Cartão de Crédito,  Finanças

O que é e como funciona o cartão de crédito?

Descubra como funciona o cartão de crédito e se vale a pena ou não ter um.

Você sabe como funciona o cartão de crédito? Solução financeira para milhares de brasileiros, a forma de pagamento permite fazer uma compra hoje e realizar o pagamento nos meses seguintes.

No entanto, muitos não sabem ou até mesmo nunca se questionaram sobre o funcionamento de um cartão de crédito. Mas afinal, o que acontece após a confirmação de uma compra?

Hoje, você terá a oportunidade de compreender tudo o que sempre desejou saber sobre o cartão de crédito. O que vai desde o seu funcionamento em si até a possibilidade de pagar boleto com ele.

Continue acompanhando o nosso conteúdo completo até o final e aproveite para encontrar respostas para todas as suas dúvidas sobre o que é e como funciona o cartão de crédito.

O que é o cartão de crédito?

Muitos não sabem, mas o cartão de crédito é considerado um dos tipos de empréstimos. Isso porque, a instituição financeira por trás da solução de pagamento disponibiliza um determinado valor para que o cliente possa fazer as suas compras.

Deste modo, ao final do mês, tudo o que foi gasto será reunido por meio de uma fatura, que deverá ser paga dentro do prazo de vencimento.

Com o seu cartão de crédito em mãos, é possível fazer compras e parcelar o pagamento. Ou seja, você pode comprar um celular bom e barato hoje e terminar de pagá-lo somente daqui 10 meses.

No entanto, você já se questionou como é feito este processo de parcelamento? Temos certeza que essa é uma dúvida compartilhada por centenas de pessoas. Por isso, vamos explicá-la a seguir!

Conheça as melhores opções de empréstimo online com o Méliuz!

Quais os componentes de um cartão de crédito?

Por mais que, hoje, algumas instituições financeiras disponibilizem a opção de ter um cartão digital, boa parte também utiliza a versão física do cartão de crédito, que é composta pelos seguintes dados:

  • Nome do solicitante;
  • Número de cartão;
  • Data de validade;
  • Assinatura;
  • Itens de segurança;
  • Tarja magnética ou chip;
  • Código de segurança;
  • Identificação do emissor;
  • Identificação da bandeira.

Cada uma das informações possui um papel muito importante e, algumas delas, são utilizadas no momento da compra, principalmente se for uma compra online. Por isso, não as ignore!

Descubra tudo sobre como consegui uma renda extra do zero!

Como funciona o cartão de crédito?

Existe todo um processo por trás do funcionamento de um cartão de crédito sem anuidade. Ou seja, é necessário inseri-lo na maquininha de cartão, selecionar a opção crédito, definir a quantidade de parcelas e informar a senha e concluir o pagamento.

Isso significa que, para o correto funcionamento, todas as partes envolvidas devem cumprir o seu papel. Sendo assim, é muito importante entender quem são os responsáveis por uma compra feita no cartão de crédito. Confira:

1. Emissor

O emissor é quem emite o cartão de crédito. Ou seja, ele pode ser tanto um banco, uma fintech ou outras instituições financeiras. É ele quem decide se um cliente terá direito ou não ao cartão.

Além disso, o emissor é o responsável por definir como será o funcionamento de um cartão de crédito. O passa desde o limite de crédito disponível até mesmo as taxas que serão cobradas.

Leia e descubra também se o Cartão C6 Bank é bom

2. Bandeira

Todo cartão de crédito possui uma bandeira, como é o caso da Mastercard, Visa, Elo, entre outras. Ela será a responsável por fazer o processamento de toda e qualquer compra feita com o cartão. 

É a bandeira de um cartão que fará o transporte das informações até o emissor. Além disso, ela dá acesso à uma série de benefícios aos clientes, como é o caso do Mastercard Surpreenda.

3. Adquirente e Lojista

As duas últimas partes por trás da pergunta “como funciona o cartão de crédito” são o adquirente e o lojista. Sendo que o primeiro é o responsável pela administração da máquina de cartão.

Enquanto isso, como o próprio nome indica, o lojista é o dono de um estabelecimento no qual o cliente utiliza o cartão de crédito para fazer a compra tanto de produtos como também de serviços.

Se você está em busca de um novo cartão de crédito, conheça o Novo Cartão Méliuz, Com direito à uma série de serviços financeiros, o cartão promete uma experiência 100% Méliuz! Por isso, faça a sua inscrição na Lista de Espera e aguarde a sua aprovação!

O que eu preciso saber sobre como funciona o cartão de crédito?

Agora que você já sabe como funciona o cartão de crédito, existem também outras dúvidas que merecem uma resposta. Por isso, separamos algumas das principais para respondê-las para você!

Portanto, acompanhe conosco e descubra de vale a pena ou não fazer o seu cartão de crédito:

Preciso abrir uma conta bancária para ter um?

Nem sempre! Hoje, existem opções de cartão de crédito nas quais você pode obter o seu sem, necessariamente, abrir uma conta bancária. No entanto, isso não acontece em todas as instituições financeiras.

Por isso, é muito importante fazer uma pesquisa de mercado com as melhores opções disponíveis. Assim, é possível encontrar aquela que melhor atende às suas necessidades financeiras.

Qualquer um pode ter um cartão de crédito?

Hoje, qualquer pessoa pode ter um cartão de crédito. O que vale, por exemplo, para pessoas físicas, jurídicas e até mesmo quem se encontra negativado pode solicitar um cartão.

No entanto, em todos os casos, o solicitante passa por uma avaliação de crédito, feita pelo emissor. É o que determina tanto a aprovação, como também qual será o limite do cartão de crédito.

Aproveite também para descobrir o que é o score e como aumentar o score de crédito

Quem define o limite do meu cartão?

O limite de crédito é o valor máximo disponibilizado pelo emissor do cartão para você utilizar. Com isso, as suas compras serão feitas levando em consideração o quanto será possível gastar.

Deste modo, antes de qualquer compra feita e parcelada com o cartão de crédito, o ideal é ter um planejamento financeiro em mãos. Ele será o responsável por guiar as suas finanças, para que nenhuma parcela seja deixada de lado.

Mesmo com um limite inicial baixo, é possível, por meio de algumas estratégias, aumentar o seu limite de crédito. Para isso, é necessário se manter em dia com os seus pagamentos, movimentar a sua conta e manter um bom relacionamento com o seu banco.

O que é o CVV de um cartão?

Você sabe o que é o CVV, número que fica atrás de todo cartão de crédito? A sigla, em inglês, significa “Card Verification Value”. Quando traduzido, temos o “Valor de Verificação do Cartão”.

Em grande parte dos cartões disponíveis no mercado, o CVV é um código de três dígitos que fica localizado na parte de trás.

No entanto, qual a finalidade do CVV? Bom, ele nada mais é do que um código que oferece uma maior segurança no momento de fazer uma transação online, reduzindo os riscos de fraudes.

Afinal de contas, ao fazer uma compra online, os estabelecimentos pedem que o usuário informe o CVV. Logo, ele funciona como uma senha que viabiliza a realização de transações na internet.

Como funciona a fatura do cartão de crédito?

Como você sabe, o cartão de crédito permite a realização de compras à prazo. Logo, o pagamento de tudo o que foi gasto dentro de um mês será feito na fatura do mês seguinte.

Sendo assim, é de suma importância que a fatura do cartão de crédito seja paga dentro da data de vencimento. Caso contrário, será preciso pagar algumas taxas, referentes ao atraso.

Além de gerar juros, os atrasos também podem fazer com que você se encontre com o nome negativado. Consequentemente, você terá uma maior dificuldade para ter acesso ao crédito.

Aproveite para conhecer qual o melhor cartão de crédito para negativado

Quais taxas podem ser pagas?

Após pedir um cartão de crédito, é possível que você tenha que pagar algumas taxas a serem pagas. Confira quais são:

  • Anuidade (também conhecida como taxa de manutenção);
  • Segunda via do cartão;
  • Operações financeiras (saques, transferências, extratos);
  • Pagamento de contas (água, energia, tributos etc);
  • Avaliação emergencial de crédito.

No entanto, é importante ressaltar que alguns cartões de crédito, principalmente aqueles emitidos por um banco digital, possuem a isenção de algumas taxas. Por isso, o ideal é pesquisar muito antes de tomar a sua decisão final.

Posso fazer compras internacionais?

Pode! No entanto, a possibilidade de fazer compras internacionais varia de acordo com a bandeira do cartão. Ou seja, algumas opções permitem a realização de compras em outros países, enquanto outras não.

Desta forma, ao buscar por um cartão de crédito sem anuidade, procure por aquelas opções que viabilizem compras internacionais.

Quando devo pagar juros?

O pagamento de juros será feito sempre que o cliente atrasar ou deixar de pagar a sua fatura. Ou seja, caso o pagamento seja feito dentro do prazo, ele não precisará se preocupar com a taxa de juros.

Aproveite para descobrir também tudo o que você precisa saber sobre o Cartão Neon

Posso desistir de uma compra feita com o cartão de crédito?

Sim. O estorno é uma solução encontrada quando o cliente desiste ou encontra algum erro na sua compra. Ele funciona como um reembolso que, na maioria das vezes, é disponibilizado como crédito em uma fatura.

Desta forma, é necessário entrar em contato com o banco responsável pelo cartão de crédito e, assim, solicitar o estorno.

Quais cuidados devo ter com o meu cartão de crédito?

Claro que não encerraremos o nosso conteúdo sobre como funciona o cartão de crédito sem antes apresentar algumas dicas para tornar o seu uso saudável e seguro.

Isso porque, muitas pessoas não sabem como utilizá-lo da maneira correta, o que acaba o tornando um vilão. Contudo, o cartão de crédito é uma solução de pagamento que, quando bem utilizada, pode colocar a sua vida financeira em ordem.

Sendo assim, separamos algumas boas práticas que devem ser levadas em consideração na hora de usar o seu cartão. Confira:

  • Planeje os seus gastos;
  • Pague a fatura sempre dentro do prazo;
  • Se perder o seu cartão, peça o bloqueio;
  • Não empreste o seu cartão para desconhecidos;
  • Compre pela internet somente em sites seguros.

Ao seguir cada uma das dicas acima, você poderá construir uma relação saudável com o seu cartão de crédito. Com isso, menores serão as chances de você adquirir novas dívidas.

É seguro fazer um cartão de crédito?

Sim! Mas, para garantir a segurança por trás de um cartão de crédito, é necessário acertar na sua escolha. Ou seja, opte por emissores bem avaliados na internet. Para isso, faça uma pesquisa no Reclame Aqui.

Além disso, busque por referências e indicações de amigos e conhecidos. Isso porque, nada melhor do que optar por um cartão que seja motivo de satisfação para as pessoas próximas à você, certo?

Vale a pena ter um cartão de crédito?

O cartão de crédito pode se tornar um amigo ou vilão. Tudo depende de como você pretende utilizá-lo. Ou seja, antes de qualquer coisa, é necessário muita disciplina e educação financeira.

Com isso, o primeiro passo para utilizar o cartão de crédito com eficiência é contar com um planejamento financeiro pessoal. Nele, você poderá ter um maior controle sobre o serviço financeiro.

Sendo assim, não deixe de impor limites ao uso do cartão! O foco é que, ao final de um mês, os seus gastos não sejam maiores do que os seus recebimentos. Portanto, muito cuidado ao utilizá-lo!

Por fim, agora que você já compreende como funciona o cartão de crédito, não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas com o emissor do cartão. Assim, você se certifica de que está fazendo uma boa escolha.

Thiago Marques é jornalista, formado pelo UNIBH, em 2017. Desde então, vem se especializando na produção de conteúdo, com foco em otimização SEO. Possui certificados de cursos como o Aprofundamento de SEO e SEO para jornalistas. Atualmente, ele é responsável por produzir conteúdo para o blog do Méliuz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *