudo bem?

      Geralmente você já compra o Gift Card de um produto ou serviço específico, como iFood e Uber Eats. Nesse caso, ele vale para essas plataformas e o seu uso acontece dentro desses aplicativos de delivery, para a compra de sua preferência.

      Abraços!

    • Thiago Marques

      Oi, Thais!

      Qual está sendo a sua dificuldade? Caso não tenha sido resolvida, sugiro entrar em contato com a nossa central de atendimento, por meio deste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *